Lançamento: ‘Power Folklore’ revela o som visceral do YANGOS

DO TEXTO:
Crédito Foto: Cristian Belyrán

Sexto álbum registra a energia e a fusão de estilos que são marcas do quarteto caxiense

Power Folklore é o sexto disco do quarteto de música instrumental YANGOS, mas pode ser considerado seu cartão de visitas. Gravado de forma “ao vivo e plugado”, o trabalho resume fielmente a energia e o profissionalismo que tornaram o grupo caxiense uma referência na música latina instrumental no sul do Brasil. 

O álbum será lançado oficialmente nas plataformas digitais (Spotify e Youtube) no dia 17 de maio e estreia ao vivo dois dias depois, no Floripa Jazz Festival. Em Caxias do Sul, o show acontece no dia 6 de junho, no Teatro Municipal Pedro Parenti. 

Power Folklore é uma compilação de músicas que o YANGOS interpreta em shows mundo afora, seja em grandes festivais ou em espaços dedicados à música instrumental de qualidade. Esse termo conceitual foi criado exclusivamente ao grupo pelo jornalista Claudio Kleiman, da Rolling Stone Argentina, que batizou assim seu estilo em uma resenha após assistir a uma performance ao vivo no 7º Festival El Mapa de Todos, há um ano. 

De fato, a mistura de ritmos como milongas, chamamés e chacareras com pitadas jazzísticas ganha seu auge em Power Folklore, gravado de forma independente sob encomenda da agência holandesa Dok Agentschap, responsável pela divulgação do grupo na Europa.

O disco abre com El Condor Pasa (Daniel Robles), clássico da música latina já versada por dezenas de artistas desde o século passado. “Não é um clássico, é um hino”, corrige Cesar Casara, pianista e um dos compositores do YANGOS, integrado ainda por Cristiano Klein (cajón e bombo leguero), Rafael Scopel (acordeon) e Tomás Savaris (violão), todos também compositores. “El Condor Pasa é o hino da integração sul-americana e tem tudo a ver conosco. 

É uma música que nos foi passada pelo nosso tutor, Don Lucio Yanel, esteve presente no nosso álbum Pampa Pátria de Todos na voz do Dante Ramon Ledesma, e sempre arranca muito aplauso em todos os shows. Se a gente tivesse que escolher uma música para resumir tudo o que aprendeu para chegar até o Power Folklore, certamente seria com El Condor! Ela é power folklore mesmo!”, destaca Casara.

Maratona de gravações
El Condor Pasa precede outras 10 canções do YANGOS, todas com arranjos novos e inéditos para esse projeto, entre elas Peleia, Chamamé Serrano, Chamigo e Às Pampas. As faixas foram gravadas sem canais adicionais, sem “dobras” e com a mesma intensidade dos shows do YANGOS durante dois dias, no Pavilhão 3 do Parque da Festa da Uva. 

“A gente passou um final de semana inteiro gravando, gravando e gravando. Fizemos o show todo umas seis vezes... O Rafa quase não caminhava de tanto que doíam as costas no final da gravação”, brinca Casara, ressaltando que o resultado superou muito a expectativa do quarteto. Os registros em imagem foram feitos pelo premiado cineasta e diretor chileno Cristian Beltrán, que vem trabalhando com o grupo há cerca de um ano. Se o termo Power Folklore define o álbum, como o grupo define o termo? “Uma simbiose de energia, técnica e performance poucas vezes ouvida em um álbum visceral, de raízes”, resume Casara. É ouvir pra ver!

SERVIÇO:
O quê:
Lançamento do disco Power Folklore, do Grupo YANGOS
Quando:
17 de maio no Youtube e Spotify e dia 19 de maio ao vivo, no Floripa Jazz Festival

Ficha técnica
Faixas: 11 músicas
Direção de vídeo: Cristian Beltrán 
Produção: AltaVoz Produções Artísticas
Arranjo musical: YANGOS
Captação de imagens e montagem: Diego Ribeiro e Cristian Beltrán
Engenheiro de gravação, edição, mixagem e masterização: César Casara
Color Grading e finalização: Michel Kriger

YANGOS 
Formado por César Casara (piano), Cristiano Klein (percussão/cajón e bombo leguero), Rafael Scopel (acordeon) e Tomás Savaris (violão), é um dos grupos referência da música instrumental sul-brasileira. Faz da união desses instrumentos um encontro cheio de energia, transmitida por ritmos como milonga, vaneira, chacarera e chamamé, misturados com um punhado de performance rock e uma pitada jazzística. 
Em 14 anos de carreira, o quarteto soma seis álbuns, um DVD, uma premiação e três indicações ao Prêmio Açorianos de Música (2015/2016), uma menção honrosa no Festival Audiovisual da Serra Gaúcha (2017) e uma nominação ao Latin GRAMMY Awards® (2017). Foi selecionado com outros 10 grupos do Brasil para apresentar-se durante a FIFA World Cup 2018, Moscow/Russia. Conquistou público e crítica em diversas regiões do Brasil e em mais de uma dezena de países em todas as três Américas e Euro-Ásia.

LINKS 
Novo videoclipe da música El Condor Pasa, dirigido pelo diretor chileno Cristian Beltrán: https://www.youtube.com/watch?v=q9tVwBvEEi8

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários