Vital Care e Universo Retrô promovem evento de penteados retrô

DO TEXTO:

Curso de penteados retrô ensina mulheres técnicas de beleza do passado

No mês de março aconteceu um evento de moda e beleza ainda inédito no país. O Penteadeira Vintage, idealizado pelo site Universo Retrô, em parceria com a marca de cosméticos Vital Care, levou ao Estúdio Mahara Alberttoni, em Curitiba - PR, um workshop de penteados retrô.

Além do curso ministrado pela hairstylist expert no assunto, Mahara Alberttoni, o encontro destinado aos adeptos e curiosos do estilo retrô contou com oficina de customização e aplicação de acessórios de cabelo, com a estilista Karine Almeida, e o já tradicional Retrô Talks, do Universo Retrô, mediado pelas editoras Mirella Fonzar e Daise Alves.


Com duração de um dia, o curso mediado por Mahara - hoje considerada a maior especialista do Brasil neste tipo de penteado - ensinou o passo a passo de três clássicos capilares: Victory Rolls, Topete Carmen Miranda e Poodle Hair.

Com apoio de modelos convidadas – as influenciadoras Pin-Ups, Murder Queen, Paola Cristine e Dracurella -, a hairstylist apresentou técnicas de preparação dos cabelos e contou um pouco da história por trás dos penteados nas décadas de 1940 e 1950.


Ao final, a hairstylist convidou seus alunos a praticarem em si mesmos ou em outra pessoa algum dos penteados ensinados no dia, levando em conta o tamanho e textura de cada cabelo.

“O interessante é que, além de ensinar como se faz um penteado, Mahara leva em consideração as singularidades de cada pessoa. Por exemplo, para as meninas de cabelo crespo, ela indica usar a textura natural do cabelo para atingir o resultado final, diferente das meninas de cabelos lisos que, antes de mais nada, precisaram criar uma estrutura para encorpar o penteado”, explica Daise Alves.


O curso contou com a participação de 14 mulheres e 1 homem, adepto à arte Drag. Além de aprenderem a elaborar o penteado vintage perfeito com a ajuda de Mahara, os alunos do curso puderam conferir dicas de acessórios de cabelo para o look retrô, com a estilista Karine Almeida (Rocket Clothing). Karine ensinou a correta colocação do lenço, mostrou como customizar redinhas e, por fim, ensinou a construir um arranjo floral para arrematar os looks.

O tradicional debate do Universo Retrô também ganhou espaço no Penteadeira Vintage. Em sua quinta edição, o Retrô Talks foi mediado pelas editoras do portal e contou com a participação de Miss Gennie (Curitiba – PR), uma das precursoras do estilo Pin-Up no Brasil; Juliana Lourenço (Londrina – PR), estilista e adepta ao estilo 60’s americana; e Amanda Kirsche (Curitiba – PR), consultora de estilo e entusiasta do horror vintage.


Com temática "Como adaptar o estilo retrô à sua personalidade?”, o bate-papo leve e descontraído abordou as diferentes possibilidades dentro da moda retrô, como o estilo Pin-Up, o estilo boho 70’s, o horror vintage, o rockabilly e assim por diante. Ao final, o debate foi aberto para perguntas e participação da plateia.

Além de aprender a preparar o penteado perfeito e desfrutar de uma verdadeira volta ao passado no salão de Mahara Alberttoni, que fica localizado em uma casa com decoração inspirada no “Mid-Century” americano, os alunos levaram para casa mimos da marca de cosméticos Vital Care e acessórios de cabelo da Rocket Clothing.


A expectativa é que novas edições do Penteadeira Vintage aconteçam nos próximos meses em São Paulo e outras capitais.

Sobre Mahara Alberttoni
Especialista em penteados vintage e hairstylist idealizadora do Estúdio Mahara Alberttoni, em Curitiba, há mais de 10 anos investe no mercado da beleza. Considerada por muitos, a maior especialista em beleza vintage do Brasil, a cabeleireira, maquiadora e youtuber é apaixonada pela estética das décadas de 40 e 50 e tem o retrô e rockabilly como estilo de vida.

Sobre o Universo Retrô
Lançado oficialmente em julho de 2015, o Universo Retrô é o primeiro portal brasileiro de conteúdo inteiramente dedicado à cultura, entretenimento e lifestyle vintage e retrô. No site, é possível encontrar artigos e reportagens diversas sobre tudo que envolve as décadas de ouro do passado: de 1920 a 1990, passando, especialmente, pelos saudosos anos 1950 com todo o charme que revolucionou o século 20.

Idealizado pela publicitária Daise Alves e a jornalista Mirella Fonzar, duas amantes dos anos dourados e do universo das pin-ups, cadillacs e rockabilly, o site traz notícias diárias sobre música, moda, design, fotografia, cinema, gastronomia, turismo, comportamento, eventos, e os mais diversos assuntos que sejam inspirados pelo passado. O projeto conta também com colunistas renomados, entre jornalistas, publicitários, historiadores, blogueiros e entusiastas do passado.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários