ABOBRINHAS RECHEADAS numa edição inédita com "REI ROBERTO" uma homenagem às canções do compositor e cantor Roberto Carlos

DO TEXTO: RECHEADAS "REI ROBERTO" | 54 canções de Roberto Carlos temperadas com muito humor, são apresentadas belíssimo e emocionante espetáculo do MASCARENANDO DANCE CONCEPT.
"Abobrinhas Recheadas é um espetáculo de Dança e Comédia criado a partir do jogo coreográfico “Dance a Letra”, em que as coreografias são desenvolvidas a partir de pesquisa de gestos literais para letras de músicas populares."
Abobrinhas Recheadas - "Rei Roberto"
Crédito da foto: Gui Malgarizi

"Abobrinhas Recheadas é um espetáculo de Dança e Comédia criado a partir do jogo coreográfico “Dance a Letra”, em que as coreografias são desenvolvidas a partir de pesquisa de gestos literais para letras de músicas populares."

Por: Alba Bittencourt

Abobrinhas Recheadas - "Rei Roberto"
Crédito da foto: Gui Malgarizi
54 canções de Roberto Carlos temperadas com muito humor, foram apresentadas neste belíssimo e emocionante espetáculo do Macarenando Dance Concept, realizado no passado dia 15 de junho, no Teatro Sesc Canoas, Canoas/RS.

Ao entrar na sala a plateia é recebida com os atores a cantar, alternadamente entre eles, trechos das canções de rei.

No decorrer do espetáculo, os dançarinos expressam, através de seus corpos, uma sequência criativa de gestos que 'dialogam' divertidamente com as letras das canções de Roberto Carlos.

O grupo de dançarinos permanece no palco durante todo o espetáculo e com a sua esplêndida atuação contagia a plateia que se diverte, se emociona e interage cantando em uníssono as músicas do rei Roberto Carlos, interpretadas corporalmente pelos atores.

Para encerrar, o elenco, de mãos dadas, canta a música Força Estranha, acompanhado pelo público. Nesse momento a emoção toma conta dos corações e rolam lágrimas dos olhos dos dançarinos e da plateia que, de pé, aplaude calorosamente os artistas.

Um espetáculo pleno de emoções que faz jus à obra do Rei. Imperdível!

Parabéns para toda a equipe do Macarenando Dance Concept!

Abobrinhas Recheadas - "Rei Roberto"
Crédito da foto: Gui Malgarizi

Não é todos os dias que se homenageia o Rei da MPB com um show a todos os títulos notável, pelo que colocamos algumas questões à equipe Macarenando Dança Concept, que prontamente nos foram respondidas por Diego Mac e Gui Malgarizi, diretores do espetáculo, aos quais desde já agradecemos a amabilidade.

PORTAL SPLISH SPLASH - Sendo o cantor Roberto Carlos considerado o rei, o ícone do século na música, que atravessou gerações fazendo sucesso em qualquer faixa etária e um dos artistas mais amado pelo público, como foi mais uma vez comprovado na Turnê Internacional "Amor Sin Limite", como o Macarenando Dança Concept se sente ao fazer esta homenagem no espetáculo “Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto“?

MASCARENANDO DANCE CONCEPT - "Em quase todos os meus trabalhos como diretor, há músicas de Roberto. Quando não estou trabalhando, ouço as músicas dele. Sou realmente um fã. A que mais me pega é Detalhes, mas agora esse lugar é disputado por Sua Estupidez. Costumo dizer que “Ninguém é imune a Roberto Carlos." (Diego Mac)

PSS - Disse Fernando Pessoa que "todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas". Ridículo é sinônimo de cômico, de humor. Foi nessa base que Macarenando Dance Concept ao idealizar "“Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto“ encarou as canções de amor do Rei, ou seja, canções de amor ridículas que não seriam canções de amor se não fossem ridículas?

MDC - "Na primeira passada, selecionamos quase 300 canções... E no nosso pacto de criação, funcionei como um crítico interno. Só conhecia RC pela memória dos encontros de família. Minha mãe cantava O Portão quando passávamos pela cidade de Portão... A primeira canção que me vinha à cabeça era Canzone per Te. Agora, adoro Costumes. A etapa de selecionar o repertório foi dura. Primeiro, usamos o critério da paixão. Depois, o critério da conveniência semântica e da adequação ao nosso procedimento “dance a letra”." (Gui Malgarizi)

PSS - Como surgiu a ideia de fazer esta homenagem ao cantor Roberto carlos?

MDC - "Aplicar nosso procedimento a RC, na verdade, foi muito difícil. São narrativas, mas os termos que ele usa nas letras, com maestria se diga, são simples e repetitivos. Palavras como 'viver', 'amor' e 'vida' se repetem muitas vezes, e essa repetição dificulta nossa tarefa de coreografar com gestos literais. Mas Roberto é o cara: coloca o lado doído das pessoas de uma forma muito próxima a quem o ouve." (Gui Malgarizi)

PSS - O que levou o Macarenando Dança Concept a escolher as canções do rei Roberto Carlos?

MDC - "Talvez o nosso maior desafio seja conseguir extrair humor de músicas que muitas vezes nos fazem chorar. Como o Abobrinhas Recheadas iria abordar o Rei? Usaríamos humor rasgado ou iríamos pela sutileza? Estava muito inseguro, mas os laboratórios que fizemos foram me convencendo de que era possível acertar o tom. A convicção mesmo veio quando percebi que fazer um espetáculo com as músicas de um dos maiores ídolos populares do Brasil diz muito sobre o momento em que vivemos." (Diego Mac)

PSS - O Macarenando Dança Concept pretende levar este espetáculo, “Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto“, para outros Estados?

MDC - "Temos planos para levar o espetáculo para alguns estados do Brasil em 2020, mas ainda estamos buscando parceiros institucionais e patrocinadores para tornar esse sonho possível!".

FICHA TÉCNICA:
Direção: Diego Mac e Gui Malgarizi
Coreografia: Aline Karpinski Dias, Arthur Bonfanti, Dani Boff, Daniela Aquino, Dani Dutra, Denis Gosch, Diego Mac, Giulia Baptista Vieira, Gui Malgarizi, Juliana Rutkowski, Nilton Gaffree Jr. e Sandra Santos.
Produção: Sandra Santos
Elenco: Aline Karpinski Dias, Arthur Bonfanti, Daniela Aquino, Dani Dutra, Denis Gosch, Giulia Baptista Vieira, Juliana Rutkowski e Nilton Gaffree Jr.
Iluminação: Gui Malgarizi e Sandra Santos
Trilha sonora: montagem de Diego Mac e Gui Malgarizi a partir da obra de Roberto Carlos
Assessoria de imprensa: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

SET LIST [CONTÉM SPOILER]
Amigo
Além Do Horizonte
Parei Na Contramão
Só Vou Gostar De Quem Gosta De Mim
Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo
Falando Sério
É Meu, É Meu, É Meu
Café Da Manhã
Cama E Mesa
Ciúme De Você
As Curvas Da Estrada De Santos
Parei, Olhei
Desabafo
Splish, Splash
Emoções
Canzone Per Te
Esqueça
Coisa Bonita
Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos
Como Vai Você
Outra Vez
Eu Te Darei O Céu
Ilegal, Imoral Ou Engorda
Olha
Eu Sou Terrível
Namoradinha De Um Amigo Meu
Quero Que Vá Tudo Pro Inferno
Cavalgada
Detalhes
Negro Gato
O Calhambeque
Não Vou Ficar
Os Seus Botões
É Proibido Fumar
Se Você Pensa
Como É Grande Meu Amor Por Você
Jesus Cristo
Você Não Sabe
Você Não Serve Pra Mim
Quando
Fera Ferida
Esse Cara Sou Eu
Todos Estão Surdos
De Tanto Amor
Sua Estupidez
Caminhoneiro
Splish, Splash
Costumes
Você
120, 150, 200 Km/H
O Portão
É Preciso Saber Viver
Eu Quero Apenas
Força Estranha

Vibrando na plateia
Com Sandra Santos, Diretora de Produção da MDC


Com os diretores Diretores
Diego Mac, e Gui Malgarizi e dançarinos
Com os diretores Diretores
Diego Mac, e Gui Malgarizi e dançarinos


SOBRE MACARENANDO DANCE CONCEPT
A Macarenando Dance Concept é um empreendimento cultural que investe na dança como principal linguagem criativa para desenvolvimento de projetos. Inaugurada em 2013, a marca construiu forte presença no setor cultural ao abordar diferentes nichos e perspectivas para a dança. Entre os diferencias da iniciativa estão a simplicidade, o bom humor, a aproximação com o público, a popularização da dança cênica e a formação de plateia, o agenciamento com diferentes setores profissionais, e o desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Sou fã do grupo e me sinto orgulhosa dos comentários no site. Realmente, o espetáculo mantém a força dos primeiros, e ao homenagear RC se mostra competente na dança e indo mais além, ao emocionar coletivamente a plateia e eles também. São lágrimas carregadas de memórias, tensões, dores e alegrias. Dale a todos.

    ResponderEliminar