Resultado da pesquisa nacional “O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia?” será apresentado na Fiocruz

DO TEXTO:

Levantamento inédito que será divulgado em 24/6 explora questões como 'fake news' no campo da ciência e da tecnologia e busca compreender como os jovens se informam sobre o tema

O Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT), rede integrada por pesquisadores e estudantes da Fiocruz e de outras instituições, apresenta em 24 de junho, das 9h às 13h, os resultados da pesquisa nacional “O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia?". 

Promovido pelo INCT em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o evento de comunicação dos resultados acontece na Tenda da Ciência Virgínia Schall, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio (Avenida Brasil, 4365). A survey e o evento têm o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Realizada pela primeira vez no Brasil, o estudo teve abrangência nacional e emprego da técnica de survey, para aplicação de questionário estruturado, presencial, junto à amostra da população brasileira de jovens entre 15 e 24 anos. A pesquisa quantitativa ouviu 2.206 pessoas e foi conduzida entre os dias 23 de março e 28 de abril deste ano. 

A coordenação do trabalho é de Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi e Ildeu Moreira. O estudo abordou questões como fake news (notícias falsas) e procurou entender como os jovens buscam se informar sobre temas relacionados a saúde e tecnologia. “Em outras palavras, podemos afirmar que os resultados de fato expressam a população brasileira”, afirmou Luisa Massarani sobre a pesquisa. 

O evento terá a participação de Carmelo Polino, do Centro Redes (Argentina); John Besley, da Michigan State University (Estados Unidos); Yurij Castelfranchi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Luisa Massarani, da COC/Fiocruz; Vanessa Fagundes, da UFMG e da Fapemig; Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Herton Escobar, da Universidade de São Paulo (USP). Sem necessidade de inscrição prévia, a atividade é gratuita e terá tradução simultânea.

SERVIÇO:
Evento: “O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia?”
Data: 24 de junho
Horário: das 9h às 13h
Local: Tenda da Ciência Virgínia Schall do Museu da Vida
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Informações site da Casa de Oswaldo Cruz: coc.fiocruz.br
Contato ASCOM-Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz
Assessoria de Imprensa: Haendel Gomes – haendel.gomes@fiocruz.br
Telefones: (21) 3865-2230 | 9.9959-4447

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários