ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/31/2019

Lançamento: Biografia Edmundo



Obra do polêmico atacante aborda vida dentro e fora de campo

Edmundo nunca fugiu de uma briga. Sua personalidade forte é visível desde que despontou para o futebol. O artilheiro e ídolo de duas das maiores torcidas do país fala sobre sua infância, carreira, problemas extracampo e uma coleção de polêmicas como jogador e comentarista em Edmundo: Instinto Animal, livro que será lançado em junho pela Editora Seoman em parceria com o jornalista Sérgio Xavier.

Assim como tantos exemplos, Edmundo teve uma infância difícil e encontrou no futebol a oportunidade de ter e dar melhores condições de vida à sua família. Alçado ao time profissional do Vasco em 1992, nesse mesmo ano também estreou na seleção Brasileira em jogo contra o México.

No ano seguinte transferiu-se ao Palmeiras e lá tornou-se ídolo pela entrega, pelos títulos e pelos gols. Foi um dos protagonistas no Paulistão que tirou o Verdão da ‘fila’ de títulos que durava desde a década de 1970. A partida final ficou marcada, além da goleada de 4 a 0, pelo imprudente carrinho que aplicou no atacante Paulo Sérgio. Foi em sua primeira passagem pelo clube que ganhou do narrador Osmar Santos o apelido de Animal, o qual carrega até hoje em sua carreira como comentarista esportivo.

O livro relata com clareza de detalhes a experiência vivida durante a Copa do Mundo de 1998, na França, em especial quando fora preterido por Ronaldo para disputar a final contra os donos da casa. O susto que todos levaram quando o camisa 9 entrou em convulsão. O choro de uns misturado à reza de outros. E a sensação de perder a titularidade a 30 minutos da (que seria) partida mais importante de sua carreira.

“A minha história precisava ser contada. Não a historinha feliz do jogador de sucesso e sim a história real, de golaços e tropeços. Tropecei muito, adoraria poder voltar atrás para evitar os tombos. Falar o que faltou dizer, reformular certas decisões, corrigir os erros. ”  – Edmundo

Sofreu um duro golpe em 1995 quando se envolveu em um acidente de carro no final de 1995 onde 3 pessoas morreram. Acidente esse que Edmundo afirma ter mudado sua vida e a forma como enxergava o mundo. Pagou indenizações às famílias de todos os envolvidos e carrega essa mácula em sua vida até hoje.

Sua identificação com Vasco e Palmeiras jamais se abalaram, mesmo após passagens por Flamengo e Fluminense no Rio e Corinthians e Santos em São Paulo. Curiosamente as torcidas “irmãs” do cruz-maltino e do alviverde compartilham mais do que as raízes dos colonizadores do nosso país: o amor animal e anormal por Edmundo.

Sua carreira internacional rumou para Japão e Itália, onde formou estupenda dupla de ataque com Gabriel Batistuta pela Fiorentina. Mas, novamente, problemas extracampo como sua vinda ao Carnaval de 1999 alimentaram mais polêmicas ao redor de seu nome.

“A vida de Edmundo não é uma estrada plana, tranquilinha. Pelo contrário. É uma montanha russa. E é surpreendente como ele tem consciência de tudo, sobretudo dos erros. Em todas as entrevistas que fizemos ele chorou por alguma razão. Saudade dos que se foram, arrependimentos, gratidão por quem o ajudou, emoções variadas. “ – Sérgio Xavier

Após deixar os gramados, o camisa 7 não ficou longe do futebol. Tornou-se comentarista esportivo. Pela TV Bandeirantes participou da transmissão da Copa do Mundo na África do Sul em 2010. Saiu da emissora do Morumbi em 2016 e virou reforço do time de comentaristas da Fox Sports.

O lado polêmico e contestador de Edmundo está presente em todas as páginas do livro. Seja você um fã do craque ou alguém que sofreu com seus gols, é inegável dizer que o Animal não passou desapercebido pelo nosso futebol.

Sobre o autor:
Sérgio Xavier Filho nasceu em 1966, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou nos jornais Diário do Sul e O Estado de S. Paulo. Comandou por 20 anos a revista Placar e foi comentarista esportivo da TV Bandeirantes e Rádio BandNews FM. Desde 2015 é comentarista do SporTV. É autor dos livros Operação Portuga, Vidas Corridas, 17 Grandes Polêmicas do Futebol Brasileiro e Boston: A Mais Longa das Maratonas. 

SERVIÇO:
Livro: Edmundo – Instinto Animal (Biografia Autorizada)
Autor: Sérgio Xavier
Editora: Seoman
Páginas: 184
Preço: R$ 34,90

Turnê de Lançamento:
Rio de Janeiro: 
06/06 – Livraria Travessa Barra da Tijuca
18h30 a 19h00 – Imprensa + Convidados Edmundo
19h00 – Abertura ao público (400 senhas distribuídas 2 horas antes do evento para quem comprar o livro)

São Paulo: 
11/06 – Allianz Parque
17h30 a 18h30 – Imprensa + Convidados Edmundo (Sala Joelmir Beting)
19h00 – Abertura ao público – Portão principal – Rua Palestra Itália, 200
(400 senhas distribuídas 2 horas antes do evento para quem comprar o livro)

30/06 – Saraiva Shopping Center Norte 
15h00 – Abertura ao público (400 senhas serão distribuídas a partir de 26/06 para quem tiver o livro)

Sem comentários:

Enviar um comentário