SescTV estreia espetáculo de dança Quebrakovsky – The Nuts Talent Show

DO TEXTO:

Dança Contemporânea-Quebrakovsky 2-foto Alex Robeiro/Visor Mágico

Espetáculo inédito de dança Quebrakovsky – The Nuts Talent Show é exibido no SescTV

Apresentada em duas partes, a montagem do Balé da Cidade de São Paulo integra a temporada 2018 da série Dança Contemporânea 

O SescTV estreia, no dia 6 de abril, às 21h, o espetáculo Quebrakovsky – The Nuts Talent Show - Partes 1 e 2, interpretado pelo Balé da Cidade de São Paulo e coreografado por Alex Soares. A dança faz uma releitura do balé O Quebra-Nozes, composto pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, em 1892. A história original é baseada no conto O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, do escritor Ernst Theodor Hoffmann. Com direção geral de Antônio Carlos Rebesco, a apresentação dá continuidade à nova temporada da série Dança Contemporânea, lançada no mês de março (assista também em sesctv.org.br/aovivo).

A montagem transita entre as linguagens da dança, música e cinema, como explica Alex em Quebrakovsky - The Nuts Talent Show - Parte 1. “Eu sempre me interessei por espetáculos com vídeos e projeções. Estudei cinema e meu foco sempre foi fundir essa arte à dança”. Segundo ele, a escolha da coreografia foi influenciada pela qualidade musical e popularidade da trilha sonora de O Quebra-Nozes. A atração interpretada pelo Balé da Cidade de São Paulo narra a jornada de Clara, uma garota habituada a relacionamentos virtuais e dependente de inovações tecnológicas, mas que no decorrer da história vai aprendendo novas formas de se relacionar.

Em Quebrakovsky - The Nuts Talent Show - Parte 2, Alex comenta que o espetáculo é resultado de uma pesquisa feita por ele, sobre o universo que rondava a estreia da obra original O Quebra-Nozes, em 1892. Na versão contemporânea, Tchaikovsky é o boneco Quebra-Nozes, personagem que interage com a obra e expõe seus pontos de vista. “Faço uma crítica ao entendimento da franquia que se tornou o espetáculo, visto todo final de ano no mundo inteiro”, explica Alex. Na produção, a ordem das peças elaboradas possibilita o desenvolvimento de uma dramaturgia peculiar à história. Nela, os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo desenvolvem um trabalho teatral raramente feito pela companhia.

Gravada no Theatro Municipal de São Paulo, em novembro de 2016, a montagem conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal.

Quebrakovsky – The Nuts Talent Show, Partes 1 e 2, integra a nova temporada da série Dança Contemporânea, exibida as sextas-feiras, às 21h, pelo SescTV. As novas produções têm curadoria de Nirvana Marinho, doutora e teórica de dança, e Cláudia Garcia, coordenadora de programação do Sesc São Paulo. Os 13 novos programas seguem o mesmo pressuposto dos anteriores: estimular a reflexão sobre os rumos estéticos e conceituais da dança contemporânea na televisão. Além disso, revelam curiosidades a respeito das técnicas aplicadas na elaboração de um espetáculo de dança.

Os próximos episódios a serem exibidos na série Dança Contemporânea trazem coreografias como: Eu Por Detrás de Mim, de Ana Bottosso, com a Companhia de Danças de Diadema; Os Corvos, com coreografia, direção e interpretação de Luis Ferron e Luis Arrieta; Guarde-me, dirigida e coreografada por Márcia Milhazes, com Márcia Milhazes; Memória e Preludiando, duas coreografias encenadas pelo Ballet Stagium: e  Obrigado por Vir, com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazetta,  com a   Key Zetta & Cia.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Dança Contemporânea - novos episódios
Quebrakovsky – The Nuts Talent Show - Partes 1 e 2 - Balé da Cidade de São Paulo
Estreia: 6/4, sexta, às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Reapresentações da Parte 1: 7/4, sábado, às 2h e às 8h; 8/4, domingo, às 15h; 11/4, quarta-feira, às 9h; e 12/4, quinta-feira, às 11h.
Reapresentações da Parte 2: 8/4, domingo, às 2h e às 8h;9/4, segunda-feira, às 23h; 13/4, sexta-feira, às 11h; e 12/4, quinta-feira, às 9h.
Direção geral: Antônio Carlos Rebesco
Episódios: 13
Duração: 52 minutos
Produção: Pipoca Cine Vídeo
Realização: SescTV

Outros episódios:

Protocolo Elefante – Grupo Cena 11 Cia. de Dança

O espetáculo, dirigido e criado por Alejandro Ahmed e encenado pelo grupo da cidade de Florianópolis – SC, estuda o deslocamento como forma de autoconhecimento. A performance se inspira no fato do elefante se afastar do bando quando sente que a sua morte está próxima.
Dia: 13/4, sexta, às 21h
Classificação indicativa: 14 anos

Trança – Cia. Thiago Granato

Segundo solo de uma trilogia criada por Thiago Granato, posterior ao “Treasured in the dark”, a coreografia pesquisa questões mais conceituais sobre o corpo e a dança, como história, herança, autoria e tradução, revelando como a dança contemporânea tem lidado com contaminações, gerações e movimentos que a define. Ganhador do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, Trança cria um diálogo e experimenta a dança de coreógrafos de diferentes gerações. Gravado no Sesc Pompeia, na capital paulista, em novembro de 2016.
Estreia:  20/4, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: Livre

Eu Por Detrás de Mim - Companhia de Danças de Diadema

A coreografia de Ana Bottosso celebra a maturidade da coreógrafa com referências de criação de forte impacto: as obras do artista dinamarquês Olafur Eliasson, da sua exposição Seu Corpo da Obra” exibida na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, e o conto O espelho, de Guimarães Rosa. Gravado no Sesc Santo Amaro, em janeiro de 2017. O espetáculo Eu Por Detrás de Mim ganhou o Prêmio APCA 2017 na categoria Coreografia/Criação e também o Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2018, na categoria Melhor Criação Coreografia.
Estreia:  27/4, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: Livre

Outros episódios:

Notas Dançadas

No mesmo episódio serão exibidos dois espetáculos: Solo para uma Dança e um Violão, na qual os movimentos da coreografa Dudude Herrmann conversa com a música criada e tocada pelo violonista Renato Motha; e 6 Instantes de Solidão, que mostra coreografia de Rodrigo Pederneiras (do Grupo Corpo), com interpretação da bailarina Jacqueline Gimenes e participação de Adriana Holtz no violoncelo. As atrações integraram o projeto Notas Dançadas, realizado no Sesc Consolação, em São Paulo, em fevereiro de 2017, que reuniu espetáculos que criam diálogos entre a dança e a música.

Obrigado por Vir - Key Zetta & Cia

Com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazetta, a coreografia é um agradecimento e também um questionamento sobre qual tipo de gratidão seria mais justa na atualidade. A obra foi criada pela primeira vez em 2005 e remontada em 2012. Encenado por 12 bailarinos e os dois coreógrafos, o espetáculo foi gravado na Galeria Olido, na capital paulista, em 2017.

Amanhã É outro Dia – Angel Vianna

Com seus 88 anos de vida, a coreógrafa, bailarina e pesquisadora mineira Angel interpreta dança autoral, que confronta as cinco décadas que ela está morando no Rio de Janeiro, com a história da cidade e da dança no país. O espetáculo foi gravado em 2017, no Sesc Consolação, na capital de São Paulo, com direção e dramaturgia de Norberto Presta.

Os Corvos – Luis Ferron e Luis Arrieta

Com coreografia, direção e interpretação de Luis Ferron e Luis Arrieta, o espetáculo se refere aos animais da morte e também ao ciclo da vida. Trata-se de uma celebração dos caminhos traçados, das lembranças e origens de cada um. A dança foi gravada no Sesc Pompeia, na capital paulista, em 2017.

Guarde-me – Márcia Milhazes

Dirigido, coreografado e encenado por Márcia Milhazes, o espetáculo integra uma trilogia inspirada em cartas de amor, de amigos, anônimas ou não, com interpretação dos bailarinos Ana Amélia Vianna e Domênico Salvatore. A atração foi gravada no Sesc Bom Retiro, na capital de São Paulo, em 2017.

Memória e Preludiando - Ballet Stagium

Neste episódio o Ballet Stagium encena duas coreografias de Márika Gidali e Décio Otero, em comemoração aos 46 anos do grupo.  Memória resgata algumas propostas da companhia desde sua fundação em 1971, como Jerusalém, de 1974, Kuarup ou a Questão do Índio, de 1977, e Adoniran, de 2010; e Preludiando é uma tomada de posição quando a sobrevivência da dança do grupo é ameaçada, destacando a forma como os bailarinos lutam pela sobrevivência sem excluir os seus valores. Gravado no Teatro Sérgio Cardoso, na cidade de São Paulo, em 2016  
        
Kodak – Neto Machado

Espetáculo solo com coreografia e interpretação de Neto Machado, que, a partir de memórias de sua infância e adolescência, recria o universo de ninjas, mangás e monstros aliando frames e dança. A atração foi gravada no Sesc Pompeia, na capital paulista, em 2017.

Alavancas e Dobradiças – Grupo de Dança Célia Gouveia

Dirigida e interpretada por Célia Gouvêa, a coreografia traz relatos pessoais cênicos da coreógrafa, que se apoia em suas memórias, experiências na dança e contato com pessoas que se tornaram importantes em sua vida, para revelar a sua história e, ao mesmo tempo, lançar reflexões sobre a dança. O espetáculo foi criado em 2014 e gravado no Sesc Santo Amaro em outubro de 2017.

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

Dança Contemporânea: Temporada 2017/2018

Dança Contemporânea - Quebrakovsky – The Nuts Talent Show - Partes 1 e 2

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários