Programação de maio de 2019 - Museu Índia Vanuíre

DO TEXTO:
Museu Índia Vanuíre-Divulgação 

ACAM Portinari
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Programação de maio de 2019 

Período: de 01 a 31/05/2019
Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak
Exposição auto narrativa Krenak busca mostrar a presença desse povo no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, costumes e língua materna. Esse projeto ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a vivenciar no passado, como o anonimato, opressão da cultura e toda sua riqueza de conhecimento e saber.
Horário: de terça a domingo, das 9h00 às 17h00
Entrada: gratuita

Data: 03/05/2019
Saberes e Fazeres Indígenas
Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o Museu estende para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em maio, o convidado será um Krenak da T.I. Vanuíre. Ele estará disponível para um dia de diálogo com os visitantes sobre como vivem os índios Krenak da T.I. Vanuíre.
Horário: sexta-feira, das 9h00 às 16h00
Entrada: gratuita

Datas: 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26/05/2019
Família no Museu
Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas culturais para famílias. A programação desenvolve atividades lúdicas e reflexivas com os participantes como forma de integra-los. A ação desse mês é a confecção de uma carpa, que representa o Dia do Menino, celebrado em março na cultura japonesa.
Horário: sábado e domingo, das 9h00 às 16h00
Entrada: gratuita

Datas: 07 e 21/05/2019
Aguçando as Memórias
O projeto Aguçando as Memórias contribui para inclusão social dos idosos para que eles alcancem sua total capacidade, potencialidade e saberes ao reviver bons momentos de suas vidas e enxergá-la de uma maneira positiva. No primeiro encontro cada participante do grupo declamará sua poesia e registrará no caderno uma ilustração referente ao poema. No segundo será trabalhada a música “Tempo Perdido”, do grupo Legião Urbano, de composição de Renato Russo. Logo após será realizada uma roda de conversa entre os participantes, a fim de que cada um expresse o que sentiu, quais pensamentos vieram à mente e o que entenderam sobre a música abordada. Em seguida, os integrantes deverão ilustrar nos cadernos de desenho.
Horário: terça-feira, das 15h00 às 16h30
Público-alvo: UNATI (universidade da terceira idade)

Datas: 09 e 23/05/2019
Museu e Cidadania
O Museu recebe pessoas com deficiência intelectual para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a coordenação motora de maneira lúdica e inclusiva. Durante os dois encontros, a equipe do Museu explicará a arte do Mosaico e como ela é capaz de produzir, por meio de pequenos recortes de EVA ou outras matérias-primas, desenhos com vários formatos, cores e motivos. Será produzida a criatividade com recortes e colagem de diversos materiais.
Horário: quinta-feira, das 15h00 às 16h30
Entrada: gratuita
Público-alvo: pessoas com déficit intelectual

Datas: 14 e 15/05/2019
17ª Semana Nacional de Museus: Palestra
Palestra com a equipe do Museu Índia Vanuíre com o objetivo de difundir o trabalho desenvolvido dentro da instituição, fundamental para preservar as tradições para gerações futuras.
Horário: domingo e segunda-feira, das 9h00 às 11h00
Entrada: gratuita

Data: 14/05/2019
#MuseumWeek 2019: Bastidores do Museu
Após passear pela exposição de longa duração, os visitantes serão divididos em equipes para conhecer o setor administrativo e a reserva técnica do museu acompanhados pelo profissional de acervo. A ação tem o objetivo de difundir o trabalho desenvolvido nos bastidores da instituição. #SecretsMW
Horário: terça-feira, às 9h00 e às 15h00
Entrada: gratuita

Data: 15/05/2019
#MuseumWeek 2019: Caça ao Tesouro
Após a visita orientada, o público será convidado a participar de um jogo de Caça ao Tesouro. Trata-se de uma atividade no qual os alunos serão estimulados a encontrar fotos de acervo que estarão escondidas. Após encontrar as imagens, eles deverão identificar onde está exposto o acervo. O ganhador levará de brinde para casa um artesanato confeccionado por um indígena. #PlayMW
Horário: quarta-feira, às 9h00 e às 15h00
Entrada: gratuita

Data: 16/05/2019
17ª Semana Nacional de Museus: Mesa Redonda
Indígenas das etnias Kaingang, Krenak e Terena, moradores da Terra Indígena Vanuíre, estarão no Museu para falar ao público sobre os trabalhos realizados pelas culturas visando o futuro das tradições.
Horário: terça-feira, das 9h00 às 11h00
Entrada: gratuita

Data: 18/05/2019
#MuseumWeek 2019: Confecção de Porta Retrato
A atividade será a confecção de um porta-retrato de E.V.A elaborado e executado pelo educativo com os visitantes no Museu. #PhotoWM
Horário: sábado, das 9h00 às 17h00
Entrada: gratuita

Data: 31/05/2019
Cultura e Questões Indígenas em Foco
Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país será apresentado um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para exibição é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”. No documentário, trechos do filme "Sertão, Entre os Índios do Brasil Central", de Genil Vasconcelos, mostram o primeiro contato de índios Xavantes, da região Centro-Oeste, com não índios, na década de 50. O episódio traz ainda cenas do filme "Guerra de Pacificação na Amazônia", de Yves Billion, e aborda os impactos sofridos pelos índios do noroeste do Brasil pelo contato com as frentes de expansão, na década de 70.
Horário: sexta-feira, às 9h00 e às 14h00
Entrada: gratuita

Data: 31/05/2019
O Olhar é o Sentir pelas Mãos
É uma ação conjunta sociocultural com o Programa Vida Iluminada – Unimed e Museu, com a intenção de promover a inclusão dos deficientes visuais para que esses se tornem frequentadores do Museu Índia Vanuíre. Será desenvolvido um bate-papo com um imigrante italiano, no qual os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre essa cultura. Após essa atividade será realizada uma oficina de degustação, na qual os integrantes poderão provar um prato típico desses imigrantes: uma pasta italiana, para que eles tenham contato com outros sabores aguçando o paladar e as memórias.
Horário: sexta-feira, das 13h00 às 16h00
Público-alvo: Cegos - Programa Vida Iluminada – Unimed

SERVIÇO:
ACAM Portinari
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua Coroados, 521 - Centro – Tupã/SP
Telefone: (14) 3491-2333

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários