ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/20/2019

Estudante do Mackenzie cria projeto de moradia para mulheres em Uganda


Criado por aluna de arquitetura, “Casa de Jajja” vai permitir que ugandesas criem modelo de moradia feita por elas e não por homens

No vilarejo de Kikaijo, em Uganda, é comum que os trabalhos de casa ainda sejam responsabilidade das mulheres, que cozinham, lavam, passam e tomam conta da casa. No entanto, essas casas que servem de local de trabalho para a ugandesas são feitas por homens, não por elas. E ninguém melhor do que elas próprias para saber do que precisam em termos de estrutura. 

Pesando nisso, a aluna Mariana Montag, que acaba de se formar pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, criou um projeto para que as casas do local passem a ser pensadas e feitas pelas próprias mulheres, o que resulta em um espaço feito sob medida – delas para elas. 

O trabalho rendeu o prêmio do concurso For a Better Future: The Winners of the International Competition 'Beyond Bauhaus - Prototyping the Future. Durante vários meses, o programa a “Casa de Jajja”, aliada à organização Jajja Imaculada, vai desenvolver os projetos e instruir as habitantes locais com workshops sobre construção e design. 

Por meio do projeto, por exemplo, será ensinado que uma cozinha central pode ser separada da sala de estar, com o uso de painéis móveis. Além disso, que um determinado tipo de telhado pode ajudar na coleta de água potável, o que impactaria na renda doméstica. 

Localizado na parte central equatoriana da África, Uganda é uma antiga colônia inglesa que, ao longo do século 20, sofreu com uma série de governos ditatoriais após o conturbado processo de descolonização. Durante esse período, o país mergulhou em violência e em deteriorações institucionais. 

Como consequência, Uganda é um dos países mais pobres do continente africano, com índices altos de violência, mortalidade infantil e expectativa de vida de aproximadamente 50 anos. Os ugandeses, em média, vivem com menos de 1,5 dólares por dia. 


Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Carmen Augusta

Sobre a autora

Carmen Augusta - Administradora e Redatora do Portal Splish Splash. Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MÚSICA LUSÓFONA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil