ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/01/2019

[Embrapa no Maranhão] Profissionais são capacitados para iniciar projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão


Profissionais são capacitados para iniciar projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão

Em continuidade às ações para operacionalização do projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão, foi realizado, nos dias 21 e 22 de março, na Embrapa Cocais, o curso de aperfeiçoamento profissional em fundamentos da produção orgânica de hortaliças. Ministrada por especialistas da Embrapa Hortaliças, a capacitação teve a participação de engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e profissionais de áreas correlatas das instituições públicas municipais envolvidas. 

O objetivo foi nivelar o conhecimento das técnicas da produção orgânica de hortaliças, considerando a legislação brasileira e os mais avançados resultados da pesquisa agrícola. Foram abordados temas como princípios da produção orgânica, nutrição na perspectiva orgânica, produção de mudas, manejo ecológico de pragas, manejo integrado de doenças e de nematoides, cultivo protegido e cultivo hidropônico, cultivo de hortaliças tradicionais, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) e pós-colheita.

O projeto Hortas Pedagógicas é uma semente para uma política pedagógica de segurança alimentar e nutricional no Maranhão. Faz parte da parceria entre a Embrapa e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), atual Ministério da Cidadania. No estado, são responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais, secretarias municipais de São Luís (Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Segurança Alimentar, Planejamento e Desenvolvimento) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão - Agerp, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário