Semana Nacional de Museus tem programação especial no Museu Índia Vanuíre

DO TEXTO:

Equipamento promoverá atividades entre 14 e 18 de maio; participação é gratuita

A convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Índia Vanuíre - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – participará da 17ª Semana Nacional de Museus. A edição tem como tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, que proporá reflexões sobre a importância dos espaços para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições e das memórias abrigadas por elas.

No Museu Índia Vanuíre, em 14 e 15 de maio, os visitantes participarão de uma palestra com a equipe do espaço. O objetivo é difundir o trabalho produzido dentro da instituição, fundamental para preservar as gerações museológicas.

Na quinta-feira (16), será realizada uma mesa-redonda com os indígenas das etnias Kaingang, Krenak e Terena e moradores da Terra Indígena Vanuíre. Eles estarão no Museu para falar sobre os trabalhos gerados pelas culturas visando às tradições.

#MuseumWeek

Simultaneamente, o Museu Índia Vanuíre também terá uma programação para o #MuseumWeek. Essa iniciativa convida o público a compartilhar as experiências nos museu nas redes sociais. Em Tupã, eles poderão conhecer os bastidores do equipamento por meio de um passeio cultural. Os visitantes serão divididos em equipes para conhecer o setor administrativo e a reserva técnica. A ação acontecerá na terça-feira (14), às 9h e às 15h.

No dia 15 de maio, o público será convidado a participar de Caça ao Tesouro. Eles serão estimulados a encontrar fotos de acervo que estarão escondidas e após encontrá-las deverão identificar onde a imagem está expost. O ganhador levará de brinde para casa um artesanato confeccionado por um indígena.

Outra atividade será a confecção de um porta-retrato de E.V.A, no sábado (18). Elaborado e executado em parceria com os educadores do Museu, os visitantes poderão compartilhar fotos do objeto com a hashtag #PhotoWM.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Mais informações pelo telefone (14) 3491-2333.

SERVIÇO:

17ª Semana Nacional de Museus: Palestra
Datas: 14 e 15 de maio de 2019
Horário: domingo e segunda-feira, das 9h às 11h

#MuseumWeek 2019: Bastidores do Museu
Data: 14 de maio de 2019
Horário: terça-feira, às 9h e às 15h

#MuseumWeek 2019: Caça ao Tesouro
Data: 15 de maio de 2019
Horário: quarta-feira, às 9h e às 15h

17ª Semana Nacional de Museus: Mesa Redonda
Data: 16 de maio de 2019
Horário: terça-feira, das 9h às 11h

#MuseumWeek 2019: Confecção de Porta-retrato
Data: 18 de maio de 2019
Horário: sábado, das 9h às 17h

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre
Endereço: Rua Coroados, 521 - Tupã/SP
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários