Portugal reforma conventos e quarteis para promover o turismo

DO TEXTO:
Portugal reforma conventos e quarteis para promover o turismo

AFP

A cidade amuralhada de Elvas, que domina as planícies portuguesas do Alentejo, perto da Espanha, fica fora dos circuitos turísticos, por isso um grupo privado quer transformar um antigo tribunal militar em um moderno hotel de luxo.

No coração desta cidadela com forma de estrela, declarada Patrimônio Mundial da Unesco, dezenas de operários se dedicam a renovar uma imponente construção do século XVII.

O edifício foi um convento e um tribunal militar antes de acabar em ruínas. Até o ano que vem, recuperará seu aspecto original e acolherá um hotel de luxo com 80 quartos.

"Estamos convencidos de que com um hotel de qualidade conseguiremos fazer com que os turistas parem em Elvas", afirma Jorge Rebelo de Almeida, presidente do segundo grupo hoteleiro português, Vila Galé, que obteve a licitação de renovação e exploração.

Em Portugal, o turismo é o principal motor econômico. O país aposta na cessão do patrimônio histórico a grupos privados para diversificar a oferta e atrair visitantes.

O governo socialista incluiu Elvas no programa "Revive", que confiará a gestão de 33 lugares excepcionais a grupos privados por até 50 anos. Muitos deles serão transformados em hotéis.

O convento de Santa Clara no norte, o quartel de Graça em Lisboa e o forte de São Roque no sul são alguns dos lugares que serão renovados.

Oferta diversificada 

"Estou convencido de que o futuro do turismo passará por hotéis que propõem uma oferta diversificada", afirma o diretor da Vila Galé, cujo volume de negócio aumentou 13% em 2017, até 173 milhões de euros.

Cada vez mais turistas escolhem Portugal como destino de férias, principalmente na primavera e outono. São sobretudo britânicos, mas também alemães, espanhóis, franceses e americanos.

Têm preferência por Lisboa, com seus monumentos que testemunharam as epopeias de grandes descobertas, e pelos vinhedos da região de Porto, no norte, declarado Patrimônio Mundial, assim como pelas praias de Algarve, no sul, com suas falésias esculpidas pela erosão.

"Queremos sair destes destinos tradicionais" e "estender a atividade turística ao longo do ano", declarou à AFP Ana Mendes Godinho, secretária de Estado de Turismo.

O objetivo: capitalizar o turismo. Este setor, que representa 12,5% do PIB, se tornou o principal gerador de empregos em um país que está saindo da crise econômica após um plano de resgate da União Europeia.

Com mais de 20 milhões de visitantes em 2017, 57,5 milhões de noites de hotel e rendimentos em alta para mais de 14 bilhões de euros, o turismo permitiu a criação de cerca de 53.000 novos empregos no ano passado em Portugal.

Um ano recorde

Estes excelentes resultados mostram que "o setor do turismo ainda pode crescer muito em Portugal", afirma a secretária de Estado portuguesa.

Os profissionais do setor são otimistas para 2018

"Com as reservas que já temos, prevemos que este ano será melhor que 2017", estimou Raul Martins, presidente da Associação Hoteleira de Portugal (AHP), que reúne mais de 60% dos estabelecimentos.

Pestana, O principal grupo hoteleiro português, compartilha este otimismo. "Portugal vive um momento de euforia", afirma José Roquette, diretor de desenvolvimento do grupo, que explora as Pousadas de Portugal, uma rede de monumentos históricos transformados em hotéis.

Na metade do caminho entre Lisboa e Porto, na cidade medieval de Óbidos, Pestana ampliará, neste ano, seu hotel situado no castelo para dobrar sua capacidade, de 19 para 47 quartos, atendendo à demanda.

Nuno Godinho, que gestiona o hotel mais antigo do grupo, está satisfeito. Rodeada por muralhas com ameias, "Óbidos é conhecida agora como o pequeno canto medieval de Portugal".

AFP



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários