Celular ganha destaque entre ferramentas mais usadas no ensino a distância, mostra pesquisa

DO TEXTO:

De acordo com a Toluna Insights, mais da metade dos alunos de EAD estudam no smartphones ou no tablet

Para muitos brasileiros, a rotina corrida e sobrecarregada acaba sendo um grande empecilho para começar ou concluir um curso de graduação ou pós-graduação. Mas o avanço tecnológico das plataformas de ensino a distância criam uma oportunidade única para quem deseja estudar, tornando o estudo via celular ou tablet mais fácil  e atraente.

Tendo em vista esse cenário, o ambiente virtual de aprendizagem Canvas encomendou uma pesquisa da Toluna, com 1.000 brasileiros, e mostrou que do total de pessoas que tem planos de fazer um curso de graduação ou pós-graduação, 42,17% fariam se fosse online e/ou 33,7% se fosse semipresencial. A pesquisa foi feita no dia 14 de junho, na plataforma Toluna Insights, com jovens entre 18 e 34 anos em todas as regiões do Brasil. 

Os principais motivos para essa escolha são exatamente ligados a flexibilidade de horários e de ferramentas que o ensino a distância oferece ao estudante. Poder estudar a qualquer momento e no seu próprio ritmo (54,31%), e poder estudar em qualquer lugar (21,55%) são as maiores vantagens apontadas pelos entrevistados.  


Já em relação às ferramentas utilizadas para estudar em cursos online, a pesquisa mostrou que, apesar do computador ainda ser a ferramenta mais utilizada para cursar estudos a distância (81,25%), o celular (38,58%) tem se destacado cada vez mais entre os estudantes. 

A praticidade de poder acessar tarefas, arquivos, módulos e materiais do curso (como vídeos e textos) por meio do aplicativo para smartphone, permite que o aluno possa estudar a qualquer momento do dia e em qualquer lugar. Dessa forma, períodos do dia que seriam desperdiçados, como por exemplo tempo gasto em transporte público, acaba sendo melhor usado e se torna produtivo.

“Uma das principais tendências do ensino a distância é o estudo em dispositivos móveis. Num mercado de trabalho competitivo, há uma necessidade permanente de reciclagem e de acúmulo de novos conhecimentos ou técnicas. Por isso nós, no Canvas, buscamos produzir a melhor navegação e a melhor interface possível para os estudantes que optam por estudar no tablet ou no celular”, explicou o diretor regional do Canvas no Brasil, Bruno Giannini. 

Sobre o Canvas
O Canvas é a plataforma de aprendizado mais usada nos Estados Unidos e foi desenvolvido pela Instructure, uma empresa de tecnologia de software como serviço (SaaS) com mais de 20 milhões de usuários e 4.000 clientes em todo o mundo. Por meio de tecnologias abertas e nativas na nuvem, o Canvas permite a fácil integração de conteúdo, ferramentas e serviços que os professores precisam e os alunos desejam. Sendo a plataforma de aprendizado mais fácil de usar, personalizável, adaptável e confiável, o Canvas é adotado mais rápida e intensivamente (e é usado de várias maneiras por um número maior de usuários) do que qualquer outro ambiente de aprendizado virtual (AVA). A plataforma facilita o ensino e a aprendizagem e apoia a educação do século XXI, pensando sempre no futuro. Mais informações sobre o software Canvas em https://www.canvaslms.com/brasil

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários