Faculdade Santa Marcelina recebe projeto de residência artística

DO TEXTO:

Iniciativa visa a incentivar os alunos da instituição a participarem do processo criativo da peça de teatro que está sendo desenvolvida pela Academia de Palhaços

A Faculdade Santa Marcelina abre espaço, na unidade de Perdizes, em São Paulo, para o projeto de residência artística da Academia de Palhaços. O objetivo da ação é incentivar a participação e a interação dos alunos dos cursos de Artes Visuais, Música e Moda no processo criativo da peça de teatro “Há Dias Que Não Morro”. O espetáculo está previsto para estrear no dia 10 de maio, no Internacional Antalya Theatre Festival, na Turquia, e no mês de agosto no Brasil, em São Paulo. 

Para a coordenadora do curso de graduação em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, Mariane Blotta Abakerli Baptista, é importante que os alunos estejam diretamente inseridos na produção artística cultural contemporânea. “Esse espaço que a instituição oferece permite dar mais visibilidade ao trabalho cultural que é desenvolvido por grupos de criadores, além de ser uma oportunidade para integrar diferentes cursos, como Artes Visuais, Moda e Música, em um mesmo espaço, por meio de um espetáculo teatral que permite isso”, explica, enfatizando que alunos, funcionários e professores poderão assistir aos ensaios que serão abertos, durante o processo de criação.

A Academia de Palhaços é formada por três criadoras, Laíza Dantas, Paula Hemsi e Aline Olmos. A companhia possui mais de dez anos de existência e já ganhou vários prêmios: Prêmio Shell, como Melhor Cenário; Prêmio Aplauso Brasil, Melhor Direção; e o Prêmio Aplauso Brasil Melhor Espetáculo de Grupo, com a apresentação do espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”. 

“Buscamos a Faculdade Santa Marcelina para realizar essa parceria, pois o ambiente acadêmico é bem focado em Artes e sabemos que a instituição se preocupa com a formação completa dos alunos”, afirma Paula Hemsi, ressaltando que desde o primeiro contato, o grupo foi acolhido pela instituição para utilizar o espaço e poder disseminar o todo o trabalho realizado.  

Sobre o curso de graduação Artes Visuais 

O curso teve sua origem no início da Escola de Belas Artes Santa Marcelina, no ano de 1955, com o curso de Licenciatura em Desenho e Plástica que, posteriormente, foi transformado em curso de Educação Artística. Criado em 1980, o Bacharelado em Artes Visuais propõe uma formação teórica e prática em disciplinas que estudam os diversos meios de produção artística contemporânea. Tem o objetivo de desenvolver o pensamento e a prática artística e a reflexão crítica a partir de vivências e debates sobre os desafios e as novas perspectivas no campo da arte. 

Sobre a Faculdade Santa Marcelina  

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários