VERMEER EM REALIDADE AUMENTADA | Retrospectiva inédita lançada pela Google Arts & Culture

DO TEXTO: O Google Arts & Culture, em parceria com 18 instituições culturais oriundas de sete países, lança nesta segunda-feira (3) a mais completa retrospectiva virtual do pintor holandês Johannes Vermeer já feita na história.

O Google Arts & Culture, em parceria com 18 instituições culturais oriundas de sete países, lança nesta segunda-feira (3) a mais completa retrospectiva virtual do pintor holandês Johannes Vermeer já feita na história. 

Com a ajuda e curadoria do museu holandês Mauritshuis, o projeto “Meet Vermeer” reúne, pela primeira vez em um só lugar, todas as 36 obras conhecidas do artista, incluindo a famosa “Moça com Brinco de Pérola”. Para conseguir criar essa experiência inédita, o Google Arts & Culture lança uma nova ferramenta de exposição imersiva, a Pocket Gallery, que usou tecnologia de Realidade Aumentada para mostrar, de forma interativa e no tamanho real, as pinturas do mestre holandês.


Com o novo recurso, o usuário pode usar o aplicativo e caminhar com o seu smartphone pelos trabalhos de Vermeer que estão espalhados por várias galerias do mundo. Poderá ver ainda detalhes impressionantes de nove quadros do artista graças à nossa Art Camera, uma câmera robótica em Ultra HD. Ela fotografa pedacinhos da obra de arte em altíssima resolução para depois juntá-las, por meio de aprendizado de máquina, e, assim, permitir que as pessoas vejam os mínimos detalhes de uma pintura -- às vezes, até imperceptíveis a olho nu.

O objetivo do Google Arts & Culture é que, independente de onde esteja, o usuário possa usar o celular para explorar o legado e o mundo do artista da maneira mais próxima de uma exposição na vida real.

A mostra virtual permite ainda uma imersão “por trás da tela” e mergulha profundamente pelo quadro “Moça com Brinco de Pérola”,  apelidada de “Mona Lisa do Norte”, e pelas inacreditáveis histórias dos quadros roubados de Vermeer. Das 36 peças conhecidas, quatro foram roubadas em algum momento da história e uma delas, intitulada “O Concerto”, continua desaparecida. 

A exposição virtual e a Pocket Gallery vão atrair a imaginação de quem tem interesse em como a tecnologia e a arte podem, em conjunto, criar um espaço de uma “exposição impossível”, que não poderia acontecer na vida real.

Saiba mais AQUI.

#MeetVermeer - The Dutch Master behind the Girl With A Pearl Earring

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários