Astra Investimentos mostra como Costa Rica proibiu combustíveis fósseis

DO TEXTO:

Costa Rica proibiu combustíveis fósseis e se tornou a primeira sociedade descarbonizada do mundoNovo presidente abraça a tarefa de transição completa de energia renovável

O novo presidente da Costa Rica anunciou um plano para banir os combustíveis fósseis e se tornar o primeiro país totalmente descarbonizado do mundo conta Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos.

Carlos Alvarado , um ex-jornalista de 38 anos, fez o anúncio para uma multidão de milhares de pessoas durante sua posse na quarta-feira.

"A descarbonização é a grande tarefa de nossa geração e a Costa Rica deve ser um dos primeiros países do mundo a realizá-la, se não a primeira", disse Alvarado.

Eletricidade da Costa Rica gerada por renováveis por 300 dias em 2017
Como a Costa Rica funciona com renováveis por dois meses seguidos
"Temos a tarefa titânica e bela de abolir o uso de combustíveis fósseis em nossa economia para abrir caminho para o uso de energias limpas e renováveis".

Simbolicamente, o presidente chegou à cerimônia em San Jose a bordo de um ônibus movido a hidrogênio enfatiza Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos.

No mês passado, Alvarado disse que o país da América Central começaria a implementar um plano para acabar com o uso de combustível fóssil nos transportes até 2021 - o 200º ano da independência da Costa Rica.

"Quando chegarmos a 200 anos de vida independente, levaremos a Costa Rica para a frente e celebraremos ... que removemos gasolina e diesel de nosso transporte", prometeu durante um discurso de vitória.

Energia renovável da Costa Rica

A Costa Rica já gera mais de 99% de sua eletricidade usando fontes de energia renováveis , mas alcançar o transporte zero de carbono rapidamente - mesmo em um país bem conhecido por seu compromisso ambiental - será um desafio significativo, dizem os especialistas.

José Daniel Lara, um pesquisador de energia costarriquenho da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse que a eliminação completa de combustíveis fósseis em apenas alguns anos é provavelmente irrealista - embora o plano estabeleça as bases para uma ação mais rápida em direção a esse objetivo.
"Uma proposta como essa deve ser vista por seu valor retórico e não por sua precisão técnica", disse Lara.

Oscar Echeverría, presidente da Associação de Importadores de Veículos e Máquinas, disse que a transição dos combustíveis fósseis para o transporte não pode ser apressada, já que o mercado de transporte limpo ainda está subdesenvolvido.

“Se não houver infra-estrutura anterior, competência, preços acessíveis e gerenciamento de resíduos, estaríamos levando este processo ao fracasso. Precisamos ter cuidado ”, disse Echeverría.

Mas a economista Monica Araya, especialista em sustentabilidade da Costa Rica e diretora da Costa Rica Limpia, que promove energia renovável e transporte elétrico, disse que em um país que já está se afastando rapidamente dos combustíveis fósseis, o foco no transporte-um dos últimos grandes desafios- poderia envie uma mensagem poderosa para o mundo conta Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos.

“Livrar-se dos combustíveis fósseis é uma grande ideia vinda de um pequeno país. Essa é uma ideia que está começando a ganhar apoio internacional com o surgimento de novas tecnologias ”, disse ela.

O esforço da Costa Rica em direção à energia limpa não enfrenta nenhuma reação de grande escala, em parte porque o país não possui uma indústria de petróleo ou gás significativa.

De acordo com Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos, a demanda por carros está aumentando, assim como o uso de outros sistemas de transporte, e isso pode ser um dos maiores desafios para atingir a nova meta. Segundo dados do Registro Nacional - a agência de registros do país - havia duas vezes mais carros registrados do que bebês nascidos em 2016.

O transporte é hoje a principal fonte de emissões climáticas do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do país, 64% das emissões da Costa Rica vêm do uso de energia, e mais de dois terços disso vem do transporte.

Segundo dados do relatório do Estado da Região, elaborado por um conselho de líderes de universidades da Costa Rica, o transporte público tem lutado para atender às necessidades de transporte do país.

Como resultado, a demanda por veículos particulares aumentou dramaticamente, com a indústria automobilística crescendo 25% só em 2015, tornando a Costa Rica um dos mercados de automóveis que mais cresce na América Latina, de acordo com o relatório.

Veja mais de Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos:

https://marcalegal.com.br/servicos/andrew-charles-jenner-como-escolher-uma-empresa-de-gerenciamento-de-energia/
https://marcalegal.com.br/economia/andrew-charles-jenner-conta-os-segredos-de-gerenciamento-de-energia-para-empresas/
https://inforex.com.br/economia/andrew-charles-jenner-fala-sobre-10-estrategias-para-melhorar-a-eficiencia-de-energia-da-sua-empresa/
https://revistaamazonia.com.br/andrew-charles-jenner-a-febre-da-gestao-de-energia/
https://globoplay.globo.com/busca/?q=Astra%20Investimentos
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2016/10/campinas_e_rmc/454052-forca-tarefa-alavanca-polo-tecnologico.html
https://www.portalsplishsplash.com/2019/04/astra-investimentos-explica-como.html
https://www.mtitecnologia.com.br/astra-investimentos-compartilha-guia-para-a-energia-geotermica-domestica/
https://marcalegal.com.br/economia/astra-investimentos-mostra-25-maneiras-que-sua-empresa-pode-economizar-em-energia/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários