Concerto Especial CARLITOS VIEIRA DIAS & VIOLÃO | CCCP Luanda 15/03

DO TEXTO:

O CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS tem o prazer de acolher, no dia 15 de Março de 2019 (6ª feira), pelas 19H00, o Concerto Especial CARLITOS VIEIRA DIAS – Voz e Violão, no âmbito do Projecto CANÇÃO DOS MESTRES, numa parceria com a Produtora MASSEMBA JAZZ, produtora do projecto.  

CARLITOS VIEIRA DIAS, Mestre da guitarra angolana vai brindar os seus fãs e o público em geral, com um repertório que integrará clássicos da Música angolana, sobretudo da sua autoria e da autoria de seu pai, Mestre Liceu Vieira Dias, lendário fundador do grupo Ngola Ritmos e criador do Semba. Entre outros temas, interpretará “Colonial”, “Muxima”, Mbiri-Mbiri” e Palame.

CARLITOS VIEIRA DIAS é reconhecido internacionalmente pelo seu ritmo peculiar de dedilhados e solos característicos em andamento de terceiras nas cordas de nylon. Colado às harmonias e ao fraseado dissonante, característico do jazz, introduziu novas sonoridades à estrutura tradicional de execução do Semba no Violão. Personalizou um ritmo, que facilmente o identifica, na linha de continuidade e modernização da estrutura rítmica, harmónica e melódica do Semba Canção. CARLITOS VIEIRA DIAS é considerado o criador da batida do Semba no Violão. 

CARLITOS VIEIRA DIAS, filho de Carlos Aniceto Vieira Dias, nasceu a 17 de Novembro de 1949, em Luanda. Ajudou a fundar os mais paradigmáticos agrupamentos musicais angolanos e conviveu com grandes nomes da música angolana, como Eleutério Sanches, Tonito, Sara Chaves, Llly Tchiumba, Garda e seu conjunto, Alberto Teta Lando, Rui Mingas, Vun-Vun e Alba Clington.

CARLITOS VIEIRA DIAS integrou vários grupos, designadamente “Os Pérolas” (1959-60), “Gingas” (1966), “Negoleiros do Ritmo” (1967), “Kiezos” (1968), “África Show” (1969) e “Merengues” (1974). Guitarrista de grande versatilidade e notável criatividade, ajudou a fundar o agrupamento “Semba Tropical” (1985), “Banda Maravilha” (1993) e a “Banda Xangola” (1996).   

O Camões/Centro Cultural Português, no quadro do seu desígnio de promover a arte e apoiar os artistas, patrocina o Concerto CARLITOS VIEIRA DIAS – Voz e Violão, através da cedência gratuita do seu Auditório e do apoio à respectiva produção e divulgação, sem quaisquer contrapartidas. Disponibiliza ainda o seu espaço para a aquisição dos bilhetes, que estarão à venda, no Centro Cultural, a partir de dia 7 de Março de 2019 (5ª feira), ao preço de 6.000,00 Kwanzas, nas horas normais de expediente:

>  De 2ª a 5ª feira: das 08H30 às 17H00
> 6ª feira: das 09H30 às 13H30
>  Sábado: das 09H30 às 12H30  

Carlitos Vieira Dias - Lemba

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários