Encanto de Natal acontece dia 16 de dezembro na Catedral Metropolitana, no Centro

DO TEXTO:
Cantora Joanna participa do projeto idealizado pelo Maestro Vito Nunziante JR e Gran Coro

A belíssima Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, localizada no Centro da cidade, será novamente o palco do projeto “EnCanto de Natal”, organizado pelo Maestro Vito Nunziante Jr e o Gran Coro, formado por 110 vozes masculinas e femininas.  A Cantata de Natal acontece neste domingo, dia 16, e terá início às 15h. No repertório estão músicas clássicas, canções natalinas e a participação da cantora Joanna.  

Todas as músicas serão acompanhadas por orquestra composta de instrumentistas experientes e instrumentos de cordas, sopro, metais e percussão. O evento terá entrada gratuita e os organizadores estão incentivando a doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível que será destinado a uma entidade sem fins lucrativos.  
  
- A expectativa para o evento deste ano é dobrar o público que tivemos no ano passado. Este ano entramos em contato com a Joanna, uma grande cantora popular, que fará três números com o nosso coral. Este ano teremos apresentação de dança e muita música para toda a família – conta Maestro Vito. 

A ideia do maestro Vito é que o EnCanto de Natal entre para o calendário oficial de eventos da cidade, já que não tem nenhum outro evento do tipo. Para isso, um projeto já está em andamento para que o pedido seja apresentado à prefeitura. 

- Estamos ensaiando desde maio o repertório de Natal, e era muito engraçado ver as pessoas passando e ouvindo músicas natalinas. A orquestra já me acompanha há muitos anos e conhecem todos os arranjos. É tudo ao vivo, nada playback – conta o maestro. 

Sobre o Maestro e Corais

O regente, Maestro Vito Nunziante Jr, formou-se em 2002 pela Escola de Música da UFRJ e em Piano Clássico pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo concluído também o curso de Regência Coral pela Pró-Arte (2009). 

Há 28 anos trabalha junto a diversas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Iniciou sua formação musical aos 6 anos de idade, sendo que aos 10 já tocava em missas e aos 11 em casamentos e eventos. Aos 16 anos obteve o título de profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil e passou a acompanhar o coral Lucília Guimarães Villa-Lobos (Tijuca). 

Fundou, dirigiu e acompanhou diversos corais, sendo a primeira direção em 2004, no Coral Cantate Domino (Ig N. Sra. De Copacabana). Foi professor de música do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos (seminário São José). Recebeu em Novembro de 2017, na Academia Brasileira de Letras, a medalha Cartola, pela contribuição à Cultura, Literatura e ao social. 

No ano passado dirigiu o primeiro EnCanto de Natal, na Catedral Metropolitana, sendo um marco no Natal da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Atualmente, além de prosseguir os trabalhos de musicalização de casamentos, shows e eventos é regente dos corais São João Batista da Lagoa (Ig São João Batista da Lagoa - Botafogo), Projeto Cantar para Viver (Tijuca), Sagrado Coração de Jesus (Ig Sagrado Coração de Jesus - Méier), Nossa Senhora Aparecida (Ig Nossa Senhora Aparecida – Ilha do Governador), Madre Regina (Casa de Saúde São José – Humaitá) e Mater Domini (Ig Nossa Senhora da Conceição e São José – Engenho de Dentro).

Coral São João Batista da Lagoa

O Coral São João Batista da Lagoa foi criado a partir da iniciativa do padre Sérgio Muniz, em 2004, logo após a restauração do órgão centenário da igreja de São João Batista da Lagoa. 

Teve como regentes: Erwin Meyer, Thiago Debossan e, desde 2010, Vito Nunziante Jr. Ao longo de sua existência, o coral de São João Batista da Lagoa tem abrilhantado as manhãs de domingo, acompanhando as missas das 11 horas, além de realizar apresentações especiais na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Shoppings, Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro, Colégio Santo Inácio, Igreja São Sebastião dos Frades Capuchinhos, Academia de Ciências Sociais, igreja de Sant’Anna, entre outros lugares.

Coral Sagrado Coração de Jesus

O Coral Sagrado Coração de Jesus foi criado a partir da iniciativa do padre José Luís de Gouveia, em 2013, onde reuniu cantores dos ministérios de cantos das missas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus para cantarem na missa de 50 anos de fundação da igreja sob a regência do maestro Vito Nunziante Jr.

Após as análises positivas sobre a participação do coral neste missa, o coral se manteve para realizar novas apresentações e, no mesmo ano realizou a primeira Cantata de Natal. E a partir daí o grupo já está na sua 5ª apresentação realizada na Paróquia do Méier e fazendo apresentações especiais dentro e fora da comunidade como na igreja São João Batista da Lagoa (Cantata de Páscoa 2014), Catedral Metropolitana, igreja Nossa Senhora Aparecida (Missas dos dias 12 de outubro), Cantata de Natal na Mitra (Glória), missas na TV Brasil, na igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Santuário Nossa Senhora da Penha. Também atua em casamentos e eventos em geral.

Coral Nossa Senhora Aparecida

O Coral Nossa Senhora Aparecida foi criado em 1997 quando a igreja era vinculada a paróquia São José Operário. O coral era chamado de “coral de Adultos” e teve como seus primeiros regentes o maestro Plínio e, logo em seguida, o maestro Hermes, já falecido. 

Em 2006 a capela foi elevada a Paróquia e, com o padre Gilvan André da Silva o coral começou a ser chamado “Coral de Adultos da paróquia Nossa Senhora Aparecida”, sob a regência da maestrina Ana Maria Wiezzer, e, logo em seguida, pelo jovem e promissor talento João Isaac. 

Em 2015 o coral recebeu o maestro Vito Nunziante Jr, que simplificou o nome para Coral Nossa Senhora Aparecida. O coral canta em algumas missas de domingo em sua paróquia, além dos lugares em que foi convidado, igreja Santa Teresinha (Diocese de Duque de Caxias), igreja São João Batista da Lagoa, igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Base aérea do Galeão, dentre outros locais.

Coral Mater Domini

O Coral Mater Domini, o mais novo de todos os corais, foi criado em agosto 2017, por iniciativa do próprio Maestro Vito e de paroquianos da igreja Nossa Senhora da Conceição e São José, situada no bairro do Engenho de Dentro. 

O coral possui, em sua essência, apresentações de cantatas na própria igreja, Cantatas de Páscoa, de Maria e de Natal. O coral também participa em missas e apresentações especiais dentro e fora de sua comunidade, como na celebração do padroeiro São José, na igreja Nossa Senhora da Guia e igreja Nossa Senhora Aparecida.

Gran Coro

O Gran Coro é um coral composto de vozes adultas, femininas e masculinas, de diferentes naipes, com mais 160 coristas oriundos do Coral Sagrado Coração de Jesus (localizada no Méier), do Coral São João Batista da Lagoa (localizada em Botafogo) e do Coral Nossa Senhora Aparecida (localizada na Ilha do Governador), Coral do Projeto Cantar para Viver (Tijuca), Coral Madre Regina (Humaitá) e Coral Mater Domini (Engenho de Dentro), todos sob a regência, acompanhamento instrumental e direção geral e técnica do maestro Vito Nunziante Jr. 

O Gran Coro possui também Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e refugiados em grupo de coristas, promovendo a inclusão social e o respeito a diversidade cultural. A primeira experiência do Gran Coro foi em 2010, quando houve na igreja Nossa Senhora da Divina Providência (Jardim Botânico) um encontro de corais, na qual tivemos a oportunidade de reunir 4 corais.

Os corais que compõem o Gran Coro, possuem em seu histórico diversas apresentações ao público da região de suas respectivas paróquias, como Cantatas de Natal, Cantatas de Páscoa e eventos religiosos comemorativos do calendário católico, utilizando um repertório variado de música sacra e popular com letras em diversos idiomas; tendo em sua carteira de apresentações a realização da Cantata de Natal em 2016 para um público de 700 pessoas, com acompanhamento de orquestra e apresentação de um ato teatral abordando a passagem bíblica do nascimento de Jesus.

Programação:
15 h - Terço da Misericórdia
16 h - Parte clássica (Cíntia Fortunato)
16:15 h - Coral canta com a equipe de dança (eles vão participar em 3 músicas das 5)
16:45 h - Davidson Silva
17 h - Joanna
17:15 h - Karen Keldani 
17:30 h - Especial das crianças e músicas para o público participar 
17:40 h - Encerramento

SERVIÇO:
EnCanto de Natal
Local: Av. Chile, nº 245, Centro, Rio de Janeiro. Telefone: 
Data: 16 de dezembro (domingo)
Horário: 15h às 18h
Classificação Livre
Entrada gratuita / indicado que leve 1Kg de alimento não perecível





POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários