Exposição Femininos Pessoais Transmídia

DO TEXTO:
Femininos Pessoais

A exposição Femininos Pessoais, em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, destaca 24 nomes da fotografia contemporânea feminina de diversos países que utilizam o autorretrato como forma de expressão. Ela conta com fotos impressas com 1,10m de altura ocupando todo o segundo andar do CCJF, as artes plásticas de 3 artistas convidadas que usam linguagens bem diferentes e uma projeção com outros autorretratos destas fotógrafas.

Uma novidade trazida pela exposição é a linguagem transmídia, já que ela continua na internet. Todos os visitantes são estimulados a fazer seus autorretratos e postar usando #FemininosPessoais. Assim, quem buscar nas redes sociais esta hashtag vai ver uma nova galeria, que conta tanto com as selfies feitas na exposição quanto com o que a pessoa quiser postar que represente a expressão “femininos pessoais” para ela. Na última semana da exposição serão acrescentadas à exposição as fotos postadas online em uma nova projeção.

A curadoria é da Rococó Clean e celebra a presença feminina nas artes, lembrando a necessidade de representatividade da mulher em galerias de arte, museus e centros culturais além do papel exclusivo de musa. As mulheres são grandes consumidoras de arte, criadoras de trabalhos potentes e pesquisadoras importantíssimas da cena artística contemporânea, mas sua presença e relevância no meio ainda está muito aquém do que seria justo. Femininos Pessoais tenta mudar minimamente esse cenário, uma vez que as artistas são ao mesmo tempo autoras e temas das obras, ou seja, elas detêm toda a narrativa e fazem todas as escolhas.

Femininos Pessoais

Os temas das imagens perpassam questões que vão desde a cobrança da inatingível perfeição estética até a necessidade de visibilidade da mulher na sociedade atual. Há espaço também para imagens poetizadas, para o corpo como abstração, para a reflexão, a beleza e a força da produção contemporânea destas mulheres.

A fim de conectar ainda mais o público e as artistas participantes, a exposição adiciona o perfil do Instagram associado à cada imagem. Assim todos podem conhecer melhor cada artista.

Femininos Pessoais fica em cartaz até 28 de abril.

Femininos Pessoais

FEMININOS PESSOAIS - Autorretrato
Uma exposição sobre o protagonismo feminino na fotografia
CCJF - Centro Cultural Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, Centro)
Entrada Franca

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários