ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

29 de junho de 2018

Gilberto Gil dá concerto grátis este sábado nos Jardins da Torre de Belém



O músico brasileiro encerra o programa das Festas de Lisboa com um espetáculo em que atuará com uma formação alargada, de que fará parte a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade.

O músico brasileiro Gilberto Gil atua este sábado, às 22h, nos Jardins da Torre de Belém, em Lisboa. O concerto, gratuito, marca o encerramento das Festas de Lisboa deste ano, um programa de atividades culturais organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela empresa pública de gestão cultural EGEAC.

                  

Gilberto Gil, de 76 anos, está na Europa com a digressão “Refavela 40”, que arrancou em 2017 para assinalar as quatro décadas de edição do disco Refavela, gravado pelo músico brasileiro depois de uma viagem à Nigéria. A viagem aconteceu no âmbito de um concerto de Gilberto Gil no II Festival Mundial de Arte e Cultura Negra em Lagos. No festival, Caetano Veloso também atuou.

O novo espetáculo foi idealizado e concebido pelo filho do músico, Bem Gil (produtor da digressão), em colaboração com Thiagô de Oliveira e Thomas Harres. Além dos temas desse disco, como “Refavela”, “Aqui e Agora” e “Era Nova”, o alinhamento inclui canções próximas do universo do álbum, que misturava a herança musical brasileira, alguma dela inspirada na música negra, com reggae e ritmos africanos, em particular o afrobeat de Fela Kuti e Tony Allen. São disso exemplo as canções “Two Naira Fifty Kobo” — que Caetano compôs também na sequência dessa viagem — e “Exodus”, tema de Bob Marley do qual Gilberto Gil fez uma versão.

in-observador.pt
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis