Renan Batista Silva mostra robô que pode te entrevistar para seu próximo emprego

DO TEXTO:
Renan Batista Silva mostra robô que pode te entrevistar para seu próximo emprego 

Você Está Contratado

A próxima vez que você fizer uma entrevista para um emprego, o recrutador que você precisa impressionar pode não ser humano, mostra Renan Batista Silva neste video.

Desde outubro, a agência sueca de recrutamento TNG tem usado um robô artificialmente inteligente chamado Tengai para conduzir entrevistas de teste no lugar de um recrutador humano. A partir de maio, o dispositivo começará a entrevistar candidatos para trabalhos reais com o objetivo de eliminar os preconceitos que os recrutadores humanos trazem para o processo de contratação - um exemplo encorajador de uma IA eliminando a discriminação em vez de amplificá-la.

Tengai Perfeito
Tengai é o trabalho da Furhat Robotics, uma startup de conversação sobre IA e robótica social. Furhat projetou a cabeça do robô para ser colocada em uma mesa onde fica a cerca do nível dos olhos de um candidato a emprego. Em seguida, ele faz uma série de perguntas para a pessoa, com sua voz e rosto projetados para imitar inflexões e expressões humanas.

Ao contrário de um recrutador humano - que pode desenvolver preconceitos inconscientes sobre um candidato baseado em qualquer coisa, desde seu gênero e etnia até a forma como eles respondem a conversas informais antes da entrevista -, Tengai fará todas as perguntas na mesma ordem e da mesma maneira.

Em seguida, ele fornece um recrutador humano com uma transcrição das respostas do candidato para que ele possa tomar uma decisão sobre se deve ou não avançar com essa pessoa.

Eventualmente, Furhat espera programar o robô para tomar suas próprias decisões sobre quais candidatos devem prosseguir para a próxima rodada de entrevistas. Ele já tem uma versão em inglês do bot em desenvolvimento, com planos para implementá-lo no início de 2020.

Entrega Robótica
De acordo com uma recente pesquisa da TNG, 73 por cento dos candidatos a emprego na Suécia acreditam ter sido discriminados durante o processo de candidatura a emprego. Ao substituir o recrutador humano pela Tengai, a TNG e a Furhat acreditam que podem tornar o processo de triagem mais justo e, ao mesmo tempo, fornecer um toque “humano”.

"Eu fiquei bastante cético no início antes de conhecer o Tengai, mas depois da reunião fiquei absolutamente impressionado", disse Petra Elisson, a profissional de saúde que esteve envolvida nos testes, à BBC . “No começo eu realmente senti que era um robô, mas quando fui mais fundo na entrevista eu esqueci completamente que ela não é humana.”

Quanto a garantir que a Tengai não reflita os preconceitos de seus criadores e dados de treinamento - um problema que surgiu com outras IAs - o cientista chefe da Furhat, Gabriel Skantze, disse à Renan Batist Silva que a empresa está fazendo questão de conduzir entrevistas de teste com uma mistura diversificada de recrutadores e voluntários antes que a Tengai esteja em posição de realmente decidir o destino do emprego de um candidato.

Unbiased Recruiter Robot - Furhat Robotics

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários