ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7 de janeiro de 2019

A doença de Alzheimer e alguns métodos para preservar a saúde da memória


O Dr. Custodio Michailowsky Ribeiro, neurologista do Consulta Aqui, esclarece as principais dúvidas relacionadas à memória.

A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis no cérebro. “Em termos simples, é a retenção de informações recebidas pelos sistemas sensoriais que possuímos. Porém, ao abordarmos as doenças relacionadas à memória, essa aparente simplicidade deixa de existir, uma vez que existem cerca de 140 doenças que podem afetar a memória”, alerta o Dr. Custodio Michailowsky Ribeiro, médico neurologista do Consulta Aqui.

Dentre essas enfermidades, uma das mais conhecidas e temidas é a Doença de Alzheimer, que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa.

Principal transtorno de memória, descrito no início do século XIX, a pessoa começa a perder a memória de curto prazo. A doença age destruindo o cérebro por acúmulo de corpos amiloides e emaranhados de neurofibromatose, que são restos celulares. “Em resumo, o cérebro vai perdendo a capacidade de limpar esse "lixo" cerebral”, explica o Dr. Custodio.

Adotar hábitos como manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, guardar o sono adequado e tratar doenças sistêmicas crônicas, como hipertensão e diabetes (pois, a hiperglicemia destrói os vasos sanguíneos e acelera a morte neuronal), são maneiras eficazes de preservar a memória sempre saudável.

Exercícios de reabilitação cognitiva também é uma boa forma de manter e recuperar a saúde da memória. “Geralmente são jogos de pareamento e existem profissionais especializados para sua aplicação”, diz o médico.

No mais, evitar o tabagismo, o alcoolismo e outros hábitos ruins que aceleram o envelhecimento e o aumento de restos celulares no tecido cerebral, são medidas indispensáveis para o bom funcionamento da memória. “Isso tudo associado ao uso de vitaminas D e do Complexo B, receitadas sempre por um médico, e visitas regulares ao neurologista”, finaliza o Dr. Michailowsky.


Centro médico oferece exames e consultas a preços acessíveis.

Em um único lugar, o Consulta Aqui oferece mais de 20 especialidades médicas e diversos exames com agilidade e corpo clínico altamente especializado.

Com o slogan “Sua saúde no lugar certo”, o Consulta Aqui, localizado na Lapa, zona oeste da capital paulista, vem conquistando a cada dia mais clientes que encontram ali uma forma de realizar suas consultas e exames a preços competitivos em relação aos cobrados em clínicas e laboratórios da região.

Entre as especialidades médicas, o centro conta com Cardiologia, Bucomaxilo, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oncologia, Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Urologia e Cirurgia Vascular.

Contando com um corpo clínico especializado, o Consulta Aqui oferece ainda sessões de fisioterapia - motora, respiratória, neurológica, ortopédica, reumatológica e urológica – além de Reeducação Postural Global (RPG) e drenagem linfática pré e pós-operatória.

Disponibiliza também exames laboratoriais, passando por check-ups (clínico, cardiológico, ginecológico, urológico e pré-operatório), escleroterapia, lavagem de ouvido, até procedimentos estéticos não invasivos, realizados por cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Entre os muitos benefícios concedidos aos seus clientes, o Consulta Aqui lançou seu cartão fidelidade. Com ele, além de desconto de 10% a partir da quinta consulta, ao atingir dez carimbos o cliente ganha uma consulta com o especialista de sua preferência.

SERVIÇO:
Endereço:
Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP
Central de atendimento
(11) 3838 4669
Site

Planos de saúde credenciados
ABET – ALLIANZ – AMEPLAN – BRADESCO – CABESP - CARE PLUS - CET - FUNDAÇÃO CESP – GAMA – GEAP - LIFE EMPRESARIAL – MEDSERVICE - GRUPO NOTRE DAME - INTERMÉDICA SANTA AMÁLIA – PLASAC - PORTO SEGURO (FUNDAÇÃO ITAU) –  SÃO CRISTÓVÃO -  SEPACO – SBC SAÚDE - SIND. DAS BORRACHAS - SISTEMA TOTAL DE SAÚDE - SUL AMÉRICA
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

1 comentários via Blogger
comentários via Facebook | Pode optar por Comentar via Facebook clicando aqui.

1 comentário:

  1. E eu que o diga,estou a viver na pele com essa terrível doença,meu marido sofre dela aos 65 anos,como cuidadora tenho dias muito desesperados,em que não sei o que fazer...

    ResponderEliminar

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique para ver o perfil