33ª Bienal de São Paulo viaja a 8 cidades em 2019

DO TEXTO:
Obra de Alejandro Corujeira na 33ª Bienal de São Paulo.© Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo

Promovido pela Fundação Bienal em parceria com diferentes instituições culturais, programa leva recortes da mostra a cidades no Brasil e exterior

A Fundação Bienal dá início, em março de 2019, ao programa de itinerâncias da 33ª Bienal de São Paulo - Afinidades afetivas, exposição que recebeu 736 mil visitantes no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre setembro e dezembro de 2018. Pela iniciativa, sete cidades brasileiras e uma no exterior já estão confirmadas para receber recortes da mostra: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP), Juiz de Fora (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Medellín (Colômbia).

Para a realização do programa, foram firmadas parcerias inéditas da Fundação Bienal com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Espírito Santo (ES), o Museu Nacional (DF), a Fundação Iberê Camargo (RS) e o Museo de Antioquia, em Medellín (Colômbia). Também foram renovadas as colaborações com o Sesc SP, a Fundação Clóvis Salgado (MG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

“A Bienal de São Paulo é um patrimônio cultural de todo brasileiro, e para ampliar o acesso a seus conteúdos, a Fundação Bienal correaliza, com instituições culturais parceiras, o programa de mostras itinerantes. Além das exposições, a iniciativa inclui ações educativas e de difusão, estando alinhada à missão da Fundação de integrar cultura e educação à vida cotidiana”, afirma José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal.

As itinerâncias da 33ª Bienal de São Paulo foram concebidas pelo curador convidado Jacopo Crivelli Visconti como novas experiências em relação ao projeto original elaborado pelo curador geral da mostra, Gabriel Pérez-Barreiro. A exposição realizada em São Paulo era constituída por um conjunto de elementos: o conceito geral da exposição; as sete diferentes mostras organizadas por sete artistas-curadores; as participações individuais de artistas convidados diretamente pelo curador geral; e ainda as relações que se criavam entre todas essas instâncias.

Para as itinerâncias, buscou-se enfatizar onde obras, artistas e pensamentos que apareciam, na 33ª Bienal, separados e distantes, aproximam-se e se atraem reciprocamente, assim como as moléculas e os elementos citados por Goethe em seu romance As afinidades eletivas (1809), uma das referências do projeto de Pérez-Barreiro. Neste sentido, as exposições que irão circular em 2019 não replicam literalmente o que se viu na última Bienal, mas apresentam diferentes associações e relações a partir de recortes de obras e artistas.

Ações de Difusão

O programa de mostras itinerantes irá promover ações para professores, educadores e mediadores de público das instituições parceiras do programa. A partir dos conteúdos da 33ª Bienal e da publicação educativa feita para a mostra, Convite à atenção, as ações propõem exercícios que convidam as pessoas a estarem atentas para a experiência com a arte em diversos contextos, desde o encontro com a obra até o compartilhamento da reflexão sobre ela.

Sobre o programa de mostras itinerantes

O programa de mostras itinerantes com seleções de obras da Bienal de São Paulo é uma iniciativa que chega em 2019 à sua quinta edição. A itinerância da 32ª Bienal, em 2017, percorreu 13 cidades, sendo duas no exterior, e recebeu um público total de 650 mil visitantes. Para a realização das Itinerâncias da 33ª Bienal foram firmadas parcerias inéditas com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Espírito Santo (ES), o Museu Nacional (DF), a Fundação Iberê Camargo (RS) e o Museo de Antioquia, em Medellín (Colômbia). Também foram renovadas parcerias com o Sesc SP, a Fundação Clóvis Salgado (MG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

33ª Bienal de São Paulo - Afinidades afetivas 
Itinerâncias

Belo Horizonte (MG)
Palácio das Artes
9/3 - 2/6
Av. Afonso Pena, 1537
Terça a sábado, 9h30 às 21h, domingo, 9h30 às 18h
Entrada gratuita

Campinas (SP)
Sesc Campinas
19/3 - 16/6
Rua Dom José I, 270/333
Terça a sexta, 8h30 às 21h30, sábado, domingo e feriados, 9h30 às 18h
Entrada gratuita

Vitória (ES)
Palácio Anchieta
23/3 - 30/6
Praça João Clímaco, 142
Terça a sexta, 9h às 17h, sábado e domingo, 9h às 16h
Entrada gratuita

São José do Rio Preto (SP)
Sesc Rio Preto
27/9 - 24/10
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333
Terça a sexta, 8h30 às 21h30, sábado, domingo e feriados, 9h30 às 18h
Entrada gratuita

Juiz de Fora (MG)
Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
data a confirmar
R. Benjamin Constant, 790

Brasília (DF)
Museu Nacional
data a confirmar
Setor Cultural Sul Lote 02 - Esplanada dos Ministérios

Porto Alegre (RS)
Fundação Iberê Camargo
data a confirmar
Av. Padre Cacique, 2000

Medellín (Colômbia)
Museo de Antioquia
data a confirmar
Cl. 52 #43, Medellín

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários