ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

4/21/2019

Problemas no menisco: saiba como tratá-los


Especialista esclarece dúvidas sobre lesões na estrutura do joelho e formas de tratamento

Localizado entre a tíbia e o fêmur, os meniscos são duas cartilagens fibrosas que funcionam como amortecedores da carga que aplicamos sobre o joelho ao andar ou praticar exercícios. Apesar da capacidade de suportar o contato entre a tíbia e o fêmur, é comum que movimentos em falso, prática esportiva sem tênis adequado ou excesso de peso causem lesões no menisco.

Os principais sintomas são facilmente perceptíveis: dores agudas no joelho, inchaço, presença de estalos na região e, em casos mais graves, bloqueio da articulação. “A boa notícia é que essas lesões geralmente são detectadas precocemente e corrigidas por meio de tratamentos minimamente invasivos. Por isso a importância de visitar um médico já no começo do desconforto”, afirma o ortopedista e fundador da SOU, rede de clínicas médicas paulistana especializada em ortopedia, Dr.º Pedro Baches Jorge.

O especialista pontua que nos casos de problemas em que há apenas inflamação ou inchaço leves, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, repouso, fisioterapia ou infiltração de ácido hialurônico para aliviar o incômodo. Porém, se há o rompimento da estrutura meniscal em que o movimento do joelho é comprometido, o ideal é recorrer à artroscopia, método cirúrgico realizado para tratar lesões no menisco. 

“Dependendo de cada paciente, essa cirurgia pode ser realizada em apenas 30 minutos”, esclarece. O período de recuperação também varia de acordo com a gravidade de cada caso, sempre seguindo à risca as recomendações médicas, para não comprometer a recuperação.

Fortalecer a musculatura próxima à articulação com a prática de musculação e alongar-se antes e depois dos exercícios físicos ajudam a prevenir o problema. “É importante também sempre usar tênis adequado para a atividade escolhida e seguir as orientações do treinador responsável pela aula, para evitar lesões por má execução dos exercícios”, finaliza.   

Sobre a SOU:
Fundada em 2008 pelo Dr. Pedro Baches Jorge, mestre e doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo e Diretor científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE), a SOU é uma clínica médica especializada em ortopedia e medicina do esporte, com equipe médica composta por profissionais altamente capacitados para diagnosticar e tratar desde esportistas amadores à atletas de alto rendimento. Possui três unidades na capital paulista, respectivamente nos bairros Bela Vista, Vila Mariana e Ipiranga. Para saber mais, acesse: www.clinicasou.com.br.
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COPIE O SEU EMOTICON E COLE NOS COMENTÁRIOS


👍😀😁😄😇😉😊😋😌😍😎😏😐😕😘😛😞😤😥😧😩😭😮😰😴🐞🐢👄💗💙👻👽🎃🎄🎅🎂🍺🍻🍹🍷

VARIAÇÕES EM A DISTÂNCIA (PARTE 2 DE 2)

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil