ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

4 de novembro de 2018

Sergipana realiza evento de arte brasileira em Viena

Vanessa Noronha Tölle é a idealizadora do Festival Cultural do Brasil-Foto: Assessoria de Imprensa

Vanessa Tölle conta que Festival Cultural do Brasil está na sexta edição.

Por G1 SE 

De 15 a 18 de novembro, a sergipana Vanessa Noronha Tölle participa da 6º Festival Cultural do Brasil, que é uma realização da Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura (Papagaio). O evento foi idealizado e é produzido por ela, que circula o Brasil buscando parceiros.

A organização sem fins lucrativos fica sediada em Viena e promove a cultura brasileira no exterior através de atividades educativas, artísticas e culturais. O evento traz na programação exposição fotográfica, palestras, oficinas, performances, shows musicais, literatura, dança e gastronomia.

“Já realizamos o festival em Viena, Lieboch, Graz, Gmünd e voltamos esta edição totalmente outra vez para Viena. A nossa equipe vem se dedicando com afinco há meses, planejando e organizando esta sexta edição, sempre contando com a colaboração dos diversos artistas brasileiros que farão parte da nossa programação”, disse.

O evento ocorre no Weltmuseum Wien, que é considerado o maior museu antropológico da Áustri. Ele foi fundado em 1876 e possui um acervo de mais de 400 mil objetos etnográficos e arqueológicos da Ásia, África, Oceania.

In sergipana-realiza-evento-de-arte-brasileira-em-viena
---------------------------------------------------------------------

Programação do 6º Festival Cultural do Brasil

Dia 15 de novembro (pré-festival)

VHS Urania (antigo observatório de Viena) – Exposição Fotográfica “Kuarup”, do fotógrafo brasileiro Paulo de Araújo, que captou imagens da Aldeia Yawalapití na região do Alto Xingu, na parte sul do Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso (que ficará em exibição por duas semanas).

Dia 16 de novembro (abertura oficial)

Musical “Meu Brasil Brasileiro – apresentação da Companhia Musical Allegro, da cidade de Guarapari no Espírito Santo, sob regência do maestro Inarley Carlleti.

Espetáculo de dança com a coreografia indígena “Arani” – apresentação dos bailarinos: Patrícia Brandão, Hannah Vacano, Alexandre Cardoso e Reynaldo Sabato.

Workshop de Capoeira – Contramestre Zangão do grupo Senzala.

Dia 17 de novembro (literatura, gastronomia e música)

Debates sobre a atualidade brasileira – palestrantes de Luiz Carlos Fernandes (Rio de Janeiro), Dra. Patrícia Pinheiro (Bahia) e Paulo de Araújo (Brasília).

Mesa Literária – apresentação das autoras: Manuela Tchoe, Jamile do Carmo, Clara Arreguy, Regina Drummond e Andrea Pelagagi. A ação conta com o apoio das editoras: Outubro, Girassol e Girabrasil. A professora Marina Corrêa será a mediadora.  Participação do compositor e músico brasileiro Kias Oliveira.

Abertura da Semana da Gastronomia Brasileira (que prossegue até o dia 24 de novembro) – parceria com o Restaurante Ipanema (responsável pelos menus especiais do 6º Festival Cultural do Brasil).

Dia 18 de novembro (cinema, ação pedagógica, Carnaval)

Projeto Brasil na Lapa do Mundo – concerto musical do duo João Omar e João Liberato (apoio do Governo da Bahia).

Fórum do Museu – mostra de cinema com animação brasileira e homenagem ao cineasta Chico Liberato, além de exibições de filmes do homenageado, Maurício Squarisi, Arnaldo Galvão e César Coelho.

Ação Pedagógica ministrada por Vanessa Noronha Tölle para crianças juntamente com artistas e autores brasileiros.

Carnaval no átrio principal do Weltmuseum Wien com a Escola de Samba Baturim (encerramento)

Para mais informações acesse: www.festivaldobrasil.org
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis