Lançamento da obra PSICOLOGIA SOCIAL DOS VALORES HUMANOS | CCP Luanda 23/05

DO TEXTO: PSICOLOGIA SOCIAL DOS VALORES HUMANOS de Jaime Naupuile Dala, editada pela EDITORA ACÁCIAS.

Apresentação por MÁRIO PINTO DE ANDRADE   

No dia 23 de Maio de 2019 (5ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº50), será lançado o Estudo PSICOLOGIA SOCIAL DOS VALORES HUMANOS de Jaime Naupuile Dala, editada pela EDITORA ACÁCIAS.

SOBRE A OBRA

PSICOLOGIA SOCIAL DOS VALORES HUMANOS, segundo Augusto Chipombela, que fez o prefácio, o estudo aborda uma problemática que continua a suscitar interesse em diferentes áreas do conhecimento e da vida quotidiana. Para a maioria, o conceito de Valores tem sido associado à moral, considerando-o apenas como princípio abstracto, situado a nível dos comportamentos. A maioria dos pesquisadores concorda na afirmação de que os valores estabelecem os critérios e padrões sociais, orientam e guiam a vida das pessoas, ajudando, assim, a racionalizar e compreender diferentes situações da vida. 

O Estudo debruça-se sobre um universo particular: “Estabilidade e mudança no sistema de valores de estudantes de países africanos de língua portuguesa no Brasil” e integra a tese de Mestrado que o autor concluiu na Universidade Federal da Baía no Brasil.  

O livro sintetiza uma perspectiva de conhecimentos teóricos que revelam o sistema de valores que caracterizam os estudantes dos países africanos de Língua Oficial Portuguesa que se encontram a estudar no Brasil e que estão em contacto com novas instituições, meios de comunicação de massa, mitos e crenças culturais do novo contexto onde estão inseridos, tendo em conta os padrões de estabilidade e mudança no seu sistema de valores. 

No caso particular de Angola e não só, este estudo reveste-se de importância capital quando trata a questão dos valores universais e, por outro lado, fundamentalmente dos povos que se caracterizam pela sua comunidade cultural, uma civilização comum e linguagem quase similar”. 

SOBRE O AUTOR

Jaime Naupuile Dala nasceu no Luena, Província do Moxico, em 1959. Concluiu formação média em Ciências Biológicas e licenciou-se em Ensino de Psicologia no Instituto Superior de Ciências da Educação. Concluiu o Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Baía no Brasil. Foi professor de Psicologia em várias Escolas e foi Sub-Director Pedagógico do Instituto Médio de Administração e Gestão do Luena. Foi Supervisor Pedagógico da Direcção Provincial da Educação de Ciência e Tecnologia do Moxico.
Actualmente, é Director Geral-Adjunto para os Assuntos Científicos do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga do Moxico e professor do II Ciclo do Ensino Secundário no Luena, capital do Moxico. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários