ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

7 de outubro de 2018

Frank Jorge lança single inédito em espanhol


Las Personas marca a estreia de Frank Jorge em língua hispânica. O single, inédito, é a primeira amostra do que virá a ser o próximo disco do artista. O trabalho, que mira no público internacional, é um tributo ao pop rock latino, bandas e artistas que influenciam o compositor e cantor gaúcho. Na faixa, ele toca todos os instrumentos, com exceção da bateria eletrônica que ficou ao cargo de Thomas Dreher, produtor lendário na história do rock feito no Rio Grande do Sul. A música também ganhou um videoclipe produzido por Alexandre Birck, que será lançado através do canal do Selo180 no Youtube.

Recentemente, Frank Jorge lançou Histórias Excêntricas ou Algum Tipo de Urgência, seu quinto disco solo. Ele é um dos artistas mais importantes da cena musical no sul do país. Dono de uma discografia solo aclamadíssima, já integrou grupos fundamentais como Cascavelletes, Graforréia Xilarmônica e Cowboys Espirituais. No último ano, realizou a abertura do show de Paul McCartney em Porto Alegre. Frank é professor e coordenador da faculdade de Produção Fonográfica da Unisinos.

Confira Las Personas nas plataformas digitais:
iTunes/Apple Music: https://goo.gl/64DHuv

Frank Jorge fala sobre Las Personas:

Nasci  em Porto Alegre em 20 de setembro de 1966. Sempre tive contato com música em espanhol desde pequeno por influência do legado do meu pai, que era de Uruguaiana. Ele estudou Medicina e, junto com a minha mãe, visitavam o Uruguai e a Argentina para seminários e congressos. Traziam discos, tanto de tango — Juan d'Arienzo, Francisco Canaro y su Orquesta Tipica — como também de rock dos Beatles, trilhas sonoras como a da Pantera Cor-de-Rosa pelo Henry Mancini. Então me criei ouvindo tango, com minha mãe cantando em espanhol. Como muita gente, sempre fui meio “colonizado” escutando direto rock em língua inglesa e em português. Nunca olhei com muita atenção para o rock latino. 

Lá por 2011, na extinta Rádio Ipanema, o Fábio Godoh cumpria o papel de destacar o rock em língua espanhola, principalmente do Uruguai e da Argentina. E desde então venho ouvindo com mais atenção Charly Garcia, Fito Páez, Andrés Calamaro, No Te Va Gustar, El Cuarteto de Nos... 

Misturado com tudo o que eu sempre ouvi e gostei, cheguei nessa música que é uma mistura de coisas que já explorei com a Graforréia Xilarmônica. Tem algumas linhas melódicas de baixo e de guitarra com dissonâncias, um rock que lembra um pouco T.Rex. 

Mas é uma maneira pessoal de homenagear o rock argentino, principalmente o Charly Garcia. É algo que sigo imaginando explorar ainda mais, diante da possibilidade de falar numa língua de países vizinhos e ter um alcance internacional interessante. Pensei em tudo isso com a convicção de homenagear o rock em língua hispânica. É uma ideia de mostrar a importância do pop rock que vem sendo feito desde os anos 60 no Uruguai e na Argentina. Tem esse caráter de expressar o meu agradecimento e minha percepção sobre como é legal esse viés, esse tipo de rock.

Frank Jorge

Ficha Técnica:

Produzido por Thomas Dreher e Frank Jorge
Gravado, mixado e masterizado no Estúdio Dreher (Porto Alegre) entre 27/07/2018 e 13/09/2018, por Thomas Dreher
Vozes, backings, violão de aço, guitarras, baixo e teclados: Frank Jorge
Bateria eletrônica: Thomas Dreher
Letra e música: Frank Jorge
Capa: Victor Hugo Cecatto
"Las Personas" lançada em formato digital por 180 Selo Fonográfico [http://selo180.com]. Código de catálogo: 180-D/124.

 Frank Jorge disponível em:

iTunes/Apple Music: https://goo.gl/Pd5pfn


Carmen Augusta

Sobre a autora

Carmen Augusta - Administradora e Redatora do Portal Splish Splash. Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis