Iniciativa privada une forças para reciclagem de vidro no DF

DO TEXTO:

Projeto de educação ambiental tem gigante de embalagens como recicladora

Apesar de ser o único material infinitamente reciclável, todos os dias, aproximadamente 90 toneladas de vidro são descartadas em aterros sanitários no Distrito Federal. Com desafios diversos, menos de 2% é encaminhado à reciclagem. A região não conta com recicladoras para esse tipo de material e o custo do frete para transporte dos casos é elevado.

Em busca de soluções para a logística reversa, a Owens Illinois (O-I), líder global na fabricação de embalagens de vidro, firmou no primeiro semestre de 2018 uma parceria com o Instituto Ecozinha para um projeto inédito em Brasília, que viabiliza o descarte e reciclagem adequados na região. 

“A iniciativa busca desenvolver práticas de gerenciamento de resíduos, visando soluções ambientalmente corretas para bares e restaurantes. Desta forma, as embalagens de vidro utilizadas deixam de ir para aterros sanitários e são recicladas de forma eficiente”, conta Lúcia Moreira, coordenadora de sustentabilidade da O-I.

O projeto também permite que esses bares e restaurantes se adequem à Lei dos Grandes Geradores de Lixo, que prevê que estabelecimentos que produzam mais de 120 litros de lixo por dia sejam responsáveis pelo próprio descarte.

Pensando no incentivo à reciclagem do vidro, o Instituto Ecozinha disponibiliza bunkers com capacidade de até 800 kg em locais próximos aos estabelecimentos parceiros. Esses depósitos estão preparados para receber as embalagens pós-consumo.

“Quando os bunkers enchem, outra empresa parceira, a Green Ambiental, recolhe e cuida do beneficiamento do vidro para enviá-lo então à O-I, que recicla. Queríamos fazer um trabalho transformador e que incentivasse políticas públicas. A O-I acreditou nessa proposta e tivemos o apoio necessário”, diz Paulo Mello Filho, diretor-presidente do Instituto Ecozinha e seu idealizador.

O projeto não conta com subsídios públicos, sendo 100% apoiado por instituições privadas. Para participarem, os estabelecimentos devem se credenciar ao Instituto Ecozinha e contribuir com a taxa de manutenção mensal. Além disso, devem participar obrigatoriamente de um programa de compostagem de resíduos orgânicos, em que são produzidos adubos e fertilizantes para uso na agricultura familiar e urbana.

“Mais do que favorecer o cumprimento de uma lei, buscamos educar e conscientizar os estabelecimentos para o consumo sustentável. Estamos no início de um forte projeto ambiental. Por enquanto, nosso foco está nos grandes geradores. Mas esperamos que no futuro seja possível uma campanha de conscientização junto à comunidade, chamando todos os moradores a participarem”, complementa Paulo.

O Instituto Ecozinha é uma iniciativa privada criada para implementar ações que resultem no desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade e suas instituições. Atualmente, possui 46 associados, entre bares, restaurantes e hotéis. 


Sobre a O-I
A Owens Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. Com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2017, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 78 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. Para promover os benefícios das embalagens de vidro em todo o mundo, a O-I criou o movimento Glass Is Life, que se baseia nas razões pelas quais as pessoas escolhem o vidro: sabor, saúde, sustentabilidade e qualidade. Para mais informações, acesse http://www.o-i.com/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários