Oskar Metsavaht e Nina Braga apresentam palestras sobre moda sustentável no Rio Ethical Fashion

DO TEXTO:
Oskar Metsavaht-(Bob Wolfenson)

Idealizado por Yamê Reis, o primeiro fórum internacional de moda sustentável reunirá grandes nomes da indústria mundial entre os dias 6 e 8 de junho.

Na semana do Meio Ambiente, o Rio de Janeiro vai se transformar em uma verdadeira vitrine para a moda sustentável produzida no Brasil e no mundo. Idealizado pela diretora criativa Yamê Reis, o Rio Ethical Fashion (REF) – que conta com o apoio estratégico do Instituto-E, idealizado e presidido por Oskar Metsavaht, acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho. O evento ocupará dois diferentes locais da cidade, reunindo nomes reconhecidos internacionalmente na indústria para debater, criar parcerias, inspirar e difundir os valores da sustentabilidade na moda brasileira.

Nina Braga-(Divulgação)

Entre os palestrantes estão expoentes da moda sustentável no mundo como Simone Cipriani – criador do Ethical Fashion Initiative, Agência das Nações Unidas -, Oskar Metsavaht - que há mais de 20 anos conceituou o projeto ‘e-fabrics”, tendo a Osklen como um dos mais fecundos laboratórios em desenvolvimento sustentável da moda nacional e internacional -, Nina Braga - Diretora do Instituto-E, uma OSCIP que desenvolve e implementa projetos socioambientais inspirados nos conceitos dos 6 E’s (earth, environment, energy, education, empowerment, education e economics) -, Carlo D’Amario - CEO de Vivienne Westwood -, Marieke Eyskoot – uma das principais especialistas em sustentabilidade da Holanda -, Bia Saldanha - ambientalista brasileira -, entre outros especialistas.

Reforçando o compromisso assumido por Oskar Metsavaht, em parceria com o Instituto-e, em promover uma economia circular com o uso de matérias-primas mais conscientes e sustentáveis, a Osklen foi premiada no CO Leadership Awards 2019, se tornando a primeira marca brasileira a ganhar o título que reconhece marcas, fornecedores, comunidades e organizações inovadoras na moda sustentável.

A atividade central será realizada no dia 7 de junho, no teatro do Oi Casa Grande. Com capacidade para 850 pessoas, a conferência será composta por 14 painéis que apresentam cases de sucesso e colocam em pauta temas como “Desafios da sustentabilidade no Brasil”, “Ética e o novo luxo”, “Design e economia circular”, “Novos modelos de criação, produção e consumo” e outros. Os ingressos estão à venda por meio do site do evento: https://www.rioethicalfashion.com/.  

PROGRAMAÇÃO | 07/06/2019
10h20 - 11h00 | PAINEL: PODE A MODA BRASILEIRA SER JUSTA E SOLIDÁRIA?   *apresentado pelo Instituto-E
ANDREA SOUSA, coordenadora de projetos da ONG Esplar
BIA SALDANHA, ambientalista, coordenadora da cadeia produtiva da borracha nativa da VERT
NELSA NESPOLO, diretora-presidente da Cooperativa Central Justa Trama
NINA BRAGA, diretora-executiva do Instituto-E   
[Mediação por Marina Colerato, fundadora do Modefica]

12h10 - 12h45 | CONVERSA: exibição do filme AS SUSTAINABLE AS POSSIBLE
LEONARDO MARQUES, professor do COPPEAD e membro da IPSERA                  
NINA BRAGA, diretora-executiva do Instituto-E

15h - 15h40 | PAINEL: ÉTICA E O NOVO LUXO
OSKAR METSAVAHT, fundador do Instituto-E, diretor de criação e estilo da Osklen
SIMONE CIPRIANI, oficial da ONU, fundador e diretor do Ethical Fashion Initiative                           
[Mediação por Lilian Pacce, jornalista, autora e consultora de moda]

SERVIÇO:
Oskar Metsavaht e Nina Braga apresentam palestras sobre moda sustentável no Rio Ethical Fashion
Data: 6 e 7 de junho de 2019
Local: Teatro Oi Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - a - Leblon, Rio de Janeiro - RJ)
Programação e ingressos: https://www.rioethicalfashion.com/.  

Sobre a Osklen
A OSKLEN é a expressão de um lifestyle genuíno definido pelo equilíbrio de uma vida urbana integrada à natureza em que o orgânico e o tecnológico, o local e o global, o luxo e a simplicidade são complementares. Design, arte e sustentabilidade compõem o universo da marca que representa a visão do “novo luxo” - a associação de um produto de design, com qualidade impecável, estética universal alinhado às práticas sustentáveis socioambientais.

Sobre o Instituto-E
Fundada e presidida pelo Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Oskar Metsavaht, Instituto -E (IE) - uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) - cumpre sua missão criando e gerenciando uma rede que busca aumentar as sinergias entre diferentes agentes da sociedade. Baseia-se em iniciativas ambientais, culturais e educacionais de responsabilidade social inspiradas no movimento e-brigade - o chamado à ação para que as pessoas possam ser “As Sustainable As Possible, As Soon As Possible”-. O instituto desenvolve e implementa projetos socioambientais inspirados no conceito de 6 E´s - earth, environment, energy, education, empowerment, and economics - com o objetivo de promover o desenvolvimento humano sustentável dentro e fora do Brasil, através do pensamento criativo e da ação.

IE desenvolve diversos projetos envolvendo capacitação, empoderamento e geração de renda para pequenas comunidades e grupos de mulheres que vivem em condições vulneráveis no Brasil e no exterior, como o Morro do Banco (RJ-Brasil), Queimados (RJ-Brasil), Cantagalo (RJ). -Brasil), Santa Luzia do Itanhy (SE-Brasil), Itaperuna (RJ-Brasil), Remígio (PB-Brasil) e Port-au-Prince (Haiti). Além de reunir em seu portfólio projetos de rastreamento de pegada de carbono e hídrica, implantação de hortas comunitárias, pesquisa e desenvolvimento de novos materiais sustentáveis para serem utilizados principalmente pela indústria da moda, implantação e manutenção dos canteiros de Restinga nas praias de Ipanema, Leblon e Prainha, entre outros.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários