Sugestões de programas da TV Brasil para quinta, dia 10

DO TEXTO:
Bruno Gouveia-FOTO CRK 

Vocalista do Biquíni Cavadão, Bruno Gouveia prepara autobiografia com história de sua vida e da banda 

O vocalista do grupo Biquíni Cavadão, TV Brasil , prepara o lançamento do livro “É Impossível Esquecer Você”, autobiografia que mescla as mais de três décadas de história da banda com a vida pessoal do artista. Bruno contou detalhes do projeto ao programa Conversa com Roseann Kennedy, que vai ao na quinta-feira, dia 10,  às 18h30, na TV Brasil.

“Eu começo dizendo na primeira página que a vida é como um barco no meio do oceano. Ou você pega remos e começa a remar, com todas as forças do mundo, descendo ondas e tudo para chegar aonde você quer, ou você iça a vela dos barcos e deixa o vento te levar. Termino dizendo que eu segui a segunda opção”, relata o cantor.

Bruno Gouveia acredita que cada cidadão tem as rédeas do próprio destino. “Talvez o destino coloque as encruzilhadas mas as opções são nossas”, aposta o artista. Nos anos 1980, ele decidiu abandonar o curso de engenharia, quando viu que a agenda de shows obrigava-o a decidir entre as duas profissões.

A maior peça que a vida lhe pregou, porém, foi uma tragédia. Em 2011, Bruno perdeu o filho de 2 anos e 10 meses e a ex-mulher num acidente aéreo. Sobre o assunto, ele fala com resiliência e diz o que pensava à época. “Muitas pessoas passam pelo que eu passo. Às vezes com acidente, às vezes com violência, às vezes com coisas piores. É saber lidar, ter calma de entender, aceitar mais do entender, e seguir adiante”, conclui.


Bruno conta que teve dificuldades para retomar as gravações após o acidente. “Fui umas quatro vezes para o estúdio. Eu chegava lá, gravava, passava o segundo take e eu falava: não vai ser hoje. E voltava. Até um dia que eu disse estou preparando para gravar, vou colocar a emoção certa na dose certa. Porque não queria de forma alguma que o disco fosse um disco triste. A gente não podia transformar aquilo num espetáculo do meu drama pessoal.”

O disco Roda Gigante só saiu em 2013. Todas as músicas foram compostas antes do acidente e nada tinham a ver com o drama pessoal do artista, mas ele observa que todas também pareciam dizer alguma coisa. A qualidade logo foi reconhecida. A música título foi indicada ao Grammy, numa disputa com Gilberto Gil, Djavan, Caetano e Roberto Carlos.

Em 2018, Bruno gravou com a banda o disco Ilustre Guerreiro, com todas as músicas em homenagem a Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso. O amigo tem grande importância na história do Biquíni Cavadão e foi, inclusive, quem escolheu o nome do grupo. 


SERVIÇO:
Conversa com Roseann Kennedy _ quinta-feira, dia 10, às 18h30, na TV Brasil 

Verão Show apresenta roda de samba com o Fundo de Quintal

Grandes Musicais TV Brasil-Fundo de Quintal sambistas-Acervo TVE-RJ

O especial Verão Show desta quinta-feira, dia 10, apresenta roda de samba com o grupo Fundo de Quintal. O espetáculo foi gravado em 1989, pela TVE do Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano.  O show tem a participação especial de Aluísio Machado, compositor e mestre-sala da escola de samba Império Serrano. Verão Show vai ao ar às 21h45, na TV Brasil. 

No show, o grupo Fundo de Quintal toca sucessos do samba. O convidado Aluísio Machado canta o samba-enredo “Jorge Amado: Axé Brasil”, com o qual o Império Serrano desfilou naquele ano, composto por ele mesmo em parceria com Bicalho, Arlindo Cruz e Beto Sem Braço.

Em 1989, o grupo Fundo de Quintal era formado por Bira Presidente, Sereno, Ubirany, Sombrinha e Arlindo Cruz. No show, o grupo toca clássicos do gênero como “Só pra contrariar”, “Boca sem dente”, “Ô Irene”, “Caciqueando” e “O Show tem que continuar”. 

Fundado na década de 1970 sob a influência da madrinha do samba Beth Carvalho que acompanhava as apresentações amadoras dos sambistas no Cacique de Ramos, o Fundo de Quintal se caracterizou por inovar as rodas de samba ao utilizar instrumentos até então pouco comuns como o banjo, o tantã, o repique de mão.

Ao longo desta semana, a TV Brasil apresenta cinco shows históricos no especial Grandes Musicais, que vai ao ar na faixa Verão Show. A produção resgata imagens raras de apresentações com personalidades da música popular brasileira como o grupo Fundo de Quintal.

Gravados pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990, os espetáculos estão preservados no acervo da emissora pública. O especial combina sucessos do repertório com depoimentos dos artistas. Com uma hora de duração, as performances foram exibidas originalmente na série MBP Especial.

 Grandes Musicais-TV Brasil-Fundo de  Quintal-Arlindo Cruz e Sombrinha-Acervo TVE-RJ

SERVIÇO:
Verão Show com Fundo de Quintal - quinta-feira, dia 10 de janeiro, às 21h45, na TV Brasil 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários