ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/20/2019

Dona Onete, rainha do Carimbó, chega a BH com inédito "cooking show"


No dia seguinte, ela apresenta seu show musical

No dia 03 de julho os belo-horizontinos terão oportunidade única, não só assistir Dona Onete, a sensação da música brasileira, mas também experimentar a deliciosa culinária paraense preparada por ela. 

Além do show no dia 04/07, no grande Teatro do SESC Palladium, DONA ONETE, a rainha do carimbo chamegado, que vem tocando e encantando nas pistas e palcos mundo afora, vem agora apresentar um novo espetáculo, desta vez, culinário. É um cooking show, uma experência gastronômica onde ela cozinha, conta histórias e serve delícias do Pará em receitas únicas desenvolvidas por ela mesma. Tudo acompanhando de um divertido bate papo sobre as maravilhas da cultura e da mesa amazônica.

A COZINHA MARAVILHOSA DE DONA ONETE começa com o preparo dos pratos numa viagem afetiva e cultural pelo interior da Pará durante a feitura das comidas. Ao término, jantar servido a todos. No menu, “Peixada ao Molho Caboclo”  de prato principal e “Pudim Parauara” para adoçar ainda mais a noite. E claro, não vai faltar aquela cachacinha de jambu maravilhosa para deixar a boca dormente...

Essa experiência vem sendo apresentada mundo afora com grande sucesso, como no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Bom apetite!!!

SERVIÇO:
A Cozinha Maravilhosa de Dona Onete 
Data: 03 de julho
Horario: 20h
Local: Distrital - Rua Opala s/n (Mercado Distrital do Cruzeiro)
Ingresso: R$90,00 indivdual e R$160,00 casal (comida incluída)

MAIS SOBRE DONA ONETE

DONA ONETE é a simpática e serelepe cantora e compositora paraense que fará 80 anos em 18 de junho, nascida em Cachoeira do Arararí. Foi Professora de História durante 25 anos, Secretaria de Cultura e Fundadora de grupos de dança e música regional como o “Canarana”, na cidade de Igarapé-Miri, reduto tradicional de boa música.

Atualmente, ela segue compondo (tem mais de 300 composições) de maioria boleros e tantas outras no gênero “carimbo chamegado”. Participou de importantes grupos folclóricos como o “Raízes do Cafezal”e do grupo pop com raízes regionais “Coletivo Radio Cipó” e no cinema interpretou uma cantadora de carimbó no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, estrelado por Camila Pitanga.

Dona Onete é uma das estrelas da série de espetáculos “Terruá Pará”, promovidos pelo governo do estado, contando com expoentes de todas as vertentes da música local.

Em 2012 Dona Onete grava e lança seu primeiro CD, “FEITIÇO CABOCLO”, produzido pelo músico Marco André, contando com algumas pérolas de seu inventive e divertido repertório, com muita pimento e malícia, como a música título e mais “Jamburana”, “Moreno Morenado” e “Proposta Indecente”.
Onete estreou com sua banda liderada pelo superguitarrista PIO LOBATO no Rio de Janeiro em junho deste mesmo ano abrindo show da Orquestra Imperial num Circo Voador lotado. E no final deste ano foi uma das atrações do Festival Back2Black tocando entre Daúde e Gal Costa.

Em 2013 tocou no Festival Conexão Rio e foi destaque de documentários sobre a música brasileira para tvs brasileiras e para a série Music Journey da National Geographic além de participações em importantes eventos de música e folclore como o FIFBA (Buenos Aires).

Em 2014 seu CD “Feitiço Caboclo” foi lançado internacionalmente pela companhia “Mais Um Gringo Records”. Participou em julho deste ano de 2014 como uma das principais atrações de grandes festivais europeus neste ano tais como Womad (dirigido pelo músico e ativista Peter Gabriel) e Black Power (Paris, aos lado de nomes como FemiKuti e Mayra Andrade).

No ano de 2016, Dona Onete lança seu segundo álbum com músicas inéditas, BANZEIRO. Este novo trabalho autoral trouxe um repertório inspirado no passado histórico-cultural da artista, relembrando as canções do rádio de outrora, e contando um pouco da história dos negros escravos que foram trabalhar nas lavouras de cana do Pará e trouxeram sua rica cultura de dança e ritmo que, mais tarde uniram-se aos caboclos que lá já estavam, criando um ritmo denominado Bangüê. As rodas e festas eram animadas com músicos tocando pau e corda (violas e percussões artesanais) e danças africanas típicas.

No final realizou tour norteamericana com grandes shows em 6 cidades.
Suas música “Boto Namorador” foi destaque na novela das 9 da Rede Globo, “A Força do Querer”. Além dela “Jamburana” e “Feitiço Caboclo” integraram novelas de sucesso também da Tv Globo, além de terem gerado várias participações em programas da emissora e outras tvs do Brasil e exterior, como especiais para rádios europeias (incluindo dois shows na BBC de Londres).

Em julho de 2017 Dona Onete foi capa da maior revista de world music no mundo, a Songlines, e fez sua quarta turnê na Europa passando por grandes festivais como Rudolstadt Festival na Alemanha, Zwarte Cross na Holanda, WorldWide Festival em Sète - França (do renomado DJ e produtor Gilles Peterson). Nos meses de junho/julho foi a única artista brasileira a integrar o World Music Charts Europe Top 20 com a faixa “Banzeiro” e no mês de agosto esta mesma música alcança o 1º lugar! Confira: http://www.wmce.de/.Ainda sobre essa música, tornou-se tema da campanha de verão da Natura, além de ter sido gravada por Daniela Mercury,  tornando-se um dos hits do carnaval da Bahia 2018.

Outra música de imenso sucesso é “No Meio do Pitiú” https://www.youtube.com/results?search_query=no+meio+do+pitiu,com mais de 9 MILHÕES de views no Youtube com seu clipe. A música foi eleita a melhor do ano na lista top 20 do superDJ Gilles Petersonda BBC de Londres e da Worldwide FM. No mesmo ano de 2018 mais turnês pelo México e Europa, sendo destaque de grande festivais como Roskilde (Dinamarca) e Mimo (Portugal). Lançou em seguida “Flor da Lua”, documentário exibido pelo Canal Brasil em festivais pelo Brasil, dirigido pelo conterrâneo Vlad Cunha.

Em 2019, no mês de Junho, lança 4 novos videoclipes e seu terceiro álbum, “Rebujo” (O primeiro single lançado junto com seu vídeo dirigido por Lirio Ferreira (Baile Perfumado e Árido Movie) & Natara Ney, se chama “Festa do Tubarão”: https://www.youtube.com/watch?v=DDmNffJJS2Y

Em março deste ano fez incursão pela Oceania em vários festivais por Australia e Nova Zelêndia incluindo WomAdelaide e Womad NZ, além de shows culinários com Onete apresentando sua cozinha maravilhosa do Pará.

Em 3 de outubro de 2019 Dona Onete, ao lado de sua banda, será mestre de cerimônias do espetáculo PARÁ POP, no Palco Sunset do ROCK IN RIO, recebendo seus conterrâneos Lucas Estrela, Jaloo, Fafá de Belém e Gaby Amarantos.

Nos palcos, é acompanhado pela sua banda capitaneada pelo guitarrista e pesquisador musical Pio Lobato, com Vovô na bateria, JP Cavalcante na percussão amazônica, Breno Oliveira no contra baixo e Marcos Sarrazin no teclado e sax.

Sem comentários:

Enviar um comentário