Nota de pesar - CIDAH VIANA uma estrela no céu

DO TEXTO:

É com uma tristeza infinita no coração que comunicamos a triste notícia do falecimento da nossa querida amiga Maria Aparecida Viegas Viana, mais conhecida pelo nome artístico de Cidah Viana, nascida em Pará de Minas, a 26-04-1958 e com última residência em Divinópolis. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais, como é o caso da nossa querida amiga, membro da Confraria Cultural Brasil-Portugal e Académica Honorária da Academia Divinopolitana de Letras, atriz de teatro e fundadora dos Doutores Palhaços, em Divinóplis e várias cidades Mineiras. Era fã incondicional do artista Roberto Carlos, que precisamente esta semana lhe telefonou, cantando juntos.

As pessoas são insubstituíveis na sua existência, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre. Sem a nossa amiga, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor.

Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade.

Ficam as memórias e a certeza que jamais esqueceremos quem agora partiu tão de repente!

À família enlutada deixamos os nossos sentimentos e o desejo que encontrem paz e alívio para esta grande dor. Esta é uma grande e irreparável perda, pois o mundo perdeu uma excelente pessoa e uma grande artista.

Paz à sua alma!

------------------------

BIOGRAFIA DE CIDAH VIANA

Maria Aparecida Viegas Viana, de nome artístico Cidah Viana, nasceu em Pará de Minas, no dia 26 de abril de 1958, filha de Job Viegas Viana e Onésima Flauzina Viana. É pedagoga, pós-graduada em Artes e tem registro profissional no Ministério do Trabalho e Empregos nº 5489 e SATED/MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais) nº 3894, como ARTISTA/atriz, diretora de teatro, figurinista, cenógrafa e PALHAÇO, e nº 6767, no MTE, como TÉCNICA EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES/diretora de produção.
É Delegada do SATED do Centro-Oeste de Minas; Diretora do Departamento Jurídico e Fiscalização do Exercício Profissional do SATED/MG.

Fez diversos cursos na área das Artes Cênicas, dentre eles, o Curso Livre de Teatro no NEAC (Núcleo de Estudos de Artes Cênicas) com Markus Marques; Reciclagem para Atores com Cláudio Ramos, Curso de Palhaço no Marcos Frota Circo Show, Preparação Vocal com Babaya e 80h/aula de dramaturgia com Fernanda Montenegro.
Já atuou em 82 peças teatrais e dirigiu outras 43, muitas delas com textos de sua autoria, tendo inclusive recebido Diploma de Honra ao Mérito em 2009 e Placa de Homenagem em 2011 da Academia Divinopolitana de Letras.

Foi diplomada Membro Honorária da Academia Divinopolitana de Letras em 15 de outubro de 2012.
Recebeu, em 12 de março de 2015, o Troféu ORFEU 2015 - O "Oscar" das artes da Academia Divinopolitana de Letras; Membro da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Eleita Rainha dos Artistas de Minas Gerais/2015 em 6 de fevereiro do mesmo ano.

Atua no elenco de dois espetáculos em BH, "Velório à Brasileira" de Aziz Bajur, com direção de Pádua Teixeira e "Divas no Divã" de Cris Linnares, com direção de Luiz Henrique Moura Carvalho.

Indicada aos prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante USIMINAS/SINPARC 2010 e Melhor Atriz SESC/SATED/2011 com o espetáculo "Velório à Brasileira".

Fundou em 12 de outubro de 1999, os Doutores Palhaços de Divinópolis, que hoje conta com mais onze afilhados: Doutores Palhaços de Nova Serrana, Doutores Palhaços de Itaúna, Doutores Palhaços de Lagoa da Prata, Doutores Palhaços de Formiga, Doutores Palhaços de Pitangui, Doutores Palhaços de Belo Horizonte, Doutores Palhaços de Bambuí, Doutores Palhaços de Itapecerica, Doutores Palhaços de Pará de Minas, Doutores Palhaços de Carmo do Cajuru e Doutores Palhaços de Cláudio. E em preparação os Doutores Palhaços de Oliveira.

AUTORA/DIRETORA DE ALGUMAS PEÇAS TEATRAIS INCLUINDO TEXTOS DE ESCRITORES DIVINOPOLITANOS, SENDO VÁRIOS DA ADL:

2009 - O Julgamento da Cigarra – Do livro homônimo de Augusto Fidélis, com o Grupo Pé no Chão.
2009 - A Praça da Dona Doida - Incluindo O Manué se vingô de Jadir Vilala de Souza.
2010 - Mosteiro Poético - Esta obra
2011 - Bodas de Ouro - Com crônicas e poesias de todos os imortais membros da ADL em comemoração aos 50 anos da Academia Divinopolitana de Letras.
2011 - Pescadores de Estrelas - Homenagem à Maria Aparecida Camargos Freitas, inspirada em seu livro homônimo, contendo também poesias de vários autores divinopolitanos.
2011 - Palha Assada - Com os Doutores Palhaços.
2012 - Candidés, quem é você?, texto de Mercemiro Oliveira Silva, produção e direção de Cidah Viana. Centenário de Divinópolis/MG.
2012 - Trilhos e Trilhas - Homenagem ao Centenário de Divinópolis/MG.
2013 - Minha sogra é 10 - No Festival Canto a Canto. Várias Poesias de autores divinopolitanos.
2013 - Edson, o Pardal de Deus - Homenagem a Edson Gonçalves Ferreira.
2014 - Um Negócio na Europa - Homenagem à Marlene Gandra e Lindolfo Fagundes. Contendo também poesias de diversos autores.
2015 - O Julgamento da Cigarra – Remontagem com o Grupo Doutores Palhaços, do livro homônimo de Augusto Fidélis.
2016 - Praça da Estação - Homenagem à Maria de Fátima Batista Quadros e João Carlos Ramos.

QUATRO "ENCONTROS COM POETAS", com apresentações das peças teatrais inspiradas nos livros:

1º ENCONTRO 25/11/14 - "CINCO DA TARDE" de Marlene Gandra.
2º ENCONTRO 24/3/15 - "ASAS DA IMAGINAÇÃO" de Antônio Lourenço Xavier.
3º ENCONTRO 29/12/15 - "EFLÚVIO POÉTICO" de Maria de Fátima Batista Quadros.
4º ENCONTRO 5/7/16 - "UMA NOITE SEM ELA" de João Carlos Ramos

POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Partiu para o céu uma grande e querida amiga, a nossa Cidah Viana que além de ser uma Robertodependente, era uma pessoa maravilhosa, que tive a alegria e o imenso prazer de conhecer pessoalmente.
    Nossa inesquecível Cidah ficará para sempre em nossos corações.

    ResponderEliminar