Drones resgatam ao menos 65 pessoas no último ano

DO TEXTO:

Novo relatório mostra que drones salvaram vidas nos cinco continentes

21 de maio de 2018 – Ao menos 65 pessoas foram resgatadas por drones no último ano, segundo um novo relatório divulgado pela DJI, líder mundial em drones para uso civil e tecnologia de geração de imagens aéreas. O relatório reúne registros obtidos a partir de agências de notícias e de segurança pública em todo o mundo e inclui 27 incidentes distintos em 5 continentes.

O relatório, intitulado “Mais vidas salvas: um ano de resgates feitos por drones em todo o mundo”, está disponível para download neste link. Ele destaca como o aprimoramento da tecnologia dos drones, a rápida adoção destes equipamentos por equipes de emergência e as regulamentações inteligentes da aviação uniram-se para aumentar a frequência de uso dos drones em missões cruciais de segurança pública.

Em conjunto com um relatório anterior, publicado no ano passado, até o momento a DJI contabilizou o uso de drones no resgate de ao menos 124 pessoas em todo o mundo. O novo relatório revelou drones que foram utilizados para lançar boias para banhistas em risco na Austrália e no Brasil, localizar vítimas inconscientes em condições climáticas abaixo de zero na Inglaterra e nos Estados Unidos e encontrar pessoas perdidas em campos, rios e montanhas.

O caso divulgado no Brasil foi o primeiro salvamento com utilização de drone no país. A ocorrência aconteceu em fevereiro deste ano na represa Guarapiranga, em São Paulo. O drone usado foi operado pela Guarda Civil Metropolitana em parceria com o Corpo de Bombeiros e lançou uma boia para que o banhista flutuasse até a chegada do barco. O resgate pode ser visto neste vídeo:




“Os drones oferecem às equipes de resgate um meio para encontrar pessoas perdidas, entregar suprimentos como água e coletes salva-vidas e reduzir o tempo de busca e resposta de horas para minutos”, explicou Brendan Schulman, vice-presidente de políticas e assuntos jurídicos da DJI. “Quando as leis e regulamentações permitem que os órgãos de segurança pública implementem facilmente o uso de drones, as equipes de resgate podem poupar tempo e dinheiro, proteger seu pessoal e, vale destacar, resgatar pessoas em perigo”, completa.

Em média, mais de uma pessoa por semana foi resgatada por um drone durante o último ano, inclusive ao menos 18 pessoas foram encontradas por câmeras com sensores térmicos, que podem visualizar o calor corporal no escuro ou sob vegetação densa.

Em um dos casos, a polícia de Lincolnshire, na Inglaterra, atendeu a um chamado de acidente automobilístico em uma estrada rural escura, em uma noite fria, e não obteve sucesso nas buscas pelo condutor. Um drone equipado com sensor térmico conseguiu localizar o motorista dentro de uma vala, longe do local do acidente, e registrar os momentos dramáticos que levaram os policiais até a vítima. Clique aqui para assistir a um vídeo deste resgate.

Sobre a DJI
A DJI, líder mundial em drones para uso civil e em tecnologia de imagens aéreas, foi fundada e é administrada por pessoas apaixonadas por helicópteros de controle remoto e especialistas em tecnologia de controle de voo e estabilização de câmera. A empresa se dedica a proporcionar uma maior acessibilidade, confiabilidade e facilidade para equipamentos e plataformas de fotografia e produção audiovisual aérea para criadores e inovadores ao redor do mundo. As operações mundiais da DJI atualmente incluem as Américas, Europa e Ásia, e seus produtos e soluções revolucionárias foram escolhidos por clientes em mais de 100 países para uso em produção cinematográfica, construção civil, inspeção, atendimento emergencial, agricultura, preservação e muitos outros setores.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários