ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/31/2019

CTG BRASIL solta 1 milhão de peixes no rio Paraná em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Soltura de peixes em comemoração ao Dia do Meio Ambiente-Divulgação CTG Brasil 

Solturas fazem parte de programa de repovoamento dos rios e contam com ações de educação ambiental

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a CTG Brasil está realizando a soltura de 1 milhão de peixes na bacia do rio Paraná. São sete solturas técnicas e educativas que tiveram início no dia 22 de maio e vão até 7 de junho, nos reservatórios das usinas Jupiá e Ilha Solteira, operadas pela empresa. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para incentivar ações em todo o planeta em prol da proteção do meio ambiente.

Por isso, nos dias 3 e 5 de junho as solturas serão especiais e contarão com ações de educação ambiental, e a presença de autoridades e alunos da rede municipal de ensino de Selvíria (MS) e de Castilho (SP), além da equipe técnica da CTG Brasil.

No dia 3, em Selvíria, a soltura será às 13h30, na Ponte São José dos Dourados. O prefeito José Fernando Barbosa e 40 alunos da escola Prof. Nelson Duarte Rocha participam da ação. No dia 5, em Castilho, a soltura ocorre na Vila dos Operadores, também às 13h30, com a presença da prefeita Fátima Nascimento e a participação de 70 alunos das escolas Youssef Neif Kassab, Maria Dauria Oliveira e Mauro Roberto Manoel.


Tanto no dia 3 quanto no dia 5 de junho serão soltos 100 mil peixes das espécies pacu-guaçu e curimbatá. Nas outras solturas, de natureza técnica, são mais 800 mil, totalizando 1 milhão de peixes.

Com as solturas realizadas desde o início do ano, a CTG Brasil alcança a marca de 1,7 milhão de peixes soltos em 2019, apenas no rio Paraná. Para o segundo semestre, serão mais 308 mil.

“A CTG Brasil tem um compromisso de longo prazo com o País. Nosso objetivo, além de contribuir com a matriz energética brasileira, é promover desenvolvimento sustentável, sempre pautado pela responsabilidade social e pelo respeito ao meio ambiente”, afirma Aljan Machado, diretor de Saúde, Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Patrimônio.


A CTG Brasil possui um Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas. Para isso, mantém uma Estação de Piscicultura em Salto Grande (SP), onde, além da criação de peixes, desenvolve pesquisas em parceria com universidades. Desde o início do programa, mais de 36 milhões de peixes foram soltos nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema. As solturas são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


CTG Brasil
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma empresa da China Three Gorges Corporation, líder global em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

TANGOS ROBERTOCARLISTICOS

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil