Experimenta Portugal começa nesta sexta (4) com homenagens à língua

DO TEXTO:
A cantora portuguesa Carminho, que se apresenta 
com Gilberto Gil no sábado (5), na Sala São Paulo
Keiny Andrade/Folhapress

Isabella Menon
SÃO PAULO
A quarta edição do Experimenta Portugal, conjunto de eventos culturais em São Paulo com artistas portugueses e brasileiros, começa nesta sexta-feira (4).
Nos primeiros dias da programação, que vai até julho, o evento terá atividades em homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, algumas delas gratuitas.
A mesa de abertura, nesta sexta (4), às 19h, no consulado português, debaterá a carreira do filósofo lusitano Agostinho da Silva (1906-94), responsável pelo desenvolvimento de projetos educativos em Portugal e no Brasil.
No dia seguinte, haverá uma mesa sobre a homenageada deste ano na Flip, Hilda Hilst, com participação do português Fernando Lemos e mediação de Joselia Aguiar, curadora da Flip. Para as mesas, a entrada é gratuita.
A curadora da programação em homenagem à língua portuguesa, Isabella Lenzi, defende que o tema deve ir além de um suposto protagonismo linguístico de Portugal.

"Temos que pensar em termos populacionais. A língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo, mas não é Portugal que contém o maior número das pessoas que falam essa língua. Por mais que a língua tenha saído de Portugal, quando chega às ex-colônias está totalmente modificada", diz Lenzi

O principal evento do Experimenta acontecerá no sábado (5), com um show do brasileiro Gilberto Gil e da portuguesa Carminho na Sala São Paulo, às 21h.

O Experimenta é promovido pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo e financiado pelo governo de Portugal e empresários daquele país. O orçamento não foi divulgado.

A programação segue até julho com 18 eventos. Entre eles, haverá shows, debates, apresentações de stand-up, exposições e filmes.No ano em que a programação é a mais extensa e maior duração, o evento, segundo Bruno Assami diretor-geral desta edição, diz que a área de arte e design receberá destaque nesta programação.Conhecidos por transformarem objetos inusitados em móveis, os irmãos Campana trabalharam com cortiça em Portugal para talhar móveis que serão expostos no consulado.

NUNCA HOUVE TANTO INTERESSE POR PORTUGAL QUANTO HOJE, DIZ CÔNSUL

À frente do evento desde a primeira edição, que tem objetivo principal o encontro entre a cultura brasileira e portuguesa, o cônsul Paulo Lourenço deixa o cargo em São Paulo e volta para Lisboa em julho.
Em entrevista à Folha, ele falou sobre o crescimento do evento, que chega à quarta edição com número de atividades recorde, sobre os destaques no Dia da Língua e a importância do Experimenta Portugal ao país.
Neste ano a programação inaugural conta com uma mesa debate sobre Agostinho da Silva e no sábado sobre Hilda Hilst. Por que essa escolha?
Agostinho foi um pioneiro a pensar na luso-brasilidade e na relação de interação entre Portugal, África e Brasil, porque acreditava que, quando pensamos na língua, não é apenas para Portugal que precisamos olhar, mas para o conjunto de todos os países falantes.
Ano passado, tivemos a experiência de fazer uma mesa sobre o homenageado da Flip, o Lima Barreto, e neste ano demos continuidade com Hilda Hilst. A mesa conta com a perspectiva do português Fernando Lemos, que atua como fotógrafo, pintor e poeta, e falará sobre o trabalho de Hilst.
O evento terá um mês a mais de duração do que no ano passado. A que se deve o crescimento?
Vivemos um momento único entre Brasil e Portugal. Em seis anos que vivo aqui, nunca houve tanto interesse por Portugal. Os brasileiros redescobriram Portugal e sua cultura.
O país se tornou destino e muitas pessoas têm comprado imóveis lá. Além disso, Portugal se tornou terceiro principal destino do ensino superior de estudantes brasileiros, atrás só dos EUA e do Canadá.
Qual é o principal objetivo do evento?
Não é a apenas diplomacia entre os países. Somos uma chancela integrada na sociedade, por causa da língua e da familiaridade com ambiente externos.
Destaques
4/5
19h: Mesa sobre Agostinho da Silva no Consulado Geral de Portugal. Grátis
5/5
15h: Mesa sobre Hilda Hilst, homenageada da Flip, no Consulado Geral de Portugal. Grátis 21h: Apresentação de Gilberto GIl e Carminho na Sala São Paulo. R$ 200
16/6
20h45: Show de Miguel Araújo e Marcelo Jeneci na Sala São Paulo. Grátis
22/06
João Alexandrino e Jazz Sinfônica no Memorial da América Latina. Preço a definir
30/06 a 30/07
Exposição 'Design Especial dos Irmãos Campana' no Consulado Geral de Portugal. Grátis

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários