ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

2/02/2019

Binarious explora o lado poético das coisas complicadas da vida em novo lyric vídeo


Registro inspirado por vídeos react balanceia expectativas pessoais e alheias sobre os caminhos a seguir

Que escolhas fazer diante das infinitas possibilidades da vida? Transformando esses questionamentos em canção, o duo brasiliense Binarious revela mais uma música de seu EP de estreia. O lyric video da faixa “Complicado” traduz em poesia visual a composição sobre encontrar sua própria trajetória e lidar com dúvidas e incertezas frente ao desconhecido. O vídeo já está disponível e o single está nos principais serviços de streaming de música. 

Somando ao já apurado trabalho estético do Binarious, o lyric video coloca em primeiro plano a letra da canção. As notas iniciais começaram a surgir há quatro anos, quando a guitarrista e vocalista Andressa Munizo buscava respostas sobre seu futuro. Dividida entre atender as expectativas dos pais e da sociedade e seguir sua paixão pelas artes, ela criou uma introdução instrumental que ganharia um ponto final apenas em 2018.

“Era uma música onde eu queria explorar muito a guitarra, meu instrumento principal. Depois dos primeiros 50 segundos, fiquei sem saber pra onde levar a música. Um ano depois me veio a primeira ideia de letra. Era a época em que eu tinha acabado de entrar no Ensino Médio e vivia toda aquela pressão de vestibular e a abertura da minha vida adolescente, que envolvia muitas dúvidas sobre sexualidade, gostos e estilos. Toda essa pressão e dualidade entre quem eu queria ser e quem queriam que eu fosse, acabou sendo a base pra eu escrever a letra.  A conclusão foi que, por mais que algumas coisas fossem difíceis de lidar, nada disso importava, nada disso seria relevante daqui a uns anos, pois de uma forma ou de outra eu ia acabar seguindo o meu caminho com o que eu gosto de fazer. Era só uma fase ‘complicada’”, reflete Andressa.

Ela encontrou em Jan Silva o parceiro ideal para dar vida a “Complicado”. Ele trouxe linhas de baixo dançantes, por vezes remetendo à ideia de uma guitarra ou mesmo sintetizador. A mineira radicada em Brasília se uniu ao baixista no duo Binarious, e juntos eles assinam toda a produção musical e visual do projeto, que já se destaca na cena do Distrito Federal com uma sonoridade mesclando o indie rock dançante com a intensidade de experimentação eletrônica. “Complicado” une esses períodos distintos em uma só faixa, adicionando mais uma carta ao leque já versátil da banda: o trap.

Binarious já tinha dado um gostinho de seu som com o primeiro single, “Artificial”, canção que ganhou um lyric video e um clipe no segundo semestre do ano passado. Agora “Complicado” traz uma abordagem mais pessoal, apresentando a reação de pessoas quando ouvem a música pela primeira vez. A inspiração veio de vídeos de reação populares no YouTube, conhecidos como reacts, e do clipe “Short Skirt/Long Jacket”, da banda Cake. 

Assista ao lyric video “Artificial”: https://youtu.be/MTpC8JdEQiM
Assista ao clipe “Artificial”: https://youtu.be/Obc21uKTy4k

A nova faixa apresenta mais uma reflexão pessoal sobre a geração atual, transformando em música suas inseguranças e fragilidades. A Binarious prepara seu primeiro EP ainda para 2019, com mixagem e masterização de Ricardo Ponte (Scalene, Alaska e Dona Cislene) e produção da própria banda.

Assista a “Complicado”: https://youtu.be/g2lS_qVvNoI
Ouça “Complicado”: http://bit.ly/BinariousComplicado

Ficha técnica:
Composição | Binarious
Produção Musical | Binarious
Mixagem e Masterização | Ricardo Ponte
Edição Lyric | Andressa Munizo

Letra
Binarious - Complicado

Por que é tão difícil de entender e de dizer porquê?
Respostas óbvias que não conseguimos ver 
Por que é tão difícil de entender e de dizer porquê?
Mas no final conseguimos compreender

O que eu disse ontem, amanhã é um vazio,
O que eu disse hoje, amanhã não tem sentido,
Nunca foi amor mas viria a ser,
Nunca foi horror, foi sempre só você

Basta entender, calma basta ter
Basta eu te ver, basta eu e você

(Ser a solução.)

Complicado não ter direção,
Complicado ser a solução (2x)

O que eu disse ontem, amanhã é um vazio,
O que eu disse hoje, amanhã não tem sentido,
Nunca foi amor mas viria a ser,
Nunca foi horror, foi sempre só você

Basta entender, calma basta ter
Basta eu te ver, basta eu e você (2x)


Binarious - Complicado (Lyric Video)
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil