ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/14/2019

Matheus Torreão, Os Dentes e Antonio Neves fazem noite carioca na Casa do Mancha

Matheus Torreão-por Guilherme Guedes

Artistas apresentarão seus elogiados trabalhos autorais

A poética irreverente e a musicalidade plural de Matheus Torreão e da banda Os Dentes e a intensidade instrumental do trombone de Antonio Neves tomam conta da Casa do Mancha em 22/05 (quarta-feira), a partir das 21h. Seguindo a proposta da Noite Rio, que aconteceu na última edição da Sim São Paulo, produtores e artistas do Rio de Janeiro juntam forças para trazer a São Paulo uma pequena amostra da cena independente carioca.

É o caso de Matheus Torreão. O pernambucano radicado no Rio ganhou projeção nacional ao participar do programa Geléia do Rock (Multishow). Lançou o EP “Compacto” e colaborou no “Especial de Ano Todo” (Netflix), de Clarice Falcão, e trabalhou como roteirista e compositor na série “Mr. Brau”, da Rede Globo. No final de 2018, Matheus Torreão lançou seu primeiro álbum cheio, de título auto-explicativo: “Disco de Estreia de um jovem recifense que venceu um reality show, mudou-se para a República Independente da Bossa Nova, fez um mestrado acadêmico decididamente irrelevante, teve seu instável talento para comédia contratado pela indústria do sitcom e usou todo o dinheiro que ganhou até aqui para gravar nove canções”.

O álbum traz um olhar de bom humor e leveza enquanto passeia por diversas referências do artista como o samba, o baião e a tropicália. Nesse show, que chega pela primeira vez a São Paulo, Torreão se apresenta ao lado de Guilherme Lirio, no baixo; Antonio Neves no trombone e Pedro Fonte na bateria. Matheus toca guitarra e canta.

Fonte também sobe ao palco com a banda Os Dentes, apresentando seu mais novo disco, “Sideral”, lançado em 2018 pelo selo RockIt!, de Dado Villa-Lobos. Na discografia, a banda também traz  “Todo mundo morre” (2015) e “Desvenda” (2012). Formado também por Gus Levy e Rudah Maciel nas guitarras e vozes, Kayan Guter no baixo e Angelo Wolf no synth, o grupo apresenta faz um retrato autocrítico do cotidiano da juventude artística intelectual boêmia da zona sul carioca. Abordando com humor sarcástico temas como espiritualidade, alienígenas, reptilianos, religião e sexualidade, o disco de 14 faixas é uma confusão de estilos, passando pelo pop-rock-fofão, afrobeat e hardcore.

O trombone surge renovado no álbum de estreia de Antonio Neves, que une funk e samba em músicas alegres e também melancólicas. O disco chamado “Pa7” foi montado como a trilha sonora de um filme dirigido por Antonio, que mostra ao público a nostalgia de momentos que viveu, de pessoas que conheceu e os lugares que visitou. Enquanto as melodias trazem melancolia, os arranjos e timbres explodem em euforia. Com sete faixas, o disco também saiu via RockIt!. Experimentando pela primeira vez estar à frente de um projeto, Antonio Neves é figura recorrente na cena carioca desde 2007. Compositor, trombonista e baterista, ele já tocou junto de nomes como Elza Soares, Hamilton de Holanda, Leo Gandelman, Ney Matogrosso, Alcione, Edu Lobo, Eduardo Neves, Gabriel Grossi, entre outros. Em 2016 fez parte da banda Natiruts e acumula passagens por países como Cabo Verde, Bogotá e Portugal.

Esse encontro carioca por excelência acontece na Casa do Mancha, um dos principais endereços da música independente em São Paulo que começou como um pequeno estúdio onde o músico e produtor Mancha Leonel recebia amigos para fazer música. De um cantinho na sala de sua casa, o local entrou para a lista dos favoritos entre os artistas da cena alternativa. O espaço fica na Rua Felipe de Alcaçova, 89, em Pinheiros.


Matheus Torreão-Crédito Fabiano Leone

SERVIÇO:
Matheus Torreão, Os Dentes e Antonio Neves
Data: 22/05/2019 (quarta-feira)
Horário: 21h
Local: Casa do Mancha
Endereço: Rua Felipe de Alcaçova, 89 - Pinheiros - São Paulo/SP
Ingressos: R$ 20
Forma de pagamento: cartão de débito e dinheiro
Classificação: 18 anos

Matheus Torreão - A Morte da Amizade
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil