ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/12/2019

Sífilis- O Perigo está ao lado!


"Uma epidemia gravíssima e silenciosa desta DST está se alastrando no país". 

O Ministério da Saúde decretou a epidemia da sífilis em outubro de 2016 e os casos no Brasil não param de crescer, assustadoramente. Essa elevação expressiva de casos é principalmente uma consequência da falta de proteção nas relações sexuais. A doença é transmitida, sobretudo, por via sexual (inclusive relações anais e orais). A transmissão também pode ocorrer por transfusão sanguínea. “Apesar de toda a divulgação feita hoje pelas mídias sociais e pelo ministério da saúde, no Brasil, muitas pessoas não usam preservativo. Outra questão que facilita o contágio, é que os sintomas iniciais podem ser discretos e passam despercebidos”, relata a médica infectologista Dra. Dania Abdel Rahman do Hospital Albert Sabin em São Paulo.

Existem 3 apresentações da sífilis, classificadas em primária, secundária e terciária. A primária consiste na lesão genital, indolor e que costuma ser única. Sua evolução é autolimitada, desaparecendo sozinha em poucos dias, o que torna a sífilis uma DST silenciosa e extremamente perigosa, pois a manifestação secundária, que aparece alguns meses depois, são lesões cutâneas no corpo todo, inclusive nas palmas e plantas, que podem ser facilmente confundidas com alergias de pele. Segundo a Dra Dania, caso a doença não seja tratada nessa fase pode evoluir para a forma mais grave: a terciária, onde o comprometimento é mais grave por ser orgânico. Ou seja, são comprometidos órgãos importantes como cérebro, coração, intestino, entre outros. O tratamento, quando no início é simples, feito geralmente com penicilina.

“Outra atenção importante, é no caso de mulheres que já foram contaminadas e desejam engravidar. Se tratadas corretamente, podem ter filhos e amamentar normalmente, no entanto, se a doença não foi cuidada devidamente, o risco de transmissão para o feto é altíssimo durante a gestação, levando a malformações graves e até à morte do mesmo. Na amamentação não há evidências de transmissão”, explica.

A sífilis tem cura quando tratada adequadamente, caso contrário pode matar. Formas como a neurológica ou cardíaca podem ser extremamente graves, levando ao óbito.

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Oferecer atendimento humanizado e de qualidade, sempre com cuidado, respeito e atenção são alguns dos valores que orientam o Hospital Albert Sabin. Atuando desde a década de 1970, o HAS conquistou a confiança de pacientes, médicos e moradores da zona oeste da capital paulista. Situado na Lapa, em 2014 iniciou um processo de revitalização e ampliação, dobrando seu número de leitos e modernizando todo seu centro médico. Seus apartamentos dispõem de confortáveis instalações, completo serviço de hotelaria e gastronomia personalizada.

Outro destaque do hospital é sua UTI. Totalmente reformada e com o que há de mais avançado em termos de equipamentos e tecnologia, coloca o HAS em posição de vanguarda e no círculo dos melhores e mais conhecidos hospitais da região. Em 252 m² de área total – 461m² quando concluída a 2ª fase da reforma - os novos leitos contam com toda a estrutura para a supervisão e apoio ao paciente, “Devido ao alto padrão tecnológico de monitoração central, o corpo clínico e enfermagem conseguem acompanhar em tempo real, sem precisar estar à beira do leito, todas as informações pertinentes à saúde do paciente, favorecendo o tempo de resposta em casos de intercorrências” afirma Renan Silva, gerente de operações do hospital.

Com o lema “Sua Vida Tem o Nosso Cuidado”, o Hospital Albert Sabin vai muito além de medicina de excelência e tecnologia de ponta. Busca também a humanização hospitalar, que consiste em práticas de empenho máximo para melhorar a experiência do paciente, de modo que seu ponto de vista seja considerado ao longo de toda a sua jornada no hospital. Tais práticas estendem-se também ao ambiente físico e aos familiares dos enfermos.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Também conhecido pelo seu notável setor de cardiologia, se tornando, inclusive, também uma referência, o HAS se diferencia pelo seu atendimento cardiológico, contando com pronto atendimento da especialidade, com a UCO (Unidade Coronariana) e realizando procedimentos de cateterismo, angioplastia e demais cirurgias.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes. “Percebemos que ao atingir um alto nível de satisfação no atendimento, conseguimos melhorar a experiência do usuário e diminuir os níveis de ansiedade e tensão em nossos pacientes”, complementa Silva.

SERVIÇO:
Endereço
Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP
Central de atendimento
(11) 3838 4655

Site
http://www.hasabin.com.br

Convênios atendidos ACM SÃO PAULO - ALLIANZ SAÚDE – AMEPLAN – APCEF - AXA ASSISTANCE - BRADESCO SAÚDE - BRASIL ASSISTÊNCIA – CAASP – CABESP - CAU/SP - CARE PLUS - CENTRAL NACIONAL UNIMED – CET - CRECI/SP - CRUZ AZUL SAÚDE - FUNDAÇÃO CESP - GAMA SAÚDE - GEAP SAÚDE - GRUPO NOTRE DAME INTERMÉDICA - GOLDEN CROSS - LIFE EMPRESARIAL SAÚDE – MEDISERVICE – OAB – PLASAC – PORTOMED - PORTO SEGURO - SANTAMÁLIA SAÚDE - SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE - SBC SAÚDE – SEPACO - SIND. DAS BORRACHAS - SISTEMA TOTAL DE SAÚDE - SOMPO SAÚDE – SULAMÉRICA - UNIMED FESP – UNIMED SEGUROS
Rosemeire Barbosa- Estúdio Azul

Sobre a autora

Rosemeire Barbosa- Estúdio Azul - Natural e residente na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, formada em Magistério pela E.E.S.G. “Sud Mennucci” com habilitação para exercer a profissão de professora em 1996. Aprovada no Concurso Público de prova e Títulos para provimento de emprego de Professor do Ensino Fundamental em 14 de janeiro de 1999. Em 1 de fevereiro de 2001, foi contratada pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, na pasta da Secretaria da Educação com habilitação para alunos do 1º ao 5º ano. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

19 ABRIL - ANIVERSÁRIO DE ROBERTO CARLOS E DIA DO ÍNDIO

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil