ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

2/26/2019

Empreendedorismo e inovação na cadeia do biodiesel será a temática do Congresso de 2019


“Empreendedorismo e inovação: construindo um futuro competitivo para o biodiesel” é o tema da sétima edição do Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel (RBTB). O evento, promovido pela Rede, em parceria com a Embrapa Agroenergia e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina. O congresso acontece de 4 a 7 de novembro de 2019, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, SC.

O evento, que está na sua sétima edição, vem contribuindo para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor do biodiesel no Brasil. Além da apresentação de trabalhos científicos e de uma programação recheada de palestras (nacionais e internacionais) em temas importantes para o setor, esta edição contará com uma série de novidades, como exposições, rodada de inovação tecnológica, presença de startups, entre outras.

Rafael Menezes, Coordenador de Inovação em Tecnologias Setoriais na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, ressalta que a comissão organizadora pensou em uma estratégia que visa favorecer e estimular a inovação e o empreendedorismo na cadeia de valor do biodiesel, permitindo a interlocução entre governo, academia e setor produtivo. 

Menezes, que também coordena as ações da RBTB, complementa que o Congresso do Biodiesel é uma ferramenta eficaz de avaliação por parte do Ministério e de suas agências de fomento (CNPq e Finep) do que foi investido em pesquisa, desenvolvimento e inovação em toda a cadeia produtiva do biodiesel.

Congresso

O Congresso da RBTB atua na divulgação científica e tecnológica do setor e funciona como uma ponte entre a academia e o setor produtivo, aproximando pesquisadores e empresários, além de ser um facilitador da promoção de parcerias e de novos negócios. Com o intuito de ampliar o foco na inovação, o evento irá incentivar a articulação em prol da aproximação junto ao setor produtivo, garantindo que as tecnologias geradas pelas pesquisas sejam adotadas e aumentem a competitividade na cadeia produtiva de oleaginosas e do biodiesel. 

Ao todo, já foram realizados seis congressos da RBTB, observando-se rápido e expressivo crescimento ao longo dos anos, tanto em relação ao número de participantes como, principalmente, nos mais de 3.500 artigos científicos aprovados pela comissão técnico-científica para apresentação nas edições do Congresso.

Bruno Laviola, coordenador do evento pela Embrapa Agroenergia, ressalta que a inovação é essencial para que o programa de biodiesel continue avançando com maiores percentuais de misturas de biodiesel no diesel, maior diversificação de oleaginosas e com processos mais eficientes, fazendo deste biocombustível uma opção cada vez mais sustentável e de importância na matriz energética do País. “O Congresso de Biodiesel é um fórum que promove a interação entre os setores público e privado em torno dos desafios para o desenvolvimento da cadeia de produção do biodiesel”, completa Laviola.

Trabalhos

Os cientistas podem enviar os artigos nas seguintes áreas temáticas: matéria-prima; armazenamento, estabilidade e problemas associados; caracterização e controle da qualidade; coprodutos; produção do biocombustível; uso de biodiesel; e políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Os trabalhos devem ser enviados via site do evento, que estará no ar em breve. Acompanhe as novidades também pelos perfis do Congresso nas redes sociais.

Mais informações sobre o Congresso de Biodiesel  também podem ser obtidas pelo email: biodiesel2019@fbeventos.com ou pelo telefone (43) 3025-5223. 
Carmen Augusta

Sobre a autora

Carmen Augusta - Administradora e Redatora do Portal Splish Splash. Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

GALERIA DA LUSOFONIA

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil