Três equipes brasileiras disputam competição BAJA SAE Kansas nos EUA

DO TEXTO:
Baja Equipe EESC USP, campeã no Brasil, disputa competição mundial no Kansas (EUA)
Foto Daniel Deák

Com 100 equipes inscritas de seis países, a Competição Baja SAE Kansas será realizada de 17 a 20 de maio em Pittsburg, Kansas (EUA)

São Paulo – Estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP); da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se preparam para disputar a Baja SAE Kansas 2018, que será realizada de 17 a 20 de maio no Kansas Technology Center, em Pittsburg (Kansas-EUA).

Promovida pela SAE International, a competição conta com 100 equipes inscritas de seis países – Brasil, Canadá, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia e México. Os estudantes enfrentarão quatro dias de provas.

Baja UFMG, da Federal de Minas, vice-campeã nacional, compete nos Estados Unidos
Foto Daniel Deák

A classificação obtida na 24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS (22 a 25 de fevereiro último, em São José dos Campos-SP), de âmbito nacional, foi o que garantiu a vaga das equipes brasileiras na competição norte-americana. Na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas, a equipe EESC USP foi a campeã, seguida pela equipe mineira Baja UFMG e pela equipe potiguar, Car-Kará Baja SAE.

Carro da equipe Car-Kará, do Rio Grande do Norte, também estará no Kansas-Foto Daniel Deák

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

História – O projeto Baja SAE foi criado em 1976 na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde a primeira competição ocorreu. No Brasil foi lançado em 1994, ano em que a SAE BRASIL realizou a primeira prova em âmbito nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Dois anos depois, em 1996, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, até 2016, quando começou a ser realizada em São José dos Campos (SP). Desde 1997 a SAE BRASIL, por meio de suas Seções Regionais, realiza ainda etapas regionais do Baja, em vários Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários