CCB - Garagem Sul | A arquitetura na revolução argelina & open call para programa de conferências

DO TEXTO: A arquitetura na revolução argelina & open call para programa de conferências - CCB-Garagem Sul
Open Call, Ciclo de Conferências 2020–2022

Conferências

Open Call
Ciclo de Conferências 2020–2022

6 de maio a 1 de julho 

Depois da Distância Crítica e das Conferências da Garagem, a Garagem Sul/Centro Cultural de Belém e a Trienal de Arquitectura de Lisboa decidiram unir esforços para organizar um novo e ainda mais estimulante ciclo que continue a trazer a Lisboa vozes e ideias fundamentais da arquitetura contemporânea.

Com esse objetivo, organizou-se uma chamada para conceber o programa futuro para os anos 2020 a 2022 e estamos a receber candidaturas até ao próximo dia 1 de julho.


Habitações publicadas numa brochura do Serviço de Habitação da Delegação Geral do Governo Francês na Argélia © Archives d’histoire contemporaine, Centre d’histoire de Sciences Po, Collection Paul Delouvrier e Jean Vaujour: 1 DV 34

Conferências da Garagem

Samia Henni
A Arquitetura da Contrarrevolução

Terça-feira, 21 de maio | 19:00
Sala Luís de Freitas Branco

A Guerra da Independência Argelina, entre 1954 e 1962, ficou conhecida pela extrema violência da ação militar francesa. Esta conferência examina a política de três medidas espaciais contrarrevolucionárias interligadas: a reinstalação forçada em massa dos agricultores argelinos; os programas de habitação coletiva concebidos para a população argelina; e a nova cidade administrativa fortificada, planeada para a proteção das autoridades francesas de ataques terroristas durante os últimos meses da revolução argelina. Como é que a arquitetura e os arquitetos tiveram um papel decisivo na estratégia militar e no desenrolar da guerra?


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários