Exposição LU, da artista Carolina Botura

DO TEXTO:

GAL, em parceria com o Restaurante do Ano, apresenta LU mostra individual da artista Carolina Botura. LU é uma palavra de origem chinesa formada pela combinação dos símbolos “pé” e “cada”, e era, inicialmente, usada para designar as trajetórias astronômicas dos corpos celestes. 

Na série de pinturas a óleo LU (2019), que dá título à mostra, Botura tem como rota o ponto, as sementes da realidade na qual estão contidas a árvore e sua desmaterialização. Segundo a artista “é o que cada pé pisa, o caminho que resulta justamente do fato de ser percorrido. Uma visão primária oriunda das profundezas interiores produz por si essas imagens. Aqui é estar onde se está. O presente caminhar abre a surpresa dos fragmentos da simetria cósmica”.

Carolina Botura vêem trabalhando nos últimos anos em obras de grande formato que variam entre pinturas, desenhos, esculturas e instalações, ora sobre tela ou papel, ora sobre madeira ou outros objetos. No entanto em LU, a artista continua sua pequisa relacionada à origem e a ordem do caos abordando a prática estética em torno de uma técnica onde a repetição aparece como exercício meditativo aproximando-se da perspectiva indígena de arte como cura. 

Para Carolina “a repetição chama o caos. É dentro de uma ordem que o caos - criação - ocorre, nunca as mesmas  ores mas sempre a primavera. Gota a gota, ponto a ponto constrói-se a teia, o tecido, bordado raíz”. De fato suas novas pinturas, agora em dimensões menores, parecem bordados de óleo sobre tela, onde a incidência da sombra e luz bem como o espaço branco e a mistura, muitas vezes (des)ordenada de cores criam efeitos impressionantes.

Nesta série “as sementes convidam à tribo, às conexões céu e terra. Cobra e cosmo re etidos, re etindo a  exibilidade da natureza dual, a variação implícita e silenciosa da repetição, da expansão, o ponto que dá luz ao espaço”.

SOBRE O LIVRO *PARQUE*: 
Primeiro livro de poemas de Kaloma Lovelace, heterônimo de Carolina Botura, pela editora Curiango. A autora convida os leitores a um passeio por poemas escritos entre 2009 e 2017.

CAROLINA BOTURA (1982, Botucatu, SP) 
Carolina Botura vive e trabalha em Belo Horizonte, MG. É artista plástica, performer e poeta. Graduada pela Escola Guignard- UEMG em Pintura e Escultura, trabalha com cruzamento e prolongamento de linguagens tendo a ação como disparadora de sua produção em desenho, pintura, escultura, instalação, performance, vídeo, música e cerâmica. 

Suas pesquisas estão relacionadas a origem e à ordem do caos, atravessados pelo viés do tempo, de onde parte para tratar de diferentes assuntos como animalidade, amor, morte, magia, perda, sexualidade, espiritualidade, energia, política e natureza.
Direção Artística e Curadoria: GAL (Aline Xavier e Laura Barbi)

SOBRE A GAL
GAL é uma galeria e um projeto de arte contemporânea que propõe novos contextos para a fruição, participação, criação, crítica e consumo de arte. A proposta é expandir o mercado de arte em ações físicas e virtuais para criar oportunidades para artistas, colecionadores e novos consumidores de arte. Em seu acervo, estão disponíveis trabalhos de Aleta Valente (ex miss febem), Aline Xavier, Carolina Botura, Clara Moreira, erreerre (Ricardo Reis), Giulia Puntel, Guilherme Cunha, Julia Panadés, Marina Tasca, Ricardo Burgarelli, Roberto Bellini e Rodrigo Borges. Artistas de múltiplas realidades e trajetórias que têm como premissa a liberdade artística, individual e expressiva.

GAL ocupa espaços com exposições e ações temporárias e gratuitas; produz edições limitadas e numeradas de obras; edita e comercializa publicações além de conceber e produzir outros projetos voltados à memória e difusão de arte brasileira. Por  m, estabelece um modelo de galeria online para a compra e venda de arte com transparência e rapidez na entrega. GAL é acrônimo para Galeria Livre, Galeria de Arte ou Artistas Livres. Surgiu em 2018 em Belo Horizonte e suas ações têm alcance global, inclusive entregas para todo Brasil e exterior.

SERVIÇO:
Abertura LU, exposição individual de Carolina Botura e lançamento do livro *Parque*: 25 de abril 
Horário: 19 - 24h
Visitação até o dia 27 de maio
Local: Restaurante do Ano - R. Levindo Lopes 158, Savassi, Belo Horizonte, MG, Brasil.
(31) 3327.6766 ou (31) 98475.3721

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários