Histórias do trajeto de Roberto Carlos (5)

DO TEXTO:

Jornalista Rui Almeida opina sobre Roberto Carlos   
(entrevista de Carlos Alberto Alves)

O Portal Splish Splash é diferente dos demais porque abarca várias temáticas, mas a música é a principal, com apoio ao Rei Roberto Carlos. Você tem Roberto Carlos na sua lista dos preferidos?

RA - Tenho, claro! Quem não tem?... A Claúdia Leitte é que o define bem: há uma espécie de "luz divina" quando ele entra em palco, uma auréola invisível que o marca, que o protege, que o estimula... Para nós, que o escutamos há décadas, há ainda a mais-valia de uma experiência tranquila, de um olhar doce, que coloca o ouvinte numa cama de nuvens quando canta... Roberto é único!

Quando uma vez escrevi, em termos de paralelo, sobre Marco Paulo e Roberto Carlos, lembro-me que o Rui Almeida comentou (sic) “que não havia comparação possível entre ambos”. Ainda hoje mantém essa mesma opinião?

RA- Evidentemente! Não se pode comparar a "sorte grande" com a "aproximação". Ainda por cima, uma aproximação que não tem nada de comum com a sorte grande. Roberto é Roberto. Marco Paulo é um cantor português de música de qualidade duvidosa, com letras lamechas, de sucesso fácil e de nicho de mercado bem definido. Não há a mínima comparação entre um "senhor do Mundo" e um cantor mundano...

Um show de Roberto Carlos em Joanesburgo seria interessante, uma vez que na África do Sul estão (emigrados) muitos brasileiros e portugueses?

RA - Seria fantástico! Esgotaria em poucas horas! Joanesburgo é um ponto obrigatório nas "tournées" dos principais nomes da música mundial, portanto, espero que Roberto Carlos inclua a África do Sul no seu roteiro. Há espaços fabulosos (o Coca-Cola Dome é o melhor exemplo), há uma ampla comunidade brasileira e, sobretudo, portuguesa, há todas as condições para esgotar um "show" de Roberto Carlos em Joanesburgo!

ANO DE 2011


Tumulto na venda de ingressos em Rio Preto

Muito tumulto e confusão marcaram o primeiro dia de vendas dos ingressos para o show do Roberto Carlos, no Rio Preto Shopping. Fãs de todas as idades passaram até seis horas na fila, que tomou um dos corredores do centro comercial e chegou até a assustar alguns lojistas. Os ingressos para arquibancada superior, a R$ 100, esgotaram em poucas horas, o que causou indignação aos fãs.

O rei fará única apresentação em Rio Preto no próximo dia 1º, no Centro Regional de Eventos. De acordo com os organizadores, 3,2 mil convites (60% do total) foram colocados à venda no Rio Preto Shoppingo. O montante se esgotou e não haverá novo lote disponível. Para atender a demanda no shopping, a compra pela internet foi bloqueada no início da manhã.

“Faltou organização. No meio da tarde, eles suspenderam a venda, que só retornou depois do protesto de quem estava na fila”, disse Leila Oliveira, 70 anos, que esperou das 13h às 18h para conseguir o convite.

Para ela, o esforço valeu à pena: “Vou assistir ao show do ‘rei’. Consegui comprar.”

“Nunca vi tanto desrespeito, porque colocaram duas meninas para atender, que não sabiam dar qualquer informação. Tinha muita idosa na fila com dores nas pernas. Foi subumano”, diz webdesigner Adriana Carvalho. Depois de cinco horas na fila, ela também conseguiu comprar.

Show no Líbano?

O show que Roberto Carlos fez na Terra Santa rendeu bons frutos.

A repercussão do espetáculo garantiu repetição em 2012.

Isso, sem falar no Líbano, onde o Rei, também, deverá se apresentar no próximo ano.

Se continuar assim, daqui a pouco esse cara vai ficar famoso.

O livro do Rei

O livro para colecionadores de Roberto Carlos, que, depois de um adiamento de dois anos, deveria sair em dezembro -- foi adiado novamente.

Roberto abriu mais um baú de fotos particulares e, em seu famoso perfeccionismo, revisa mais uma vez o material já editado de textos e ilustrações.

O "collector book" ( preço inicial de R$ 6.500,00 ) ficou para abril, aniversário do Rei.

Tony Bellotto

O convite chegara no início de 2001 na forma de um tiro disparado à queima-roupa por Luciana Braga num evento no Forte de Copacabana: "Papai quer que você participe do 'Acústico' dele".

A frase, casual e docemente proferida pelos lábios de princesa, guardava o poder destruidor de mil Fukushimas. Devo ter deixado cair a taça de Prosecco. A primeira coisa destruída, depois da taça: minha paz de espírito. Os dias seguintes foram gastos em coordenar sinapses mentais desgovernadas, surtos repentinos de egolatria e intensos abalos psíquicos e intestinais causados pelo convite.

Para homenagear os Titãs, banda na qual defendo a guitarra esquerda há três décadas consecutivas e que havia, anos antes, pescado uma canção relativamente obscura da fase soul (anos 70) de Roberto e Erasmo e a transformado num incandescente hit de fim de século, Roberto Carlos me convidava a acompanhá-lo ao violão em "É Preciso Saber Viver".

Preciso mesmo falar de quem é Roberto Carlos no Brasil? E do que é a perspectiva real de, não apenas encontrá-lo pessoalmente, mas tocar violão enquanto ele canta (e como!)?

Biografia do Rei

No passado dia 18 de Novembro a Feira Cultural da Escola Municipal Professora Olívia Caprânico, de Piracicaba-SP, contou com a participação dos alunos do 1.º Ano do Ensino Fundamental (7 anos de idade), orientados pela Prof. Rosemeire Barbosa, idealizadora do Projeto Roberto Carlos - O Mensageiro da Paz.

Show de Jerusalém passado a livro

Assessora de imprensa e diretora de comunicação, Léa Penteado vai lançar, pela Editora Globo, o livro Um show em Jerusalém — O Rei na Terra Santa, no dia 25 na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, em São Paulo, e no dia 12 de dezembro na Saraiva do Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro.

Na publicação, detalhes do show histórico de Roberto Carlos em Jerusalém, desde a concepção até os menores detalhes de sua produção. Léa trabalha há 25 anos com o empresário do cantor, Dody Sirena, e foi uma das primeiras interlocutoras quando o cantor teve a ideia de apresentar-se em Israel, logo depois de uma viagem que fez a Jerusalém. Do sim do Rei à participação da TV Globo, passando por todas as dificuldades de se produzir um evento deste porte para milhares de pessoas num país tão distante, com hábitos tão diferentes, ela conta tudo no livro.

Emoções no encerramento da turnê em São Paulo

Roberto Carlos emocionou ao fazer o show de encerramento de sua turnê em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, na noite de sexta-feira (25). Por volta das 22h10, o show começou com a orquestra executando o início da música “Como é Grande o Meu Amor Por Você”.

Em seguida, o Rei da música cantou a música “Emoções” e teve uma pequena conversa com o público. “Que prazer rever vocês. Mais uma vez no ginásio do Ibirapuera. Obrigado por terem vindo. Queria dizer muitas coisas no início deste show, mas meu negócio não é falar não. Meu negocio é cantar”, disse.

Menina de dois anos canta Roberto Carlos

Um vídeo com a pequena Isadora Propodoski Carvalho, de dois anos, cantando “Como é Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos, virou hit na internet. A gravação foi divulgada pelo pai da garotinha, o servidor público Leandro de Andrade Carvalho, que conta que a filha agora já é reconhecida nas ruas de Cuiabá, em Mato Grosso, e que ela já recebeu até sondagens para participar de publicidade de produtos de higiene.

O vídeo de "Isadorinha", como ela ficou conhecida, foi postado no dia 13 de outubro e já registrou quase 800 mil acessos até quarta-feira (23). Leandro afirmou ao G1 que ficou surpreso com a repercussão, principalmente porque as imagens foram gravadas apenas para que os familiares que não moram em Mato Grosso vissem a menina.

Rei diverte platéia com história da sua infância

Depois do grande show no Teatro Castro Alves, dia 18 de novembro, no sábado, 19, foi a vez do cantor Roberto Carlos se apresentar pela primeira vez para um público de quase cinco mil pessoas na Concha Acústica. Com a casa lotada, o cantor se emocionou com a energia do público, que a cada música vibrava e cantava junto com ele. “Nunca me emocionei tanto em um show como hoje”, disse Roberto Carlos. Entre uma música e outra, ele fez muita gente rir e se surpreender com histórias da sua infância.

Wanderléa sempre ao lado do Rei

Wanderléa planeja turnê com repertório de Roberto Carlos. A cantora fez recentemente apresentação só com músicas dele. Gostou, e decidiu ampliar o projeto.


(7 de setembro de 2011)
Luis Moniz, astrólogo no Canadá, sobre Roberto Carlos
Carlos Alberto Alves

O nosso bom amigo, Luis Moniz, astrólogo em Toronto, Canadá, acedeu, de forma notável, ao nosso convite para descrever a astrologia do Rei Roberto Carlos, ele que também, segundo me apercebi, é um fã do nosso Rei. Quando falei de Roberto Carlos, veio logo a pergunta: o cantor? É que, de fato, também poderia ser o Roberto Carlos jogador de futebol. Nesse sentido, já afloraram algumas confusões pelos nomes dos dois astros, um na música e o outro no futebol, onde foi campeão do mundo pelo Brasil e se notabilizou também num dos maiores clube do mundo, o Real Madrid.
Roberto Carlos, o Rei, nasceu a 19 de Abril de 1940, tendo, portanto, no ano em curso, completado os seus 70 anos de idade, atribulados com a morte de sua filha Ana Paula.
Quem estiver interesado poderá entrar no site de Luis Moniz, este:www.meiodoceu.com.sapo.pt.

PERSONALIDADE - A FÉ - E O CRESCIMENTO PESSOAL E SOCIAL

O Sol em Carneiro e um conjunto de Planetas na Constelação de Touro, caracterizam uma dupla personalidade na expressão da sua personalidade. Evidentemente, a dualidade é uma condição inerente a toda a humanidade.
Neste contexto, por um lado, existe ma faceta aventureira, independente, corajosa e com uma inesgotável energia.
Também, o seu Signo do Carneiro confere uma mente viva, um raciocínio rápido e uma mente aberta a novos projectos.
As faculdades intelectuais operam mais de uma forma intuitiva do que lógica, a comunicação flui rapidamente e artisticamente.
A comunicação dá-se, na maior parte dos casos, de uma forma espontânea, livre e directa.
Por outro lado, existe uma necessidade de encontrar valores concretos, práticos e compatíveis com a realidade do quotidiano.
Existe uma necessidade de assumir uma filosofia de vida pragmática, assente nas realidades palpáveis do quotidiano.
Contudo, ao longo da vida, as suas atitudes oscilam entre a sobrecompensação de valores materiais, ou a própria rejeição da matéria. Tudo depende, em última análise, daquilo que precisa de valorizar em cada momento da vida para se sentir melhor consigo próprio.
De qualquer maneira, existe uma inclinação extremamente favorável para durante a vida alargar os horizontes e perspectivas de vida.
Nestes sentido, existe uma predisposição para viagens físicas e mentais e ainda há uma necessidade de se expandir pelo contacto com outras culturas e outros modos de pensar.
As grandes questões morais ou sociais, assim como os problemas filosóficos ou existenciais, ocupam grande parte da sua busca.
A procura de novos valores e significado na vida, são questões existenciais na sua existência.
A necessidade de trocar experiências e partilhar as suas ideias com os outros faz com que adquira uma maior compreensão da realidade circundante, assim como uma boa capacidade de transmitir aquilo que apreendeu.
Muitas vezes, é uma pessoa muito ocupada a projectar e a planear o seu futuro que se esquece de o viver.
Com esta conjuntura, estão favorecidas as ocupações que envolvam arte, relações públicas e pedagogia, visto que há um desejo de partilha com os outros daquilo que se aprendeu pela sua própria vivência

OS RELACIONAMENTOS – A AFECTIVIDADE – OS AMORES

De acordo com o seu Signo do Carneiro, a sua natureza é afectiva, ardente e apaixonada.
Entretanto, por outro lado, para um bom andamento da vida sentimental, existe uma necessidade de segurança emocional e de ideias bem claras acerca do que se passa na sua vida interior.
Desta forma e de acordo com a evolução da vida, o comportamento oscila entre uma faceta afectiva, ardente apaixonada e um outro lado mais reflexivo.
Quando acentua a sua Vénus e Sol na Constelação do Carneiro, a sua imagem confere dinamismo, actividade e gosta de conquistar e de ser conquistado. Aliás, quando tem vontade de atrair alguém para a sua vida, tem uma intuição especialista em atracões instantânea e “amores à primeira vista” Embora exista uma necessidade de segurança a nível intimo, é adverso à rotina e precisa de equilíbrio na sua forma de dar e receber afecto.
Quando perde o entusiasmo é propenso a partir para novas experiências passando rapidamente a sua atenção para outros assuntos do seu interesse.
Por outro lado, como já foi referido, a necessidade de segurança emocional e de ideias claras promove incertezas que obriga a que pense de novo, e que volte a analisar os assuntos dum modo calmo e controlado.
É claro que isso pode às vezes provocar um contra-senso, pois por um lado encontramos uma natureza apaixonada e espontânea e por outro lado existe um Ser em que a liberdade e segurança mental são aspectos imprescindíveis para que as suas emoções possam fluir duma forma natural.
Aliás, ás vezes reage às situações duma forma mais distante e outras de uma forma entusiasta e emotiva.
A imprevisibilidade do seu temperamento consegue surpreender não só os outros mas também a si próprio.
O SENTIDO DA VIDA

No passado esteve mais centrado na sua individualidade e nas suas necessidades. Por isso, presentemente, há uma necessidade de independência que o leva, inconscientemente, a tentar fugir dos relacionamentos, com medo de que estes prejudiquem a sua filosofia pessoal.
Para além dos aspectos que revelam força, independência e coragem, ao longo da vida deve aprender a partilhar. Deverá aprender a respeitar as necessidades e as opções alheias e cultivar a cooperação e a união.
Ser-lhe-á importante desenvolver equilíbrio e ponderação, quer nas atitudes quer ao nível das relações humanas.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários