Primeira edição do evento Filatelia promove shows de Arthus Fochi, Ivo Vargas, Bê e os Botos e Marcos Mesmo na Audio Rebel

DO TEXTO:
Arthus Fochi _Crédito Amina Nogueira

Coletivo reúne selos Cantores del Mundo, Porangareté e Athanor na casa em Botafogo

Alguns dos mais importantes selos independentes no cenário carioca unem forças em uma só noite em Botafogo. As labels Porangareté, Cantores del Mundo e Athanor promovem shows com o melhor de seus lançamentos mais recentes na noite de 24/04 (quarta-feira), a partir das 20h, na Audio Rebel. A primeira edição do evento Filatelia, que inaugura uma parceria com a casa, recebe shows de Arthus Fochi, Ivo Vargas, Bê e os Botos e Marcos Mesmo, com ingressos a R$ 20.

A Filatelia é um agregado de selos que desagua num coletivo de artistas que fazem música brasileira de todos os povos do mundo. A ideia é fazer a arte girar sobre um eixo mais justo e igualitário, longe de machismo, racismo, homofobia, misoginia, intolerância religiosa e injustiça social. O coletivo faz canções de todos os amores, até os impossíveis, em tom maior e menor, em ritmos quadrados e quebrados, em português, em espanhol, em portunhol. 

Nessa primeira noite festiva na Audio Rebel, a programação desfila alguns dos mais promissores trabalhos autorais do cenário. É o caso de Arthus Fochi, que lançou o álbum “Suvaco do Mundo”, em 2017, onde atesta sua habilidade enquanto letrista e intérprete, tanto no violão quanto no vocal. Desde 2007, ele investiga sons e ritmos sul-americanos efetuados em residências artísticas em vários países. 

Essa busca ganhou contornos profissionais com Cantores del Mundo, selo cedido a ele em 2015 por Tita Parra, neta da folclorista icônica Violeta Parra. Hoje, a gravadora é gerida por Fochi com o produtor musical Guilherme Marques, e estende sua atuação por meio de parcerias no Uruguai, Argentina e Venezuela. Ao longo de 2018 e continuando em 2019, Fochi realiza o projeto Ano Sabático, que visa a unir o compositor a parceiros em singles que formarão um álbum. Entre os convidados dos singles, nomes como Chico Chico, Julia Vargas, Ana Frango Elétrico, Juliana Linhares (Pietá) e o cantor venezuelano José Delgado. 

Ivo Vargas

Já Ivo Vargas é violonista, cantor e compositor que já soma 17 anos de carreira com projetos como Giras Gerais, Dois Varguinhas, Rio Rosa e o Gilberto e seus Caetanos. Em 2016 foi terceiro lugar em um dos festivais mais concorridos do Brasil, o Botucanto, com sua composição de nome “Atravessei o mar e o travesseiro”. Em 2018, foi primeiro lugar no Festival Caiçara com sua composição chamada “Ave Voz”, representada pelo projeto com sua irmã Júlia Vargas, o Dois Varguinhas. Em 2017 monta o projeto Rio Rosa em parceria com o argentino Nicolás de Francesco e corre a América Latina e a Europa tocando suas canções. Ivo teve recentemente uma música de sua autoria, “Pedra Dura”, gravada por Júlia Vargas (com participação de Ney Matogrosso) em seu elogiado álbum “Pop Banana”. Em breve, o artista lança seu primeiro disco via Cantores del Mundo.

Marcos Mesmo-Crédito Gabriel Castilho

Marcos Mesmo também se apresentará com suas canções autorais. O artista é um dos novos compositores da cena carioca. Sua canção “A vida não é sopa" também entrou no disco “Pop Banana”, de Júlia Vargas, comprovando a irreverência de sua poesia.

Já Bebê e Os Botos vai do carimbó à bossa, com groove e poesia. A banda lançou, via Athanor, seu EP de estreia no final de 2018, em fevereiro já divulgaram seu segundo compacto e trabalham atualmente no terceiro, intitulado “Nas Tempestades do Sol”, realizado por meio de um financiamento coletivo. 

Esse encontro acontece na casa de todas as tribos em Botafogo. A Audio Rebel é um charmoso sobrado com sala de shows, estúdios de gravação e ensaio, loja de discos e oficina de luthieria. O espaço fica na Rua Visconde de Silva, 55.

SERVIÇO:
Filatelia com Arthus Fochi, Ivo Vargas, Marcos Mesmo e Bebê e Os Botos
Data: 24/04/2019 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Audio Rebel
Endereço: Rua Visconde de Silva, 55 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 20
Classificação: 16 anos
Capacidade da casa: 90 pessoas (lotação máxima)
Forma de pagamento: para o ingresso, apenas dinheiro; no bar, todos os cartões de crédito
Casa equipada com ar condicionado e wi-fi gratuito
Horário de funcionamento da bilheteria: todos os dias, de 14h às 21

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários