[Embrapa no Maranhão] Profissionais são capacitados para iniciar projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão

DO TEXTO:

Profissionais são capacitados para iniciar projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão

Em continuidade às ações para operacionalização do projeto Hortas Pedagógicas no Maranhão, foi realizado, nos dias 21 e 22 de março, na Embrapa Cocais, o curso de aperfeiçoamento profissional em fundamentos da produção orgânica de hortaliças. Ministrada por especialistas da Embrapa Hortaliças, a capacitação teve a participação de engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e profissionais de áreas correlatas das instituições públicas municipais envolvidas. 

O objetivo foi nivelar o conhecimento das técnicas da produção orgânica de hortaliças, considerando a legislação brasileira e os mais avançados resultados da pesquisa agrícola. Foram abordados temas como princípios da produção orgânica, nutrição na perspectiva orgânica, produção de mudas, manejo ecológico de pragas, manejo integrado de doenças e de nematoides, cultivo protegido e cultivo hidropônico, cultivo de hortaliças tradicionais, Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) e pós-colheita.

O projeto Hortas Pedagógicas é uma semente para uma política pedagógica de segurança alimentar e nutricional no Maranhão. Faz parte da parceria entre a Embrapa e o antigo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), atual Ministério da Cidadania. No estado, são responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais, secretarias municipais de São Luís (Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – NEA, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Segurança Alimentar, Planejamento e Desenvolvimento) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão - Agerp, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários