Trienal de Arquitectura | conferência 5 CASAS PARA MARTE > pelo Professor e Investigador da NASA, MICHAEL MORRIS | CCB 06/05

DO TEXTO: Conferência 5 CASAS PARA MARTE - Michael Morris | CCB 06/05

3º ciclo de conferências internacionais DISTÂNCIA CRÍTICA encerra com uma conferência em que o foco é desviado da Terra para aterrar em Marte.

5 CASAS PARA MARTE
pelo Professor e Investigador da NASA, Michael Morris

CCB  ▪  segunda-feira  ▪  6 de maio  ▪  19h00  ▪  Grande Auditório
Coprodução CCB/Trienal de Arquitectura de Lisboa

No âmbito do trabalho realizado no SEArch+, o arquiteto e professor Michael Morris vem apresentar 5 Casas para Marte, conferência centrada nos materiais encontrados na superfície do planeta vermelho e as tecnologias adotadas. A investigação dos recursos locais, como polietileno, regolith (cimento de Marte) e gelo, é uma das bases para o desenvolvimento de protótipos de habitats, antecipando a chegada do ser humano a Marte.

Nesta sessão do ciclo Distância Crítica, Michael Morris estará à conversa com Ed Keller, diretor do Center for Transformative Media da Parsons The New School for Design, em Nova Iorque.

MICHAEL MORRIS para além de arquiteto e professor, é cofundador do Space Exploration Architecture (SEArch+) e do estúdio Morris Sato, que fundou com a mulher, Yoshiko Sato. Desde 1982 que estuda a forma e as estruturas capazes de levar o homem a explorar e a viver fora do planeta Terra. Formado em design ambiental e arquitetura, a multidisciplinaridade de Morris alia arte, design e ciência.

Como colaborador da mais icónica agência espacial mundial – a NASA – Morris explora a capacidade de construir e habitar em condições extremas. Esta investigação contínua já lhe valeu diversos prémios da agência e o reconhecimento estende-se ao legado de 13 como professor em Universidades como Harvard, Cornell ou Columbia e Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Illinois. Em 2008, foi responsável pelo design de dois figurinos da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, com o Laboratório de Pesquisa de Exploração Espacial da Universidade de Columbia. Em 2016, foi exibido no Museu Intrepid Sea, Air & Space, em Nova Iorque, MOTH, um projeto de habitat para Marte, que juntou a NASA e o Pratt X-HAB. Morris continua a desenvolver protótipos de estruturas futuras roboticamente construídas, no Centro de Investigação de Langley (LCR) da agência espacial e nos Sistemas Espaciais da United Technologies (UTAS).

ED KELLER é diretor do Center for Transformative Media da Parsons The New School for Design, em Nova Iorque, cuja missão é promover a interdisciplinaridade de projetos inovadores, assentes no design, na tecnologia, nas artes e nas ciências sociais. Docente nesta instituição, Keller desenvolve trabalho como artista multimédia, designer, escritor e músico. Em colaboração com Carla Leitão, fundou o Estúdio AUM, um gabinete de arquitetura, media e design que trabalha entre Lisboa e Nova Iorque, em projetos, instalações de novos media, exposições e concursos.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários