ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

5/09/2019

10º Festival Telheiras com estreia do novo disco dos Gaiteiros de Lisboa - 17 Maio


2019 é ano da 10ª edição do Festival de Telheiras!
10 edições de sucessos e desafios, crescimento, muita música, dança, exposições, workshops, gastronomia, conversas e encontros. E acima de tudo, de bairro e de comunidade. 

Para começar em grande, este ano o pontapé de saída será dado com um fim-de-semana passado no jardim junto ao Metro de Telheiras, que nos dias 17 a 19 de Maio se vai encher de música, com destaque para o concerto dos Gaiteiros de Lisboa, que vão apresentar o seu novo disco Bestiário no dia 17 de Maio, às 21h00. Os comes e bebes, a feira da tralha, o espaço criança, a animação de rua e a 2ª edição do encontro "Telheiras tem Cante" são uma oportunidade única de conhecer as instituições que no dia-a-dia contribuem para tornar Telheiras um bairro tão especial.

A festa continua até 26 de Maio com atividades tão diversas como dança, holísticas, debates e cinema espalhadas pelos espaços públicos, equipamentos do bairro (Biblioteca Orlando Ribeiro,  Pólo de Telheiras de Junta de Freguesia do Lumiar) e Comércio local.

A sustentabilidade, a pegada ecológica e as alterações climáticas voltam a estar em foco, graças a várias iniciativas que a Parceria Local tem vindo a desenvolver nesta área. Durante estes dias, vamos poder encontrar uma "Telheiras Sustentável" tanto ao nível das actividades do programa, como na própria logística da organização.

Em destaque estarão também várias actividades co-criadas pela comunidade, como a actuação da "Orquestra da Calçada", a apresentação da "Odisseia pelo Clima" e a performance teatral "Diferentes é que a gente se entende".

Da primeira edição, organizada por um grupo de jovens apoiado pela Associação de Residentes de Telheiras durante 2 dias, à 10ª edição, organizada por mais de 10 entidades da Parceria Local de Telheiras durante 10 dias e com mais de 50 actividades, o Festival cresceu com o bairro e o bairro com o Festival. Neste tempo, vimos surgir a Parceria Local de Telheiras, organizadora do Festival e a plataforma de comunicação Viver Telheiras. O Festival deu ainda a conhecer ao bairro e à cidade de Lisboa o que de melhor temos para oferecer.

Mas ao fim de 10 edições, há coisas que não mudam: este evento continua a ser único no panorama lisboeta, pela forma comunitária da organização, o envolvimento de dezenas de parceiros locais, a filosofia de reforço do sentimento de bairro e da sua identidade, e o equilíbrio e pluralidade das actividades que oferece. Porque o Festival de Telheiras é muito mais que um Festival!

De 17 a 26 de Maio, faça parte desta festa e venha descobrir porque é que o Festival de Telheiras é muito mais que um Festival!
Gaiteiros de Lisboa - Brites de Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário