ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

2/13/2019

Baristas do Octavio Café são campeões no Campeonato Brasileiro de Barismo 2019

(Crédito: Gladstone Campos)

Martha Grill e Arthur Malaspina, do Octavio Café, vencem disputas de Barista e Brewers Cup

Depois de três dias de competições e mais de 40 horas de apresentações, o Brasil conheceu os vencedores da edição 2019 dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, realizados no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. As competições reuniram 50 baristas de todo o Brasil em quatro modalidades diferentes de disputa: Barista, Brewers Cup, Coffee in Good Spirits e Latte Art. Os destaques ficaram por conta das vitórias de Martha Grill e Arthur Malaspina. Os dois baristas do Octavio Café foram campeões nas categorias Barista e Brewers Cup, respectivamente.

Em 2017, Martha participou pela primeira vez da disputa de Barista e, logo de cara, foi vice-campeã. E, depois de muitas experiências no centro de treinamento do Octavio Café, chegou ao topo em 2019 e conquistou o direito de representar o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Barismo, que acontecem entre os dias 11 e 14 de abril em Boston, nos Estados Unidos.

Arthur Malaspina, também barista do Octavio Café, conquistou a categoria Brewers Cup, que premia os melhores cafés preparados por métodos filtrados. Léo Moço ficou com o vice-campeonato e Midori Martins foi a terceira colocada. Arthur será o representante brasileiro no Mundial de Brewers Cup, que acontece junto com o de Barista, em abril.

A Gerente de Comunicação e Marketing do Octavio Café, Isabela Caper, comemorou muito as vitórias de Arthur e Martha. “Estamos muito felizes com essas conquistas do Arthur e da Martha. O Octavio sempre incentiva o treinamento e desenvolvimento dos baristas da casa e agora estamos colhendo esses frutos”, comenta.

Saiba mais sobre Martha Grill
Martha é atriz e dirigia uma companhia de teatro em Porto Alegre, quando resolveu mudar para São Paulo e tentar a sorte na maior cidade do país. Porém, acabou se machucando, teve que fazer uma cirurgia e desistiu do teatro.

Para continuar em São Paulo, resolveu procurar um emprego rápido e acabou se tornando barista do Octavio Café. Para chegar ao título brasileiro de Barista, a gaúcha de Porto Alegre desbancou nomes bem famosos do barismo, como Thiago Sabino, campeão da última edição e Léo Moço, tricampeão brasileiro. Ela foi a sexta mulher a conquistar o prêmio.

(Crédito: BSCA/Divulgação)

Saiba mais sobre Arthur Malaspina
Arthur Malaspina iniciou sua carreira como barista no Octavio Café em 2016, onde também ministrava cursos de formação para o público e treinamentos para a equipe. Em 2017, foi para Pedregulho trabalhar na O’Coffee Brazilian States, fazenda produtora dos cafés da Octavio. Lá, Arthur iniciou o trabalho como torrador, criando e desenvolvendo os perfis de torras dos produtos Octavio. Foi vice-campeão de torra na região da Alta Mogiana em 2018, e sétimo lugar no Campeonato Nacional de Torra em Curitiba no mesmo ano. Tem formação da Specialty Coffee Association (SCA) do Coffee Skills Program em todos os módulos: Green Coffee, Barista, Brewers, Roasting and Sensory.

(Crédito: Gladstone Campos)

Confira os finalistas de cada categoria dos Campeonatos Brasileiros de Barismo 2019

Final Barista
1º lugar: Martha Grill – Octavio Café (SP)
2º lugar: Leo Moço – Café do Moço (PR)
3º lugar: Daniel Munari – Fazenda Barinas /Supernova Coffee Roasters (PR)
4º lugar: Thiago Sabino – Sensory Coffee Roasters (SP)
5º lugar: George Charles Gepp – Borsoi Café Clube (PE)
6º lugar: Vitor Haubert – Rause Café e Vinho (PR)

Final Brewers Cup
1º lugar: Arthur Malaspina – Octavio Café (SP)
2º lugar: Leo Moço – Café do Moço (PR)
3º lugar: Midori Martins – Um Coffee Co. (SP)
4º lugar: Jéssica Maciel de Oliveira – Café du Coin (PR)
5º lugar: Analice Pereira – Como em Casa (AM)
6º lugar: Priscila Batista de Pinho – COMCOFFEE (PR)
7º lugar: Rafael Pereira Mendes – Autônomo (SP)

Final Coffee in Good Spirits
1º lugar: Gabriel Guimarães – Unique Cafés (MG)
2º lugar: Juliano Lamur – Bunker Motor Coffee (PR)
3º lugar: Daniel Camara Viana – Ristretto Café Bar (DF)
4º lugar: Pedro Paulo Foster – Curto Café (RJ)
5º lugar: Emerson Nascimento – Coffee Five (RJ)
6º lugar: Bruno Couto Roque – Café Couto (RJ)

Final Latte Art
1º lugar: Leonardo Correa Ribeiro – Unique Cafés (MG)
2º lugar: João Michalski – Café du Coin (PR)
3º lugar: Emerson Nascimento – Coffee Five (RJ)
4º lugar: George Leonardo de Mesquita – Folie à Deux Café e Bistrô (RJ)
5º lugar: Nickole Joanny Araújo – Fazendo Recanto (MG)
Imagens em alta aqui.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O MUNDO CANTA ROBERTO CARLOS

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil