Secretário de Cultura e Economia Criativa viaja para conhecer o mais tradicional festival de pipas do mundo

DO TEXTO:

Ruan Lira quer trazer o festival chinês da cidade de Weifang para o Rio de Janeiro

Em janeiro deste ano, a SECEC-RJ renovou seus laços de amizade com a China, através da assessoria de Relações Internacionais, a fim de estreitar o intercâmbio cultural e movimentar a economia criativa do nosso estado.

Logo no primeiro contato nasceu a ideia, conjunta, de promover o famoso Festival de Pipas Chinesas em terras cariocas. O evento acontece tradicionalmente na cidade de Weifang, localizada na província de Shandong, na costa leste da China. O festival é realizado todo mês de abril, quando se comemora o início da primavera, e acolhe participantes de 40 países. É uma versão moderna do Qingming, quando milhares de pipas foram levadas ao céu entre os séculos XVI e XVII com intuito de homenagear os antepassados e espantar qualquer má sorte na nova estação.

Em prol da consolidação do projeto, que busca trazer o festival para o Rio, Ruan Lira foi convidado, pela delegação de Weifang, em conjunto com o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro e a Federal Internacional de Pipas, para participar do 36° edição do festival. O Secretário embarcou rumo às terras chinesas na sexta-feira (18/04), onde permaneceu até  segunda-feira (24/04).

Legenda da foto:

Secretario de Cultura e economia Criativa Ruan Lira 

Chefe de Gabinete Bruno Albenaz

Assessora Chefe de Relações Internacionais Tali Igrejas

Cônsul Geral Li Yand. 

Cônsul Comercial Xu Yuansheng 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários