ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

3/01/2019

Bloco do Sargento Pimenta | Desfile 2019

BLOCO DO SARGENTO PIMENTA DESFILA DIA 4 DE MARÇO NO ATERRO DO FLAMENGO

O amor é revolucionário. Partindo desse mote, o Bloco do Sargento Pimenta apresenta no Rio de Janeiro seu nono desfile de rua, embalado por um repertório que une ritmos brasileiros às músicas dos Beatles. Com o tema "rEVOLution is all we need!", os integrantes do bloco tomam conta do Aterro do Flamengo, altura do Monumento aos Pracinhas, na segunda-feira de Carnaval, 4 de março, às 10h. O desfile tem os patrocínios da Antarctica / Boa, Booking.com e Uber. 

Entre as novidades, haverá uma suíte com três músicas em sequência que falam sobre o assunto: "All You Need is Love", "Give Peace a Chance" e "Imagine". Os foliões vão poder conferir os novos arranjos para "Blackbird", em ritmo de coco, e "Don't Let Me Down", com pegada de maracatu da Nação Leão Coroado, além de novas músicas - os xotes "Michelle" e "Mother Nature Son" estão confirmados. Uma surpresa está sendo preparada pelas atrizes Anna Terra e Laura Becker, com elementos cênicos e de movimento que envolvem a bateria e o público. O bloco está trazendo para o Rio um quarteto que fez sucesso no desfile de São Paulo: bonecos gigantes representando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, confeccionados pelos artesãos Adilson Akira Takahashi e Regina Rodrigues.

O grupo chega embalado pelo lançamento do single  e do clipe de "Don't Let Me Down". O clássico dos Beatles ganhou versão apimentada, produzida em parceria com Pedro Tie, em ritmo de ijexá com reggaeton e doses de funk carioca. Filmado por Pedro Pipano e Tiago Rios em um terraço em Copacabana, o clipe faz referências ao "rooftop concert", que viria a se tornar a última apresentação pública do quarteto de Liverpool, há 50 anos. E, já de olho em 2020, quando faz seu décimo desfile, o Bloco do Sargento Pimenta vai lançar a campanha: "Vem, Ringo!". A ideia é comemorar esses dez anos com a presença de um ex-Beatle.

Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções do quarteto de Liverpool, o repertório do desfile inclui ainda o maracatu "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", o jongo "She's Leaving Home", a ciranda "Yellow Submarine", o ijexá "Twist And Shout", o samba-reggae "Help!", o funk "A Hard Day's Night", o batidão "Ticket To Ride", as marchinhas "She Loves You" e "All My Loving", o baião "Can't Buy Me Love", o samba "I Want To Hold Your Hand" e a quadrilha "Here Comes The Sun", entre outras.

A banda, formada por guitarras, baixo, saxofone, trombone e trompetes, ganha o peso da bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô, além da pandeirola. O cuidado com o figurino chama atenção: a banda se apresenta com roupas exclusivas, inspiradas na capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". 

O Bloco do Sargento Pimenta foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. Surgiu a ideia de mesclar a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba e, em 2011, veio o primeiro desfile. De lá pra cá, o grupo arrastou multidões por onde passou, levando 500 mil pessoas ao carnaval carioca de 2017; fez o Príncipe Harry, da Inglaterra, cair na folia; comandou o carnaval brasileiro em Hackney, durante as Olimpíadas de Londres; e voltou à terra natal dos Beatles em 2013 para algumas apresentações - uma delas no Cavern Club, lendário clube de Liverpool onde o quarteto começou a fazer sucesso.

SERVIÇO:
DESFILE DO BLOCO DO SARGENTO PIMENTA NO RIO DE JANEIRO
Patrocínios: Antarctica / Boa, Booking.com e Uber
Realização: Music Tour
Data: 04/03/2019, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento aos Pracinhas
Entrada gratuita

Bloco do Sargento Pimenta feat. Pedro Tie - Don't Let Me Down
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

GALERIA DA LUSOFONIA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil