Histórias do trajeto do maestro Eduardo Lages (4)

DO TEXTO:

31 de outubro de 2018

Correio Braziliense 
IIrlam Rocha Lima

Pianista Eduardo Lages se apresenta com Marina Elali em homenagem ao Rei
O show no Espaço Cultural do Choro será baseado no repertório de Roberto Carlos

O maestro e pianista Eduardo Lages perdeu a conta de quantas vezes esteve em Brasília, com Roberto Carlos — a mais recente foi em 11 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Como protagonista, ele  fez três shows na capital, todos em eventos corporativos. Nesta quarta-feira (31/10), de volta à cidade, ocupa o palco do Espaço Cultural do Choro, ao lado da cantora Mariana Elali.

“Nunca me imaginei encarando a plateia, num show solo. Mas, há 14 anos, o publicitário Marco Vinicius Bucar, de quem me tornei amigo, apresentado pelo Roberto, me convenceu a vir a Brasília para um recital de piano, numa convenção, no hotel Blue Three. Foi a minha estreia”, lembra Lages. “Me recordo que, à época, estava fazendo uma série de apresentações com o Emílio Santigo, um dos maiores intérpretes da MPB”.

Depois disso, ele retornou em outras duas oportunidades e, numa delas, no Estádio Mané Garrincha, teve a companhia em cena de ninguém menos que Zico, o maior ídolo da torcida do Flamengo. “Foi algo diferente do que havia feito até então. Enquanto eu tocava canções do Roberto, ele contava histórias dos bastidores do futebol, e, obviamente, foi muito mais aplaudido do que eu”, conta.

Nesta noite, em Brasília, pela primeira vez, efetivamente, o pianista vai tocar para uma plateia que comprou ingresso para assisti-lo. “Tenho uma grande satisfação, por dividir a cena com Marina Elali, ótima cantora e, na minha opinião, uma das melhores intérpretes da MPB”, elogia. “Estreamos esse show recentemente no Imperator, casa de espetáculo do Méier, no Rio de Janeiro; e depois fizemos o Teatro Municipal de Niterói”, acrescenta.

Lages revela que conheceu Marina quando estava em processo de gravação de um dos discos dele. “Eu queria para a capa, a foto de um piano de cauda e alguém me falou que Marina tinha um em sua casa. Ela acabara de gravar Você, do Roberto, 

Homenagem ao Rei
Show com o pianista Eduardo Lages e a cantora Marina Elali, quarta,às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 100 e R$ 50 (meia entrada). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

14 de maio de 2018 

Diadema recebe apresentação do maestro Eduardo Lages

Por: Iago Martins

O mês de maio é marcado pelo dia em que se homenageia as mães. E para comemorar esta data, a Prefeitura de Diadema receberá, no dia 20, o maestro Eduardo Lages. A apresentação ocorre no Teatro Clara Nunes, às 19h e, para presenciar o show gratuitamente, é preciso retirar o ingresso na bilheteria do teatro entre 14 e 18 deste mês. A distribuição é limitada. 

A iniciativa faz parte do projeto “Cultura na Cidade”, realizada pela Secretaria de Cultura, e tem como objetivo levar o acesso à cultura a vários lugares do município de forma gratuita. “Proporcionar cultura à população por meio de atividades musicais é um grande passo. Dentro desta proposta, o maestro Eduardo Lages se apresenta na cidade para homenagear as mães. A ideia é que mais ações como esta ocorram e que os munícipes não gastem com isso”, afirmou o secretario de Cultura, Eduardo Minas. 

Além disso, o show contará com a comemoração de 40 anos de trabalho do maestro junto ao cantor Roberto Carlos. Com 2.800 shows ao lado do Rei, Lages trará para Diadema histórias e músicas que marcaram época, como “Detalhes” e “Como vai Você”. 
História

A parceria com o cantor Roberto Carlos começou em 1977 e durante este período, foram feitos shows em toda América do Sul, Central e Norte, além de países europeus como Portugal, Itália, França e Espanha.  

Paralelo à parceria com Roberto Carlos, Lages também tem carreira solo. O primeiro álbum, intitulado “Emoções”, foi lançado em 2005, e conta com versões instrumentais de músicas já conhecidas nas vozes de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O segundo disco, Cenário, também tem participação dos membros da Jovem Guarda com três músicas. Versões instrumentais de músicas de Stevie Wonder e The Beatles também fazem parte do repertório. 
Lages já integrou a equipe de músicos da TV Globo e participou de 29 especiais do Roberto Carlos. Também realizou trabalhos de produção e arranjo para artistas como Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Daniella Mercury. 

Eduardo Lages convida Rosemary para show inédito

Agosto de 2018
Pianista do Rei Roberto Carlos, Eduardo Lages se apresenta em formato intimista ao lado da diva Rosemary no Teatro J. Safra, em São Paulo

O Teatro J. Safra recebe na sexta-feira, dia 4 de agosto, o show inédito “Eduardo Lages Convida”. O maestro, pianista, arranjador e produtor musical, divide o palco com a cantora Rosemary em um show inédito, pautado por um refinado repertório que passeia por entre a música popular brasileira e pela trajetória de cada um dos artistas.

Neste projeto, Eduardo Lages, que também é maestro do Rei Roberto Carlos, toca seu piano acompanhado pela bela voz de Rosemary. Entre um número e outro, Lages interage com a plateia e conta memoráveis passagens de suas experiências com alguns dos maiores artistas brasileiros com quem já trabalhou. Roberto Carlos faz parte do repertório, como também de suas histórias e curiosidades reveladas ao público, além de canções compostas pelo próprio Lages gravadas por Roberto. Aliás, do repertório de músicas gravadas pelo Rei, 19 são do maestro.

Profissional premiado, Eduardo Lages tem mais de 50 anos de carreira. Criou, durante 18 anos, vinhetas e aberturas da TV Globo e foi diretor musical de programas como “Fantástico”, “Discoteca do Chacrinha” e “Globo de Ouro”.  Trabalhou com alguns dos principais artistas nacionais e também é conhecido por ser o maestro da orquestra do cantor Roberto Carlos há quase 40 anos. No currículo, são mais de três mil apresentações com o Rei. “Sou parado nas ruas com beijos, abraços e pedidos de fotos. Depois me perguntam: Como é mesmo o seu nome? Estou acostumado e tenho orgulho de ser chamado de O Maestro do Rei durante todos esses anos”, conta Lages.

Ao se lançar neste projeto, o artista não esconde o entusiasmo em apresentar-se num formato mais intimista e dividir o palco com grandes nomes da nossa música, por quem nutre uma grande admiração: “Voltar à música da noite de certa forma me rejuvenesce e me faz relembrar os tempos em que eu tocava no emblemático Chiko´s Bar na década de 70, que na época, era o piano bar mais charmoso do Brasil”, conta Lages. “Grandes cantores saíram da noite, a exemplo de Emílio Santiago, Milton Nascimento e até mesmo do próprio Roberto Carlos. Alguns deles até hoje adoram cantar nesse tipo de formato”, revela.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários