ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

17 de setembro de 2018

Roberto Carlos lançará o Amor Sin Límite em CD e LP

Capa do Amor sin Límite (Foto: Sony Music/divulgação)
Por Derbson Frota

Durante décadas, milhões de súditos de Roberto Carlos já sabiam o que iam ganhar de presente de Natal de seus filhos, pais, esposa/esposo ou amigos: o LP de lançamento anual do rei. Era indescritível poder deslumbrar a beleza da capa, o encarte, as fotos da contracapa, as músicas do lado A e lado B e levantar a agulha pra tocar o “bolachão”, carinhosamente chamado pelos mais fanáticos.

No fim dos anos 80 começaram a surgir os primeiros Compact Disc aqui no Brasil, chamado popularmente de CD. O novo formato ganhou destaque e levou os Long Plays a uma crise comercial. Rapidamente o CD foi substituindo o LP. E Roberto Carlos, que foi um dos primeiros artistas brasileiros a gravar um CD, lançou pela última vez um disco, ainda assim em quantidade bem reduzida, em 1996.

Aderindo à tecnologia, toda a discografia de Roberto Carlos foi relançada em formato de CD. Os colecionadores passaram a adquiri-los, mas nunca deixaram de curtir os discos. Muito pelo contrário, com o fim da comercialização, os LPs passaram a se tornar raros, e a busca por eles nos sebos, no mercado livre e afins só aumentaram.

Esses saudosistas e resistentes “vinilzeiros” (assim como eu, claro!) não abriram mão dos históricos discos de vinil e, por vários anos, seguraram a “onda”. Para eles, a qualidade e a beleza dos discos são insubstituíveis, inimitáveis. Nesse ínterim, o CD viveu seu apogeu e declínio, pois surgiram a pirataria, serviços de streaming e as mídias digitais, diminuindo drasticamente sua produção. Com isso, algumas fábricas de discos, não só no Brasil, mas principalmente em países como os Estados Unidos, que tinham fechado as portas nos anos 90, voltaram a fabricar e comercializar os Long Plays, para a alegria dos colecionadores de plantão.

Alguns artistas brasileiros já “aderiram a moda" e voltaram a lançar o produto, simultaneamente com o CD. O tremendão Erasmo Carlos, por exemplo, lançou, em 2016, o Gigante Gentil em CD e LP.

E o nosso rei? Pois é! Os bons tempos estão de volta! Segundo o Radialista, Jornalista e Coordenador de Eventos da Rádio Jangadeiro FM 88,9 de Fortaleza, Fabiano Cavalcante*, Roberto Carlos lançará o espanhol Amor Sin Límite em CD e também em formato de LP, em edição limitada. Isso mesmo! Teremos uma oportunidade maravilhosa de reviver velhos tempos, belos dias. Vale ressaltar que, de 1961 a 1996, Roberto Carlos lançou no Brasil exatos 42 discos de vinil. Já o último do cantor em espanhol por aqui foi o Inolvidables, em 1993 (foto).

E pra quem jamais pensava que um dia iria voltar a ler a frase Roberto Carlos lançará um novo LP, agora é acordar pra realidade e preparar a agulha na vitrola, pois as jovens tardes estão de volta! Afinal, recordar é viver! 
Com o último LP em espanhol (1993) e o último LP lançado (1996)
*Fabiano Cavalcante apresenta o programa Encontro com o rei na Rádio Jangadeiro FM 88,9 de Fortaleza, aos domingos, das 5 às 9h.

Nota da Redação do Portal Splish Splash - Clique e relembre o comercial do CD do rei Roberto Carlos de 1996, o último lançado no formato LP:
Derbson Frota

Sobre o autor

Derbson Frota - Professor, blogueiro, jornalista, radialista, cordelista e wikipedista, é graduado em História e especialista em Mídias na Educação e em Informática e Comunicação na Educação. Redator do Portal Splish Splash desde 2014. Leia Mais sobre o autor...

6 comentários:

  1. Derbson,

    Pensei que o último LP em espanhol foi o de 93, que traz Mujer pequena e que saiu depois do Inolvidable.

    Abração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Everaldo, a matéria fala sobre os LPs lançados no Brasil. O "Mujer Pequeña" não foi lançado por aqui no referido formato.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Que notícia maravilhosa é uma recordação que vale muito a pena reviver estou contando as horas obrigado pela matéria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu, Lindomar. Estamos todos na expectativa.

      Eliminar

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis